História do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Brasil Pré- Colonial

    Brasil Pré- Colonial
  • Period: Apr 22, 1500 to Jun 16, 1530

    Brasil Pré- Colonial

    No Brasil Pré- Colonial houve a extração do pau-brasil, com isso os portugueses precisavam da ajuda dos nativos. Assim se inicia o escambo, que é a troca de materiais que chamavam a atenção dos indígenas por trabalho.
  • Jan 22, 1530

    Brasil Colônia

    Brasil Colônia
  • Period: Jan 24, 1530 to

    Brasil Colônia

    Durante o Brasil Colonial, o pau- brasil não era mais extraido em grande quantidade como no Brasil pré- colonial. Assim, decidiram iniciar o plantio de de cana- de- açúcar que era bem aceito nos países da Europa. Poderiam lucrar com a exportação de Cana e ao mesmo tempo poderiam povoar o país. Os indígenas não queriam masi trabalhar por troca de objetos dos portugueses. Então iniciaram o trafego negreiro que dava muito dinheiro na época.
  • Jan 24, 1540

    Corrida do ouro

    Corrida do ouro
    A corrida do ouro ocorreu quando o rei de Portugal descobriu que em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, havia grandes quantidades de ouro. Assim ocorreu uma "corrida"de pessoas que queriam extraír o ouro para se tornarem ricas da noite para o dia
  • Vinda da Família Real

    Vinda da Família Real
    A Família Real portuguesa veio para o Brasil devido ao ataque que a França estava fazendo contra Portugal. A França queria que Portugal bloqueace o comércio com a Inglaterra. O Rei de Portugal se recusou a participar do bloqueio continental e assim França ameaçava invadir Portugal. Dessa forma, a o Rei e toda a sua corte veio para a sua colônia, com apoio da Inglaterra para auxiliar na segurança, como forma de fuga dos Franceses
  • Primeiro Reinado

    Primeiro Reinado
  • Brasil Império

    Brasil Império
  • Period: to

    Brasil Império

    No dia 7 de setembro de 1822 ocorre a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Cria-se a Assembléia Geral Constituente e Legislativa pelo D. Pedro I. Ocorrem, nesse período várias revoltas populares como a Cabanagem, Sabinada, Balaiada.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Foi o reinado de D. Pedro I. Ele abdica o trono e volta para Portugal. Ele abdica e deixa o seu filho, que na época era só uma criança e volta para Portugal.
  • Periodo regencial

    Periodo regencial
  • Period: to

    Período Regecial

    Foi um período que o Brasil foi governado por um Príncipe Regente até que o filho de D. Pedro I, D, Pedro II tivesse idade suficiente para reinar.
  • segundo reinado

    segundo reinado
  • Period: to

    Segundo Reinado

    Foi o período em que o Brasil foi governado pelo D. Pedro II, que na época só havia 14 anos. Esse fato levou o nome de golpe da Maioridade. O café passa a ser a principal forma de comércio no país. Diminui-se o número de escravos no Brasil com a criação de leis que proibiam a escravidão e o tráfego negreiro. Nessa época também houve um auto número de imigrantes de várias partes do mundo
  • Guerra do Paraguai

    Guerra do Paraguai
    A intenção era aumentar o território paraguaio e obter uma saida para o Oceano Atlântico. O Paraguai ameassava invadir o território brasileiro, então surgiu-se a tríplece aliança, que foi um acordo entra o Brasil, Argentina e Uruguai que fazia com que os três países lutassem juntos para deter o Paraguai.
  • República Velha

    República Velha
    O voto não era secreto, assim havia muitas fraudes. A política dos governadores era a troca de favores entre o coronel, que era o fazendeiro mais rico de uma região com os governadores. O coronel escolhia em quem as pessoas deviam votar e se houvesse alguma pessoa eleita que não servia para o presidente ele era eliminado. A população era obrigada a votar em quem o coronel mandava.
  • Period: to

