Educação a Distância

  • Introdução

    Introdução
    De acordo com o Nunes, a educação a distancia constitui um recurso de incalculável importância, isso é possibilitado pelas as novas tecnologias nas áreas de informações. Novas abordagens têm surgido em decorrência da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação a distancia no processo de produção de cursos, pois com o avanço das mídias digitais e da expansão da internet permitindo a interação entre pessoas distantes geograficamente.
  • O jornal do Brasil

    O jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncios que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo.
  • Um Grupo Liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto

    Um grupo liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette-Pinto criou a radio sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de português, francês, silvicultura, literatura francesa, esperanto, radiotelegrafia e telefonia. Tinha inicio assim a educação a distancia pelo radio brasileiro.
  • Instituto Monitor

    Surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distancia por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio Técnico Monitor.
  • Universidade do Ar.

    Surge a nova Universidade do Ar, patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC) e emissoras associadas. O objetivo desta era oferecer cursos comerciais radiofônicos. Os alunos estudavam nas apostilas e corrigiam exercícios como auxílio dos monitores. A experiência durou até 1961, Entretanto a experiência do SENAC com a Educação a Distância continua até hoje.
  • MEB

    A Diocese de Natal, Rio Grande do Norte, cria algumas escolas radiofônicas, dando origem ao Movimento de Educação de Base (MEB) marco na Educação a Distância não formal no Brasil. O MEB, envolvendo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Governo Federal utilizou-se inicialmente de um sistema rádio-educativo para a democratização do acesso à educação, promovendo o letramento de jovens e adultos.
  • nstituto Brasileiro de Adminis-tração Municipal

    o Instituto Brasileiro de Administração Municipal inicia suas atividades na área de educação pública, utilizando-se de metodologia de ensino por correspondência. Ainda neste ano, a Fundação Padre Landell de Moura criou seu núcleo
    de Educação a Distância, com metodologia de ensino por correspondência e via rádio.
  • Instituto Padre Reus e na TV Ceará

    Surge o Instituto Padre Reus e na TV Ceará começam os cursos das antigas 5ª à 8ª séries (atuais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), com material televisivo, impresso e monitores.
  • SENAC

    O SENAC desenvolveu uma série de programas radiofônicos sobre orientação profissional na área de comércio e serviços, denominada “Abrindo Caminhos”.
  • Universidade Aberta de Brasília

    É criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país
  • Centro Nacional de Educação a Distância e MultiRio

    Criado o Centro Nacional de Educação a Distância e nesse mesmo ano também a Secretaria Municipal de Educação cria a MultiRio (RJ) que ministra cursos do 6º ao 9º ano, através de programas televisivos e material impresso. Ainda em 1995, foi criado o Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do MEC.
  • Conceito da EAD no Brasil

    Conceito da EAD no Brasil
    É definido oficialmente no decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005
    Art. 1º Para os fins deste decreto caracteriza-se a educação a distancia como, modalidade educacional na qual a mediação didática – pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias e informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversas.
  • Portaria nº 10, de 02 julho de 2009

    Entra em vigor a Portaria nº 10, de 02 julho de 2009, que fixa critérios para a dispensa de avaliação in loco e deu outras providências para a Educação a Distância no Ensino Superior no
    Brasil (BRASIL, 2009).