Ead

A Educação à Distância em perspectiva histórica

  • O início da EaD no século XIX

    O início da EaD no século XIX
    Em 20 de março de 1728 foi publicado o anúncio de um curso à distância na Gazeta de Boston, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips. Este é, portanto, o marco inicial oficial da EaD. Entretanto a EaD é muito mais antiga. A discursão da EAD (Educação a Distância), surgiu no século XIX com o objetivo de formar profissionais que não tinham a oportunidade de frequentar cursos presenciais, por muitos motivos. Mas já no século XV encontramos índices da EAD, nas EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO.
  • Anúncio sobre EaD na Suécia

    Anúncio sobre EaD na Suécia
    Em 1833 foi publicado um anúncio na Suécia que já se referia ao ensino por correspondência.
  • Na Inglaterra

    Na Inglaterra
    Em 1840 na Inglaterra, Isaac Pitman sintetiza os princípios da taquigrafia em cartões postais trocados com seus alunos.
  • Primeira escola por correspondência em Berlim

    Primeira escola por correspondência em Berlim
    Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundam a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.
  • A primeira geração da EaD

    A primeira geração da EaD
    1880 considerado como primeira geração, onde utilizava-se a impressa e correio.
  • International Correspondence Institute

    International Correspondence Institute
    Em 1891, Thomas J. Foster, em Scarnton (Pennsylvania) iniciou o International Correspondence Institute com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração. *No segundo terço do Século XX, as instituições começaram a utilizar os recursos do rádio e da televisão para a transmissão de programas educacionais, com o apoio de materiais impressos encaminhados via Correios.
  • A segunda geração da EaD

    A segunda geração da EaD
    1921 a geração da difusão de rádio e TV, utilizava-se outros recursos didáticos, como caderno didático, apostilhas e fita K-7.
  • O período de 1960 a 1970

    O período de 1960 a 1970
    Nas décadas de 60 e 70, a EAD, mantendo os materiais escritos sendo a base, passou a usar o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como, mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados).
  • O período do papel

    O período do papel
    Em 1960 passou a utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios, chamada assim de geração textual.
  • A geração das Universidades abertas

    A geração das Universidades abertas
    1970 geração das Universidades abertas, utilização do guia de estudo impresso, orientações por correspondência, transmissão por rádio e TV, AUDIOTEIPES gravados, conferências por telefone, kits para experiências em casa e biblioteca local.
  • A geração dos multimeios

    A geração dos multimeios
    1980 geração das teleconferências, áudio, vídeo e computador. *As décadas de 1960 e 1980 são chamadas de geração analógica e utilizaram como suporte textos impressos complementados por RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.
  • A geração do computador, da internet e das aulas virtuais

    A geração do computador, da internet e das aulas virtuais
    2000 geração das aulas virtuais baseadas no computador e na internet, suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet, única geração onde se interagia aluno – professor e aluno a aluno.