historia do ensino da arte

  • O barroco no Brasil

    O barroco no Brasil
    passou por um processo de transfiguração cultural, oferecendo leitura
    ativa do Novo Mundo e dos destinos do homem. Foi instrumento de doutrina e recomposição:
    o Paraíso revisitado, as visões renovadoras do Éden, o Evangelho repaginado diante de um
    mundo a ser desvendado – reescrito. O português precisou equacionar a visão edênica que aqui
    encontrava e a prática catequético-colonizadora urgente, gerando assim: reescrituras. A fantasia do Novo Mundo atrelava-se ao “realismo lusitano”
  • aula de modelo vivo

    aula de modelo vivo
    A academia imperial das belas artes, enfatizaria esta atitude, ensinando o aluno a trabalhar com o corpo humano, de acordo com o sistema de aperfeiçoamento matemático, durante as aulas publicas de geometria.
  • O teatro português medieval

    O teatro português medieval
    Gil Vicente como seu maior representante. José de Anchieta foi o continuador desse processo na colônia luso-brasileira. Na perspectiva da microhistória, ele foi um dos fundadores, no campo das artes, da literatura e cultura brasileira. Nesse
    sentido, o caso do jesuíta-dramaturgo presta-se inteiramente à discussão de uma microhistória
    do teatro nacional.