Ead capa

Histórico da EAD no mundo e principais marcos para a sua expansão

  • Primeiro Registro de EAD

    Primeiro Registro de EAD
    Marco inicial da Educação a Distância: é anunciado um curso pela Gazeta de Boston, na edição de 20 de março, onde o Prof. Caleb Philipps oferecia material para ensino e tutoria por correspondência de um curso de taquigrafia (Shorthand).
  • Instituto Liber Hermondes

    Instituto Liber Hermondes
    Na Suécia é inaugurado o Instituto Líber Hermondes, que possibilitou a mais de 150.000 pessoas a realização de cursos através da Educação a Distância.
  • Isaac Pitman

    Isaac Pitman
    Na Faculdade Sir Isaac Pitman, no Reino Unido, é inaugurada a primeira escola por correspondência na Europa, com o curso de taquigrafia. Assim, a taquigrafia começou a ser mais difundida em meados do século XIX. Isaac Pitman iniciou essa nova forma de transmissão de conhecimentos (denominada ensino por correspondência) com o intuito de dar formação a grupos de pessoas que, por motivos geográficos, econômicos e sociais, não podiam se deslocar aos centros de ensino tradicionais.
  • Berlim - Alemanha

    Berlim - Alemanha
    Em Berlim, a Sociedade de Línguas Modernas patrocina os professores Charles Toussaine e Gustav Laugenschied para ensinarem Francês por correspondência.
  • Universidade de Londres

    Universidade de Londres
    A Universidade de Londres é a primeira a oferecer diplomas de cursos a distância.
  • Chicago

    Chicago
    No Departamento de Extensão da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, é criada a Divisão de Ensino por Correspondência para preparação de docentes.
  • Distance Learning

    Distance Learning
    O termo Distance Learning é usado pela primeira vez pela Universidade de Wisconsin-Madison.
  • Ouvindo aula na vitrola

    Ouvindo aula na vitrola
    A Universidade de Wisconsin passa a gravar aulas em LP para seus alunos.
  • Penn State nas ondas do rádio!

    Penn State nas ondas do rádio!
    O Estado Pennsylvania começa a oferecer cursos através do rádio. Dezenas de licenças de transmissão comercial foram emitidas no início de 1920. Muitas faculdades aproveitaram a oportunidade para incluir materiais educativos em suas transmissões. A rádio educativa não apenas ampliou o acesso de oportunidades de aprendizado àqueles que pagavam para participar do curso, mas também para o público em geral. Qualquer um que tivesse sintonizado tinha acesso a materiais de aprendizagem.
  • Alô, Professor!!!

    Alô, Professor!!!
    Universidade de Wisconsin inicia cursos baseados em comunicação telefônica.
  • Primeira transmissão de um programa educativo na TV

    Primeira transmissão de um programa educativo na TV
    Nos Estados Unidos, em 1932, um pequeno grupo assistiu o que seria a primeira transmissão, em circuito aberto, de um programa educativo. Foi apresentado por uma estação experimental no departamento de engenharia eletrônica da Universidade de Iowa.
  • Enquanto isso na França...

    Enquanto isso na França...
    Inicia-se a transmissão das aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris, França, por meio da Rádio Sorbonne.
  • Chicago TV College

    Chicago TV College
    A Chicago Educational Television Association foi formada criar uma nova estação de televisão pública, e a WTTW - Window To The World - nasceu. Em parceria com a Diretoria de Educação de Chicago, em 1956, a WTTW se tornou a primeira emissora do país a transmitir cursos universitários através de sua TV College. Era permitido aos alunos receber créditos universitários por meio de “telecursos” nas faculdades da cidade à medida que as matrículas aumentaram durante o final dos anos 50 e 60.
  • Nas terras da Rainha...

    Nas terras da Rainha...
    No Reino Unido, é criada a The Open University e se torna a primeira instituição a entregar APENAS cursos a distância. Primeiramente transmitindo o conteúdo via rádio e TV.
  • ARPANET

    ARPANET
    O Governo americano cria a ARPANET (a origem da Internet).
    Em 21 de novembro de 1969, a ARPANET estabeleceu seu primeiro link permanente. A ARPANET era uma rede de computadores conectando universidades americanas com programas de pesquisa de defesa e seu financiador, o Pentágono.
  • Deschooling Society

