Brasil independente

  • sociedade e cultura no 1° reinado

    O Primeiro Reinado foi o período inicial do Império, estende-se da Independência do Brasil, em 1822, até a abdicação de Dom Pedro I , em 1831.
    Aclamado primeiro imperador do país a 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I enfrenta a resistência de tropas portuguesas. Ao vencê-las, em meados do ano seguinte, consolida sua liderança.
  • crise e abolição de D.Pedro 1

    Pedro como imperador do Brasil , dando a ele também o controle sobre os outros poderes constituídos, por meio do Poder Moderador. O uso do Poder Moderador foi um dos aspectos que tornaram o Primeiro Reinado um turbilhão de crises políticas. Sob posse desse poder, D.Pedro
  • Rusga

    A chamada Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá.
  • constituição de 1824

    Constituição política do Império do Brasil . A primeira Constituição brasileira foi outorgada por d. Pedro convocou uma assembleia constituinte com a tarefa de elaborar uma Constituição para o Brasil. Instalada em 3 de maio de 1823, a assembleia foi dissolvida pelo imperador em 12 de novembro deste mesmo ano, devido ao descontentamento de d.
  • confederação do Equador

    A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Ficou conhecido por esse nome, Confederação do Equador, devido à proximidade da região do conflito com a linha do equador.
  • guerra da Cisplatina

    Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828. O resultado do confronto foi desastroso para o Brasil, que, além de perder a Cisplatina, teve de amargar uma intensa crise econômica.
  • Revolta dos Malês

    A Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, Província da Bahia, na noite de 24 de janeiro de 1835, representou uma rápida rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica , os quais buscavam principalmente a liberdade religiosa, contudo foi reprimida pelas tropas imperiais.
  • Revolução Farroupilha

    A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico (1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul, durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.
  • Cabanagem

    Essa revolta tinha como grandes objetivos aumentar importância do Pará no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza em que estava o povo da região, cuja maior parte morava em cabanas de barro , além disso, a revolta foi um protesto pela retirada do poder de governantes que eram nomeados para administrar a região, mas não se importavam com a situação social e, muitas vezes, sequer já tinham ido à região.
  • Sabinada

    A Sabinada foi uma revolta que aconteceu na província da Bahia entre os anos de 1837 e 1838, durante o Brasil Império, os revoltosos desejavam implantar uma república na Bahia, mas foram contidos pelas tropas imperiais.
  • Balaiada

    A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" .A Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no período regencial por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região
  • Golpe da Maioridade

    O golpe da maioridade, ocorrido em 1840, foi uma decisão outorgada pelo parlamento brasileiro declarando o príncipe herdeiro, D. Pedro II, Imperador do Brasil, a despeito da menoridade do príncipe, que impedia sua coroação até 1843, ano em que ele completaria 18 anos.
  • Parlamentarismo no Segundo Reinado

    O chamado parlamentarismo às avessas foi o sistema político vigente no Império do Brasil durante o Segundo Reinado. Esse sistema alternava na chefia do executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador e nos resultados eleitorais.
  • Revolução praieira

    A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. ... Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal comandado pelos liberais revoltosos localizava-se na rua da Praia
  • Lei de Terras

    A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em setembro de 1850, foi uma lei que determinou parâmetros e normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras no período do Segundo Reinado. - Estabelecer a compra como única forma de obtenção de terras públicas.
  • Guerra do Paraguai

    a Guerra da Tríplice Aliança ou guerra do Paraguai foi um conflito armado desenvolvido entre o exército do Paraguai e uma aliança entre os exércitos do então Império do Brasil, Uruguai e Argentina. Aconteceu entre 12 de novembro de 1864 e 9 de março de 1870.
  • Imigração no Segundo Reinado

    A partir da década de 1870, a entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser oficialmente organizada pelo governo. ... Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café.
  • Guerras da independência

    o reconhecimento político do governo de Dom Pedro I não foi obtido por vias pacíficas. Em resposta, o governo enviou algumas centenas de homens comandados pelo comandante Rodrigo Antônio de Lamare. Na província do Piauí, as autoridades também fizeram oposição ao novo governo, enquanto outros grupos simpatizavam com o governo de Dom Pedro I. O então governador João José da Cunha Fidié enviou tropas para combater um levante patriota organizado na vila de São João da Paraíba.