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I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro
Realização do I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro, que deu início ao movimento do cinema novo. Além de pensar estratégias para desenvolver o cinema nacional, os integrantes buscaram se distanciar do modelo ficcional norte americano. Fonte: site Brasil escola -
Rio 40 graus
O filme "Rio 40 graus" inaugurou a nova proposta estética e temática para o cinema. Mesmo com poucos recursos técnicos e financeiros, a nova geração de cineastas buscou inseri elementos regionais para apresentar problemáticas da realidade nacional. Fonte: site Brasil Escola
Credito: site Adoro cinema -
Produções regionais
O cinema nacional começa a se desenvolver pelo país, com a produção de longas-metragens como a “A Grande Feira” e “Bahia de Todos os Santos”. Fonte: site Brasil Escola
Crédito: site Adoro cinema -
Festival de Cannes
O festival de Cannes projeta os filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol" e “Vidas Secas” no imprensa europeia. Mesmo sem premiação a repercussão dos filmes ampliou a discussão sobre o Cinema Novo no país. Fonte: site Brasil Escola -
Ditadura militar
Já a segunda etapa, o cinema novo é marcado pela instalação da ditadura militar no Brasil. Por meio dos instrumentos de censura e repressão, a crítica dará lugar a representação do Brasil exuberante com figuras típicas. Fonte: site Brasil escola
Crédito: site Fatos desconhecidos -
Novas conseguências
No último período do cinema novo, a quantidade de produção diminui e se distância da estética realista. Um exemplo é o filme Macunaíma, que vai apresentar elementos de fantasia, diferente da realidade antes preservada. Fonte: site Brasil escola
Crédito: site Uol -
Nascimento do Cinema marginal
Os efeitos do exílio de alguns cineastas e adaptação de outros a indústria cultural brasileira, desgastou o movimento. Desta forma, surge o 'cinema marginal' para dar continuidade a postura de contestação e abordagem sobre questões político-sociais. Os cineastas continuam as produções porém separadamente. Fonte: site Brasil escola