Golpe e Ditadura

By Suzana
  • Period: 64 to

    O governo de Castelo Branco

    Esse foi o primeiro Presidente do Regime Militar, contando com o apoio de uma pequena parcela da população. Em seu governo instalou-se o primeiro AI-1, AI-2 e AI-3, nesse último ele transformou as eleições em indiretas e por indicação.
  • Eleição de Jânio

    Um grupo reuniu-se no Rio de Janeiro na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e fundou o Movimento Popular Jânio Quadros (MPJQ), lançando nessa ocasião a candidatura do ex-governador de São Paulo à presidência da República. Seu jingle e o símbolo da campanha — uma vassoura para “varrer a corrupção” e moralizar a política — ganharam as ruas. Jânio venceu as eleições de 1960 com 48% dos votos do eleitorado,. Na mesma eleição, João Goulart foi eleito vice-presidente.
  • Period: to

    O período do presidencialismo de João Goulart

    O governo de Goulart foi marcado pelas propostas denominadas "reformas de base", um conjunto de iniciativas que visavam reformar setores bancários, fiscais, administrativos e em especial, o setor agrário. No entanto, houve grande conspiração para que Jango não continuasse no poder devido as acusações de ser comunista, o que acarretou na tomada do poder pelos militares, com o apoio dos Estados Unidos em 1964.
  • Renúncia de Jânio

    Após sete meses de governo, Jânio Quadros assinou a carta de renúncia. Uma forte suposição, seria que seu gesto tinha a intenção de causar uma comoção nacional que o reelegesse triunfante ao cargo com mais poderes — e, sem o Congresso para importuná-lo.
  • Period: to

    Período do Parlamentarismo no Brasil

    O Brasil tornou-se uma República Parlamentarismo durante 3 anos e 7 meses. Após a renúncia de Jânio, o vice-presidente João Goulart só pode assumir o cargo de Presidente da República depois de 13 dias. Assim que foi declarado vago o cargo de presidente, os militares contrários a posse de Jango manifestaram-se contra sua posse. Mas, os deputados e senadores não aceitaram os manifestos dos militares e aprovaram o regime parlamentarista com 233 votos á favor e 55 contra.
  • Comício da Central do Brasil

    O Presidente João Goulart discursou publicamente sobre suas reformas de base na sexta-feira durante 1 hora e 05 minutos. Esse evento foi para reafirmar sua aliança com as esquerdas e sindicatos como, por exemplo, dos metalúrgicos. Para tal, reuniram-se mais de 150 mil pessoas, entre eles Lionel Brizola que criticou abertamente as direitas do país e o governador da Guanabara Carlos Lacerda.
    Além disso, esse discurso o primeiro passos para a consolidação das reformas de base.
  • O Golpe de 1964

    O golpe de 1964 foi a tomada de poder do Estado pelos militares, devido a um processo estratégico arquitetado durante o governo Jango, com medidas que visavam manipular os meios comunicativos e dificultar as ações políticas do presidente da República.
  • Ato Institucional N°1

    O AI-1 determinava que o governo militar seria capaz de cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por 10 anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a Segurança Nacional. Determinou também, eleições indiretas para a Presidência da República no dia 11 de abril, para que fosse terminado o mandato do presidente em 31 de janeiro de 1966.
  • Period: to

    Período Costa e Silva

    Costa e Silva intensificou a repressão contra todos os movimentos e grupos de oposição política. Dessa forma, tratou logo de extinguir a Frente Ampla, movimento anti-ditadura composto por famosos políticos do período democrático, como Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Porém, seu governo foi marcado principalmente, pela promulgação do Ato Institucional Número Cinco, ou "AI-5".
  • Ato Institucional N°5

    O AI-5 concedia ao Presidente da República enormes poderes como: decretar estado de sítio, suspender os direitos políticos, realizar a cassação de mandatos eletivo e suspender a garantir do habeas corpus.
  • Period: to

    Período Médici

    Na economia, o país foi marcado pelo chamado Milagre Econômico, que proporcionou um crescimento econômico que chegou a taxa dos 10% ao ano. No seu governo, houve também um acordo com o Paraguai para construção da hidrelétrica de Itaipu. Porém, este período foi delimitado principalmente pelas fortes ações de repressão e tortura mediante a ditadura no Brasil.
  • Period: to

    O governo de Geisel

    Durante esse governo Geisel defendia a volta do poder para os civis, ele criou as eleições livres para senadores, deputados e vereadores, porém, foi criada a lei falcão que restringia a propaganda eleitoral. Seu governo tinha uma abertura lenta, gradativa e segura, pois queria evitar uma "guinada" á esquerda e manter a estabilidade do país.
  • Period: to

    Governo de Figueiredo

    General João Batista Figueiredo foi colocado no poder para continuar com o processo de consolidação dos militares. Seu regime foi o maior entre os generais e no seu governo ocorreu uma grande crise econômica com alta inflação chegando á 200% ao ano. além do grande índice de desemprego. Para tal, criou a lei da anistia de 1979 que liberta os presos e concede a anistia aos militares.
  • Lei de Anistia - n° 6.683

    A Lei da Anistia Política foi promulgada em 1979, para reverter punições aos cidadãos brasileiros que, entre os anos de 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pelo regime militar. A lei garantia, entre outros direitos, o retorno dos exilados ao país, o restabelecimento dos direitos políticos.
  • Emenda Dante de Oliveira Pereira de Carvalho (N°5, de 1983)

    Esse emenda teve a intenção de estabelecer a democracia por meio das eleições direitas, ou seja, pelo voto da população. Esta foi aprovada por mais de 177 deputados e mais de 23 senadores.