Brazilz

História do Brasil

  • Period: to

    Período de Redemocratização

    O período de redemocratização foi o processo que levava o governo Brasileiro de volta a democracia. Tendo seu começo em Março de 1979, com a eleição de João Baptista Figueiredo, e terminando em Março de 1985, com a eleição de Tancredo Neves; o período foi fortemente caracterizado pela anisitia e repressão militar.
  • Period: to

    Campanha Das Diretas Já

    A campanha das Diretas Já foram manifestações públicas que propunham as eleições diertas para presidentes. A partir destas manifestações foi proposta uma emenda por Dante de Oliveira que procurava por tal eleições em vigor. Por mais que a emenda tenha sido rejeitada, as manifestações demonstratam ao governo e à sociedade que a população estava muito disatisfeita como governo.
  • Eleições Indiretas de Tancredo Neves

    Eleições Indiretas de Tancredo Neves
    Após a emenda ser rejeitada, Tancredo Neves decide tentar se eleger indiretamente e acaba vitorioso. Dia 15 de Janeiro de 1985 marca o final do regime militar e a volta do Brasil como uma democracia.
  • Morte de Tancredo Neves

    Morte de Tancredo Neves
    Na véspera de tomar a posse do Brasil, Tancredo Neves foi levado ao hospital em estado grave e seu vice-presidente teve de assumir. Tancredo Neves morreu antes de assumir o cargo para qual foi eleito.
  • Period: to

    Governo de José Sarney

    Após a morte de Tacredo Neves em Abril de 1985, Sarney, seu vice, teve de assumir o cargo. Sua presidência foi altamente definida pela alta inflação o que tornou a liderança do país muito difícil. Porém, foi eu seu governo onde foi escrita a a Constituição Cidadã. Um total de 5 planos econômicos foram postos em vigor com o principal objetivo de minimizar a inflação. Porém, foram todos fracassos e o governo ficou fortemenete marcado pela inflação alta e divida externa elevada.
  • Eleição de Fernando Collor de Mello

    Eleição de Fernando Collor de Mello
    Nas eleições de 1990, Collor ganhou de Luíz Inácio Lula da Silva sendo eleito por 20 estados. Seu partido político foi o PRN (Partido da Reconstrução Nacional) e ganhou de Lula com 49% dos votos.