Ead

Historia da EAD no Brasil

  • 1º Registro de curso EAD no Brasil

    1º Registro de curso EAD no Brasil
    O Jornal do Brasil ofereceu um curso para datilógrafos por meio de cartas. Essa prática logo se tornou muito comum entre os jornais do século XX. Como a educação no Brasil não era uma possibilidade para todos, uma grande parte da população usava esses cursos para se especializar em profissões voltadas para grandes industrias ou para o trabalho artesanal.
  • 1920 EAD na Rádio

    1920 EAD na Rádio
    Com a evolução econômica e tecnológica, o Brasil tornou-se cada vez mais industrializado, com isso o modo de transmissão de conhecimento também mudou: em 1920, as emissoras de rádio já estavam passando conhecimento técnico por meio das ondas de rádio.
  • Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

    Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
    A fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, teve grande papel no ensino a distância. Apesar de ter sido considerado muito revolucionário para a época, a rádio acreditava na educação da população brasileira mais humilde através de um sistema de ensino pouco comum, que prezava ensinar o que acontecia no Brasil e no mundo.
  • O Governo: proposta de disseminação do conhecimento.

    O Governo: proposta de disseminação do conhecimento.
    Em 1937, o governo iniciou uma proposta de disseminação de conhecimento, o que gerou diversas iniciativas do ensino a distância. O rádio, nesse sentido, pode ser considerado um dos grandes percursores do EAD no Brasil.
  • Instituições que se destacaram nos cursos técnicos.

    Instituições que se destacaram nos cursos técnicos.
    Nas décadas de 1940 e 1950 começaram os cursos mais formais, sobre temas profissionalizantes, liderados pelo Instituto Monitor, depois pelo Instituto Universal Brasileiro e pela Universidade do Ar, patrocinada pelo Senac e pelo Sesc. Até hoje algumas dessas instituições permanecem ligadas à formação profissional através de cursos a distância.
  • Código brasileiro de telecomunicações

    Código brasileiro de telecomunicações
    Entre as décadas de 60 e 70, foi gerado o Código Brasileiro de Telecomunicações, que obrigou as emissoras privadas de televisão a terem uma parte de sua programação voltada para programas educativos. No mesmo período, o Governo também incentivou a criação de canais televisivos educativos como a TV Cultura e a TV Escola
  • Telecurso 2000

    Telecurso 2000
    A Fundação Roberto Marinho iniciou o “Telecurso 2000”, que tinha como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre matemática, linguagem, história, entre outros. Os cursos tinham como público alvo adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, e que buscavam o letramento e inclusão no mercado de trabalho.
  • Revolução tecnológica

    Revolução tecnológica
    Esse modelo de EAD convivia com os formatos antigos, como o material impresso e o rádio, uma característica que se mantém até a década de 1990. Em meados da década, as instituições passam a utilizar a internet para publicar conteúdos e promover interações.
  • EAD e o ensino Superior

    EAD e o ensino Superior
    Foi nesse período que várias universidades formalizaram suas iniciativas EAD, até culminar com a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC). Naquele mesmo ano o EAD no Brasil passou a contar com uma legislação abrangente que hoje garante, por exemplo, a validade de diplomas emitidos pelos cursos nesta modalidade.
  • EAD hoje

    EAD hoje
    Atualmente o EAD é uma modalidade consolidada no Brasil. São mais de 1.800 cursos, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, que atendem quase 4 milhões de pessoas.