-
Surgimento do EaD:
O EaD surgiu no ano de 1728, em Boston, nos Estados Unidos, um anúncio inusitado circulava nos jornais da cidade.- O professor Caleb Phillips estava oferecendo um curso de Taquigrafia, uma técnica inovadora para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações.
- O curso era destinado a pessoas de todo o território nacional, pois os materiais seriam enviados semanalmente pelos correios. Este foi o primeiro registro da história de um curso a distância.
-
Curso por Correspondência:
Em 1833, na Suécia, a universidade da cidade de Lund oferecia um curso de composição por correspondência. -
Curso de Taquigrafia:
Em 1840, na Inglaterra, começava um curso também de Taquigrafia voltado para a anotação de passagens bíblicas, em que o professor Isaac Pitman incentivava os alunos a escreverem postais com textos abreviados. -
Aprender novas línguas pela internet:
As experiências pioneiras, de aprender novas línguas em aulas particulares com professores pela internet, surgiram em 1856, na Alemanha. -
O surgimento do EaD no Brasil:
No Brasil, o EAD surgiu com cursos de qualificação profissional. O registro mais remoto data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência. -
Até 1910:
- Os cursos eram feitos por correspondência, baseados em materiais impressos;
-
A partir da década de 1910:
- Os slides e recursos audiovisuais como materiais adicionais começaram a se popularizar;
-
Period: to
Décadas de 1910 até 1940:
- Neste período, que compreendeu as duas grandes guerras mundiais, o rádio foi utilizado para transmitir conteúdos;
-
Period: to
Cursos por ondas o rádio:
Um tempo depois, nos anos 20, o Brasil já contava com os primeiros cursos transmitidos pelas ondas do rádio, a novidade tecnológica da época. Os estudantes utilizavam material impresso para aprender Português, Francês e temas relacionados à radiodifusão. -
Period: to
Nas décadas de 1940 e 1950:
Começaram os cursos mais formais, sobre temas profissionalizantes, liderados pelo Instituto Monitor, depois pelo Instituto Universal Brasileiro e pela Universidade do Ar, patrocinados pelo Senac e pelo Sesc.- Até hoje algumas dessas instituições permanecem ligadas à formação profissional através de cursos a distância.
-
Década de 1950:
- Com a invenção da TV, começaram também as primeiras experiências de telecursos;
-
Period: to
Nas décadas de 1960 e 1970:
Surgiram várias iniciativas de EAD em projetos para ampliar o acesso à educação, promover o letramento e a inclusão social de adultos. Com o passar do tempo, os cursos agregaram outros níveis de ensino, como o fundamental completo. -
Década de 1970:
- As tecnologias deste período são as TVs via satélite e a cabo, que também foram usadas para transmissão de conteúdos;
-
1ª Experiência de EaD em cursos superiores:
No final da década de 1970 começou em Brasília a primeira experiência de EAD nos cursos superiores.- Nesse período, muitos brasileiros já acompanhavam os telecursos, transmitidos pela TV.
- Em meados da década, as instituições passaram a utilizar a internet para publicar conteúdos e promover interações.
-
Década de 1990:
- Início dos cursos por computador (via CD-ROM) e depois pela internet;
-
Secretaria de Educação a Distância (SEED) e o Ministério da Educação (MEC):
Foi nesse período que várias universidades formalizaram suas iniciativas EAD, até culminar com a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC).- Ainda nesse ano, o EAD no Brasil passou a contar com uma legislação que hoje garante, a validade de diplomas emitidos pelos cursos nesta modalidade.
-
O EaD atualmente no Brasil:
Atualmente o EAD já é considerado uma modalidade consolidada no Brasil.- De acordo com o censo do Inep de 2019, em 10 anos a modalidade EAD teve salto de 378,9% em matrículas de ingressantes, e este número continua aumentando.
-
Em resumo ao EaD dos dias atuais:
Nos dias atuais os cursos viraram multiplataforma. Podemos acessá-los através dos computadores, celulares, tablets e isso pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora graças à tecnologia.- Cada vez mais, universidades se especializam em implantar diferentes modelos de EAD: Cursos predominantemente a distância, com encontros presenciais obrigatórios; Cursos semipresenciais, que promovem encontros semanais; Disciplinas a distância de cursos de graduação presenciais.
-
Referências:
Site da pesquisa para a criação dessa timeline: (https://www.ead.com.br/blog/como-surgiu-ensino-a-distancia, acesso às 15pm, do dia 03/12).