    República Velha

    A monarquia foi derrubada em 15 de novembro de 1889. Marechal Deodoro da Fonseca assume a presidencia, tornando-se o primeiro presidente do Brasil. Em 1891 Marechal Deodoro renuncia e assim outro militar assume a presidencia, o Floriano Peixoto. Todos os homens possuiam o direito de votar,desde que nao fossem analfabetos. A política do Café- com- Leite revezava quem ficava no poder por quatro anos, sendo somente os homens da elite que moracem em São Paulo ou em Minas Gerais.
  • Revoltas: Canudos e Vacina

    Revoltas: Canudos e Vacina
    Antônio Conselheiro foi um beato que conseguiu muitos seguidores e formaram uma comunidade em Canudos. Assim a Igreja e o Estado eram contra porque o grupo era independente. Com isso, o governo mandou tropas para invadir Canudos e tentar derrubar a cidade. Conseguiram na quarta tentativa. A Revolta da Vacina foi uma rebelião do povo contra a vacina por falta de informação sobre o que a vacina era.
  • Cangaço

    Cangaço
    Os cangaceiros eram nômades malfeitores que saqueavam as cidades. Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, era conhecido como "o Rei do Cangaço" por ter sido o lider do principal grupo de cangaçeiros.
  • Movimento operario

    Movimento operario
    A indústria estava se desenvolvendo no Brasil. A indústria na Europa já estava mais desenvolvida e com a vinda de imigrantes, ideias mais avançadas de trabalho vieram junto, influenciando o mode de pensar do operário brasileiro. Assim surgiram os primeiros sindicatos e reivindicações por melhores condições de trabalho.
  • Política Trabalhista

    A cidade de São Paulo atraía pessoas de todo o mundo para trabalhar e trazer novas tecnologias. Essas pessoas faziam vária greves para terem os seus direitos. Esses exigiam salário mínimo, jornada diária de no máximo oito horas, proibição do trabalho de menores de 14 anos, férias anuais remuneradas e indenização por demissão sem justa causa. Os objetivos da política era conquistar a simpatia dos trabalhadores e exercer domínio sobre eles, controlando seus sindicatos
  • Period: to

    Governo Provisório

    Ao ocupar a presidência, Vargas tomou várias medidas para garantir o controle político. Dentre elas estavam a asuspensão da Constituição de 1891, o fechamento dos órgãos legislativos, a indicação de militares ligados ao tenentismo para comandar os governos estaduais e a dstribuição dos presidentes de estado.
  • Period: to

    Movimento Constitucionalista

    O PRP se dividiu e assim surgiu o PD que era a favor do Governo Vargas. Os dois grupos descontentes com a nomeação do intervetor João Alberto Lins e Barrospara governar São Paulo. Essa insatisfação era por João Alberto ter ligação com o tenentismo e por ser contra as propostas desses dois partidos. Eles queriam um intervertor que tivesse ligação com a política do estado. Para deixar a oposição ainda mais brava, quatro esrudantes morreram em um confronto com a polícia, numa manifestação pública.
  • Period: to

    Governo Constitucional

    Durante o Governo Constitucional as mulheres conquistaram o governo de votar, mas os mendigos e os militares de baixa renda nao conquistaram os seus direitos
  • Period: to

    Estado Novo

    Vargas era um ditador e assim fechou o Congresso. O Brasil fez um acordo com os Estados Unidos para receber dinheiro e assim em troca iriam para a guerra. Durante esse periodo ocorreu a ditadura. Ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil tava como aliado dos Estados Unidos só que ao mesmo tempo que Vargas defendia as idéias nazifacistas e instalou um aditadura no Brasil, ele lutava em nome da democracia e da liberdade na guerra. Isso era extremamente contraditório com o seu governo.
  • Period: to

    Sicídio de Vargas

    Abandonado pelos militares, pelos burocratas do governo, pelos políticos e até por seu vice-presidente, Café Filho, o presidente Getúlio Vargas só tinha uma saída, renunciar. Os adversários já comemoravam a vitória política, mas Vargas, sem quererrenunciar, acabou comentendo suicídio durante a madrugada com um tiro no peito. Fazendo com que o seu vice, Café Filho, assumisse.
  • Period: to

    "golpe preventivo"de general Lott;