    Deschooling Society
    Crítico Social Ivan Illich escreve “Deschooling Society”. O livro é mais do que uma crítica - contém sugestões para mudanças no aprendizado na sociedade e nas vidas individuais. Particularmente impressionante é o seu chamado (em 1971) para o uso de tecnologia avançada para apoiar "redes de aprendizagem". Illich argumentou que o uso da tecnologia para criar teias descentralizadas poderia apoiar o objetivo de criar um bom sistema educacional.
  • Personal Computer

    Personal Computer
    No início dos anos 1980, computador era coisa de nerd. Empresas como Apple, Osborne e MITS (do Altair) já fabricavam computadores pessoais. Mas os equipamentos eram difíceis de usar e tinha utilidade limitada. Isso mudou em 12 de agosto de 1981, quando a poderosa IBM lançou seu primeiro computador voltado para o usuário final: o IBM PC 5150. Com preço de US$ 1.565, ele era o modelo mais barato lançado pela empresa e era voltado tanto para escritórios como para uso doméstico.
  • É criado o CALCampus

    É criado o CALCampus
    O CALCampus é uma instituição privada, internacional e on-line de ensino à distância, localizada em New Hampshire, que oferece cursos para faculdades e colégios somente por meio da Internet. Reconhecido e licenciado pela Comissão da Educação Superior - Divisão da Escola de Carreira do Departamento de Educação de New Hampshire, o CALCampus é reconhecido e aceito pela comunidade internacional há décadas como uma instituição on-line exclusiva de ensino à distância.
  • Learning Managment System

    Learning Managment System
    O primeiro software LMS para a plataforma MacIntosh foi lançado pela SoftArc em 1990. Os sistemas de gerenciamento de aprendizado ajudam o instrutor a fornecer material aos alunos, administrar testes e outras tarefas, acompanhar o progresso do aluno e gerenciar a manutenção de registros. Os LMSs estão focados na entrega de aprendizado on-line.
  • E-LEARNING

    E-LEARNING
    O termo e-learning é criado. O e-learning (do inglês electronic learning, "aprendizagem eletrônica") ou ensino eletrônico corresponde a um modelo de ensino não presencial apoiado em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Atualmente, o modelo de ensino/aprendizagem eletrônico assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos.
  • Blackboard, eCollege e smartThinking

    Blackboard, eCollege e smartThinking
    Lançamento de ferramentas educacionais como: Blackboard, eCollege, smartThinking.
  • B-LEARNING

    B-LEARNING
    O termo b-learning passa a ser usado. O blended learning, ou b-learning, é um derivado do e-learning, e refere-se a um sistema de formação onde parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, entretanto inclui necessariamente situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado. Também é conhecido como ensino híbrido.
  • OpenCourseWare

    OpenCourseWare
    O Projeto OpenCourseWare é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology - MIT) para colocar todo o material educativo de seus cursos de ensino superior e pós-graduação online, disponível para qualquer pessoa e em qualquer lugar. A iniciativa inspirou outras instituições a disponibilizar o material de seus cursos como recursos educacionais abertos
  • Moodle

    Moodle
    O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle é criado. MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual, acessível através da Internet ou de rede local. Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.
  • M-LEARNING

    M-LEARNING
    O termo m-learning é criado. Mobile Learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à Internet. O conceito Mobile Learning pode ser traduzido para português por aprendizagem móvel ou entendido como integração das tecnologias móveis no contexto educativo.
  • Khan Academy

    Khan Academy
    KHAN Academy é fundada com a missão de prover uma educação distribuída mundialmente de forma gratuita por meio de materiais on-line que incluem milhares de vídeos curtos, resolução de problemas passo a passo, dentre outros.
  • O Ano dos MOOCs

    O Ano dos MOOCs
    O ano de 2012 ficou conhecido como o "Ano dos MOOCs" (Massive Open Online Course) pois diversas iniciativas alavancadas por investimentos e associadas com universidades bem conceituadas sugiram. Exemplos no mundo são Coursera, Udacity e edX e, no Brasil, a plataforma Veduca.
  • Youtube EDU

    Youtube EDU
    O canal Youtube Edu, abreviatura de educação, surgiu em 21 de novembro de 2013, de uma parceria entre o Google e o Instituto Lemann. Com a iniciativa, o Brasil tornou-se o segundo país a receber o projeto de um canal exclusivo de conteúdo educativo no Youtube, o primeiro foi Estados Unidos. Inicialmente, foram selecionados 8.000 vídeos de professores brasileiros, já reconhecidos na plataforma e com canal próprio.
  • Google Classroom

    Google Classroom
    Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos.