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Objetos Digitais de Educação
A revolução tecnológica trouxe para o cotidiano uma série de ferramentas que dinamizam e integram a sociedade, uma delas é a internet, que tem importante papel na comunicação e compartilhamento de informação. -
PORTAIS EDUCACIONAIS
Objetivando facilitar esse acesso à informação surgem, como um tipo de ROA, os portais educacionais. Reynolds e Koulopoulos (1999, apud Bottentuit Junior e Coutinho, 2009) definem portais educacionais como um sistema de informação focado nos usuários, atuam integrando e promovendo a comunicação entre cada indivíduo e a equipe responsável pelos conteúdos disponibilizados. -
Surgimento do e-learning
A partir da ideia de facilitação do processo de ensino surgiu o e-learning, caracterizado pelo uso da tecnologia para auxiliar o ensino a distância. E, junto com essa nova categoria da educação, surgiram os objetos digitais de aprendizado (ODA) que levam informações de forma didática aos usuários (Wiley, 2000). -
OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZADO (ODA)
Como importante ferramenta dentro do e-learning, sobretudo no aprendizado online, surgiram os objetos digitais de aprendizado. A definição mais referenciada para tal conceito é a de que um ODA seria um que recurso digital que pode ser reutilizado para assistir à aprendizagem e distribuídos pela rede, sob demanda, seja este pequeno ou grande (Wiley, 2000) -
CONTEXTO NACIONAL
Analisando a oferta de portais educativos brasileiros, voltados para a Educação Básica em três categorias. A primeira é formada por aqueles mantidos por organizações envolvidas com a educação e que se utilizam dos portais com forma de promover suas atividades e ampliar a cobertura de seu marketing educativo. A segunda 300 categoria agrupa os portais criados pelas instituições privadas de ensisino. o terceiro são os portais públicos, criados por órgãos governamentais (Furtado, 2004). -
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
O modelo tradicional de ensino, onde o processo de ensino-aprendizagem está centrado no professor, não consegue mais atingir os jovens estudantes que possuem à sua disposição as
mais diversas fontes de informação (televisão, computador, rádio, celular, etc.).
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) possibilitam maior acesso às bases de informações e contribuem para a integração de abordagens de aprendizagem inovadoras como criacão de simulações para a realidade (Struchine, 2005) -
projeto pontociência
Em julho de 2008 o projeto pontociência foi criado, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia. A ideia do projeto é disponibilizar em um portal na Internet roteiros de atividades experimentais nas áreas de Química, Física e Biologia.