    O golpe garantia que o presidente eleito pela maioria dos votos assumisse o governo mesmo sem os 50%. Lott pressionou os Café Filho para que sedesse com o pedido de Lott. Em 1956, Jucelino assime o poder.
  • Period: to

    mandato de JK e características de seu governo

    Plano de Metas - 50 anos em 5 de desenvolvimento.Investimento na infra-estrutura, abertura ao capital estrangeiro, investimento em indústrias, principalmente nas automobilísticas.Fazer com que o país se desenvolvesse econômicamente.
  • Period: to

    Construção de Brasília

    A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país, onde foi construída Brasília. A cidade ligaria rodovias para todas as partes do Brasil. Durante a construção houve muita corrupção, roubo do dinheiro público. Os moradores do Rio estavam indignados com a decisão de JK. A nova capital faria o país crescer muito econômicamente.
  • Period: to

    Governo e Mandato de Jânio Quadros

    Foium governo muito rapido, durando apenas 7 meses e encerrou com a renuncia. Participou de uma política econômica e uma política externa que desagradou os políticos que o apoiavam. Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira devido a dívida externa. O governo incentivou a exportação. O Brasil se aproximou dos países socialistas
  • Jânio Quadros

    Jânio Quadros
  • Period: to

    Governo e Mandato de João Goulart

    Jango era o vice de Jânio. Quando Jânio renunciou, Jango assumiu. Adotou uma política econômica conservadora. Procurou diminuir a participação de empresas estrangeiras em setores estratégicos da economia. Instituiu um limite para a remessa de lucros das empresas internacionais. A população o acusava por ser comunista. A partir dai a populaçao ficou contra Jango.
  • Governo e Mandato de João Goulart

    Governo e Mandato de João Goulart
  • Golpe Militar de 1964

    Golpe Militar de 1964
    O Golpe Militar aconteceu para garantir a democracia no Brasil e evitar o comunismo. Jango era uma ameaça para o Brasil devido a amizade com países comunistas. Assim, com a pressão dos militares contra a isso, fez com que Jango se refugiasse no Uruguai, ocorrendo então que os militares assumissem o governo.
  • AI-1

    AI-1
    O AI-1 determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional. Além disso, convocou eleições indiretas para presidente e a extensão do mesmo cargo até o ano de 1966.
  • AI-2

    AI-2
    O AI-2 veio composto por trinta e três artigos que estipularam o uso definitivo das eleições indiretas para presidente, a dissolução de todos os partidos que atuavam na época e a ampliação do número de ministros do Superior Tribunal Federal.
  • Constituição de 1967

    Constituição de 1967
    Teve como características: a impregnação pela ideologia da "segurança nacional" em diversos aspectos tais com: Criação do Conselho de Segurança Nacional, possibilidade de civis serem julgados pela justiça militar em casos de crimes contra a segurança nacional; centralização dos poderes políticos na União, nas mãos do Presidente da República; redução dos de direitos individuais, admitindo-se a possibilidade de suspensão desses no caso de abuso.
  • AI-5

    AI-5
    O novo decreto permitia ao presidente estabelecer o recesso indeterminado do Congresso Nacional e de qualquer outro órgão legislativo em esfera estadual e municipal, cassar mandatos e suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos. Além disso, poderia ser realizado o confisco dos bens daqueles que fossem incriminados por corrupção.
  • Milágre Econômico

    Milágre Econômico
    O crescimento da economia brasileira diminuiu. Houve a crise do petróleo, que criou muitas divida para o Brasil. O Brasil passou a importar bastante petróleo o que agravou as d;ivida. As d;ividas externas também eram um problema, já que o país importava muito mais do que exportava e assim o preço da exportação não cobria o de importação.
  • Period: to

    Governo Geisel

  • Pacote de Abril

    Pacote de Abril
    O Pacote de Abril alterava o mandato presidencial de cinco para seis anos e o projeto para votação de emendas constitucionais: ao invés de depender de 2/3 da bancada, para uma emenda ser aprovada bastava que uma maioria simples votasse ou não a favor de um projeto. Também tinha o voto indireto, na qual a população não participava.
  • Fim do AI-5

    Fim do AI-5