Historia do Brasil

  • Getulio Vargas comete suicidio

    Café Filho e imediatamente empossado como Presidente da Republica. Café filho mantém o calendário eleitoral,
  • PSD anuncia a cadidatura de Juscelino Kubitschek

  • Period: to

    Intervencao Militar ate posse de J.K

    Discurso de Jurandir Bizarria pronuncia durante o enterro do General Carobert Pereira da Costa, de que é necessária a intervenção militar para impedir que candidatos (JK) eleitos por minoria assumissem. Henrique Teixeira Lott, estando presente, não aceitou isso. No dia 11 de novembro, decidiu agir. Liderou doze generais com 25 mil soldados, tomando Rio de Janeiro. Nereu Ramos tornou-se presidente e decretou estado de sitio ate 31 de janeiro de 1956, posse de J.K
  • Caracteristicas do gov. de J.K

    Programa de metas
    -Energia, Transportes, alimentação, educação e indústrias de base.
    -Criou a administração paralela, estratagema viabilizando recursos e se livrando da burocracia, concretizando seus projetos.
    -Sancionada a construção de Brasília
  • Period: to

    Mandato de Jânio Quadros

    -periodo conturbado
    -Renunciou achando que o povo o aclamaria novamente, e sua renuncia foi aceita imediatamente.
    -visto como comunista por ter condecorado Che Guevara
  • Period: to

    Mandato de Joao Goulart

    -visto desde o comeco com raizes comunistas, estando na china quando janio renunciou.
    - Criou o plano Trienal, incluindo uma série de reformas institucionais visando atuar sobre os problemas estruturais do país.
    -Foi convidado de honra a uma festa promovida pela Associação dos Sargentos e Suboficiais da Polícia Militar, e na madrugada do dia 31 de marco a mobilizacao das forcas armadas comeca,juntamente com o golpe de estado, depondo Jango.
  • AI-1

    O Ato Institucional Número Um ou AI-1, ou somente Ato Institucional, seu nome original sem numeração por supor-se que se trataria do único, foi baixado em 9 de abril de 1964, pela junta militar composta pelos militares: general do exército Artur da Costa e Silva, tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e vice-almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, que subscreveram o ato.
  • AI-2

    O Ato Institucional Número Dois, ou AI-2, foi baixado em 27 de outubro de 1965 como resposta aos resultados das eleições que ocorreram no início deste mês.
  • AI-5

    Mas o decreto também vinha na esteira de ações e declarações pelas quais a classe política fortaleceu a chamada linha dura do regime militar. O Ato Institucional Número Cinco, ou AI-5, foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira consequência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.