Linha do Tempo Robótica

  • Concepção do robô

    Concepção do robô
    A concepção real do robô foi numa peça teatral pelo dramaturgo tcheco, Karel Čapek, nos anos 20. Há quase um século, Capek trouxe na dramaturgia a história de um cientista que criou uma máquina inteligente para realizar as tarefas mais difíceis do homem, e diante dessa pira toda… a máquina se revolta contra ele.
  • Primeiro robô humanoide

    Primeiro robô humanoide
    Elektro, porquê ficou divulgado, foi o primeiro robô humanoide. Criado no ano de 1938, a máquina possuía 2 metros de fundura e pesava muro de 120 kg. Dentre suas capacidades técnicas, podia andejar, falar, explodir balões, descrever com seus dedos e, até mesmo, fumar cigarros.
  • A robótica na indústria

    A robótica na indústria
    Os primeiros robôs voltados à produção exigiam total controle do homem na sua programação, estavam lá para cumprir funções. Esses robôs estavam longe do que podíamos imaginar como “robô inteligente”.
  • Robôs móveis

    Robôs móveis
    Esses podem ser usados para várias tarefas, como: transporte de peças em indústria até à exploração de locais perigosos como ambientes espaciais, por exemplo. O robô móvel é livre para se mover em todas as direções, assim para seu controle é exigido outras tecnologias importantes, como o sensoriamento.
  • Robô ultra realista

    Robô ultra realista
    Sophia é um robô humanoide desenvolvido pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, capaz de reproduzir 62 expressões faciais. Projetado para aprender, adaptar-se ao comportamento humano e trabalhar com seres humanos. Em outubro de 2017, tornou-se o primeiro robô a receber a cidadania de um país (Arábia Saudita)
  • Tesla Bot

    Tesla Bot
    O humanoide metálico faz parte da divisão robótica da Tesla e foi construído a partir de uma abordagem que prega "inteligência artificial antes de tudo". Isso quer dizer que o sistema de IA do aparelho vem primeiro, chegando à parte de hardware depois. Segundo os especialistas, é a única maneira de fazer um robô bípede que se movimenta sozinho.