Brasil independente

  • Guerra de independência

    Guerra de independência
    A guerra de independência foi uma sequência de acontecimentos realizados entre 1822 a 1824, entre eles: Tropas Portuguesas no Brasil e Pedro I a bordo da fragata (união). (Independência ou Morte do pintor paraibano Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    A Constituição de 1824, a primeira costituição do Brasil, imposta ao país em 25 de março de 1824 e anulada em 24 de fevereiro de 1891. (D. Pedro I com o exemplar da Constituição brasileira de 1824. Manuel de Araújo Porto Alegre. 1826).
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Confederação do Equador foi um acontecimento revolucionário de caráter republicano e separatista que surgiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se expandindo para outras províncias do Nordeste do Brasil, foi liderado por intelectuais, grandes proprietários de terras e jornalistas. (Execução de Frei Caneca, por Murillo La Greca 1825).
  • Guerra de Cisplatina

    Guerra de Cisplatina
    A Guerra da Cisplatina foi uma disputa da Argentina e do Basil pelo usufruto da Província da Cisplatina (onde o Uruguai é hoje em dia), onde o Brasil recorreu a Inglaterra pelo apoio e ajuda financeira, mas depois de 3 anos o Brasil reconheceu sua derrota, abrindo mão do território. (BLANES, Juan M. Juramento dos 33 orientais. 1877.)
  • Sociedade e cultura no Primeiro Reinado

    Sociedade e cultura no Primeiro Reinado
    A sociedade no Primeiro Reinado se identificava pela existência de uma elite nacional, composta por grandes proprietários de terras, comerciantes e altos funcionários públicos. A cultura era muito influênciada pelas correntes artísticas europeias, mesmo após a ruptura com a Metrópole. (imagem Padaria 1820-1830 DEBRET)
  • Crise e abdicação de D Pedro I

    Crise e abdicação de D Pedro I
    Além de ter sido vencido (na Guerra de Cisplatina), aumenta a precariedade de grande parte da população brasileira decorrente da perda do território, dos gastos financeiros com o conflito, com o elevado número de mortos.D. Pedro I decide abdicar o trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara. (FIGUEIREDO, Aurélio de. Abdicação de Dom pedro I 1911)
  • Rusgas

    Rusgas
    Rusga foi um movimento de revolta que aconteceu no Período Regencial brasileiro, na Província de Mato Grosso, deu-se em um reflexo da grande rivalidade entre portugueses e brasileiros o que ocorreu em Cuiabá.(Revolta ocorrida em 1834 na Província de Mato Grosso´´Fora bicudos!´´)
  • Revolta dos Malês

    Revolta dos Malês
    Revolta dos Malês foi um levantamento de escravos a maioria deles eram muçulmanos na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835.Nesse levantamento apenas negros africanos participaram contaram com cerca de 600 homens.
  • Revolução Farroupilha

    Revolução Farroupilha
    A Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos) ocorreu de 1835 a 1845, surgiu no Rio Grande do Sul e tornou-se na mais longa revolta brasileira.(Revolução Farroupilha 1835-1845)
  • Cabanagem

    Cabanagem
    Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará comandada por: Félix Clemente.(Silva, ignácio A.da.Prospectiva da cidade de Santa Maria)
  • Balaiada

    Balaiada
    Balaiada foi uma luta popular que sucedeu na província do Maranhão de 1838 e 1841, essa luta apareceu como um levante social por melhores condições de vida e que teve a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos. (Balaiada 1838-1841)
  • Sabinada

    Sabinada
    Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório, aconteceu de 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838, na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva. (Sabinada, 1838)
  • Golpe da Maioridade

    Golpe da Maioridade
    Golpe da Maioridade, aconteceu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal e acabou ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado para declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos.(Golpe da Maioridade)
  • Parlamentarismo no segundo reinado

    Parlamentarismo no segundo reinado
    Parlamentarismo às avessas foi o sistema político vigente no Império do Brasil durante o Segundo Reinado, esse sistema substituía na chefia do executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador e nos resultados eleitorais.(AGOSTINI, Angelo.Carrossel partidário, 1878)
  • Revolução Praieira

    Revolução Praieira
    Revolução Praieira foi um movimento de caráter liberal e federalista que surgiu na província de Pernambuco entre 1848 e 1850.(HAGEDORN, Friedrich. Panorama do Recife. 185)
  • Lei de terras

    Lei de terras
    Lei de Terras ficou conhecida a lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil.(Gravura do pintor francês Jean Baptiste Debret (1768-1848) que retrata um mercado de escravos localizado na rua Valongo, no Rio de Janeiro)
  • Guerra do Paraguai

    Guerra do Paraguai
    Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. Essa guerra durou de dezembro de 1864 a março de 1870. (MEIRELLES, Victor. Batalha do Riachuelo. 1868-1872)
  • Movimento Abolocionista

    Movimento Abolocionista
    O movimento abolicionista chegou no Brasil na década de 1870 e motivou diferentes grupos da sociedade brasileira em defesa da abolição da escravidão, que aconteceu no Brasil em 13 de maio de 1888 e foi uma conquista tardia.(HENSCHEL, Alberto. Negra vendedora com guarda sol.)
  • Imigração no segundo reinado

    Imigração no segundo reinado
    A partir de 1870, a entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser oficialmente organizada pelo governo, os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café.(PINTOR ALDO LOCATELLI)
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    A Lei Áurea (nº 3.353), foi criada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II, no dia 13 de maio de 1888. A lei deu total liberdade aos escravos ainda existentes no Brasil, um pouco mais de 700 mil, acabando com a escravidão no país.(lei áurea 1888)
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Proclamação da República Brasileira (aconteceu no dia 15 de novembro de 1889).ficou marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela efetiva proclamação e como primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (proclamação da república 1889-1891).