Images

Divisões/Períodos da História

  • 3500 BCE

    Pré História

    Pré História
    Esse período foi estudado por meio das pinturas rupestres, pelo vestígios encontrados nos utensílios e ferramentas utilizados pelos homens da época.
    A Pré História também conhecida como a história dos povos pré-letrados é dividida em três períodos:
    • Paleolítico ou Período da pedra lascada
    • Neolítico ou Período da pedra polida
    • Idade dos Metais
  • 476

    Idade Antiga

    Idade Antiga
    A Idade Antiga também conhecida como Antiguidade, foi um período que durou até a queda do Império Romano (476 d.C).
    Diferentes povos se desenvolveram na Idade Antiga, entre elas as civilizações do Egito, Mesopotâmia, China, as civilizações clássicas, entre outros.
    Foi um período importante da História, pois nessa época teve o início a formação de Estados constituídos com certo grau de nacionalidade
  • 1453

    Idade Média

    Idade Média
    Esse período foi conhecido também como Idade das Trevas.
    Foi um tempo em que os europeus viveram, em sua maioria no campo, restritos a propriedades que buscavam sua autossuficiência.
    Era rigidamente hierarquizada e marcada pela fé em Deus e pelo controle da Igreja católica, sem dúvida a instituição mais poderosa de toda a Idade Média. O poder político era descentralizado, isto é, estava nas mãos de inúmeros senhores da terra.
  • 1492

    Idade Moderna

    Idade Moderna
    Foi um período de transição do mundo medieval feudal para o mundo capitalista e burguês, o qual se inaugurou no final do século XVIII e início o século XIX.
  • Idade Contemporânea

    Idade Contemporânea
    A História ou Idade Contemporânea é o período atual da história do mundo ocidental. Compreende o espaço de tempo que vai da Revolução Francesa aos nossos dias atuais.
    O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que destacava a importância da razão e é marcado de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.