HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

By Flávio
  • 500 BCE

    EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

    A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
  • 1200

    EDUCAÇÃO MEDIEVAL

    "O processo de educação na Idade Média era responsabilidade da Igreja. Existiam nesse período medieval escolas que funcionavam anexas às catedrais ou a escolas monásticas que funcionavam nos mosteiros, nesse contexto, a Igreja assumiu a tarefa de disseminar a educação e a cultura no medievo e o seu papel foi preponderante para o nosso legado educacional contemporâneo."
  • EDUCAÇÃO NA IDADE MODERNA

    Na Idade Moderna, a educação se caracterizou por buscar institucionalizar a escola, elaborando normativas para questões como obrigatoriedade, programas, níveis e métodos.
  • EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    Durante o século XX continuaram surgindo diversas propostas educativas com o propósito de renovar as práticas da escola tradicional.
  • ESCOLA MARXISTA

    . A escola marxista, representada por Pavel Blonskij, A. V. Lunacharski y Antón Makárenko, propunha utilizar a oficina e a fábrica como escola de trabalho produtivo para a sociedade. Makárenko trabalhou desde 1920 com jovens órfãos e delinquentes nas comunas de pós-guerra “Máximo Gorki” e “1º de maio”, e construiu uma proposta de acordo com o sistema que acreditava.
  • EDUCAÇÃO ANTIAUTORITÁRIA

    A educação antiautoritária, criada pelo britânico Alexander S. Neill (1883-1973), autor do famoso experimento de educação para a liberdade, onde a criança é colocada no nível do professor e se desenvolve de seu modo em seu tempo, denominado "Summerhill".
  • EDUCAÇÃO LIBERTADORA

    A educação libertadora desenvolvida pelo pedagogo Paulo Freire, com uma proposta original de pedagogia orientada a libertar os pobres mediante um processo de conscientização, ou seja, o conhecimento crítico do mundo, para transformar a realidade social que os rodeia. Desde 1960 se colocou em prática seu método de alfabetização de adultos com excelentes resultados no Brasil, no Chile e no Uruguai.