Linha do tempo da BIBLIOTECONOMIA

  • 1 BCE

    Biblioteconomia 300 a.c

    Biblioteconomia 300 a.c
    O significado etimológico da palavra Biblioteconomia é composto por três elementos gregos: biblion (livro); théke (caixa); nomos (regra) com adição do sufixo ia. Etimologicamente, é o conjunto de regras pelas quais os livros são organizados em espaços apropriados.
  • Period: 3 to 4

    Primeira Biblioteca (Terceiro Milênio a.C)

    Primeira Biblioteca (Terceiro Milênio a.C) A Primeira Biblioteca primitiva, onde existiram comprovadamente as primeiras coleções organizadas de documentos, data do terceiro milênio a.C e foi a Biblioteca de Ebla na Turquia, que apresentava um acervo disposto em estantes, cuidadosamente organizado pelos assuntos, a qual atualmente se considera a origem doa princípios da Biblioteconomia.
  • Period: 1544 to 1545

    Teóricos da BIBLIOTECONOMIA

    Teóricos da Biblioteconomia Depois de se apresentar, cronologicamente, determinados fatos da historia da Biblioteconomia enquanto área que se ocupa de processos de organização, preservação, gestão e disponibilização de acervos bibliográficos, procura-se, agora, identificar os fundamentos que servem como base desses processos. Com o invento da prensa gráfica ampliou a produção bibliográfica, sendo necessárias novas ferramentas para organização, preservação e recuperação das coleções,.
  • Period: 1545 to 1546

    Konrad Gessner (1545)

    Konrad Gessner (1545) Botânico e bibliófilo, contribuiu enormemente à classificação, elaborando um catálogo que denominou de Bibliotheca Universalis e, em um suplemento intitulado Pandectarium sive partitionum universalis, classificou os livros da biblioteca por assunto. Acredita-se que esta foi a primeira tentativa de um esquema de classificação bibliográfica.
  • Period: 1568 to

    Primeira Biblioteca Brasileira (1568)

    Primeira Biblioteca Brasileira (1568) Foi fundada dentro de uma instituição de ensino dos Jesuítas, o Colégio da Bahia, em 1568, pois naquele período todo o acesso o conhecimento laico era controlado pela Igreja. O primeiro bibliotecário foi o jesuíta português Antônio Gonçalves, que atuou no Colégio da Bahia, em 1604.
  • Period: to

    Conceito de biblioteca

    Quem primeiro conceituou Biblioteca, como a conhecemos hoje foi Gabriel Naudé (1600-1653). Foi ele que também trabalhou com a ideia da ordem bibliográfica que permitiria tanto o acesso como o compartilhamento do saber. Também inseriu a ideia de que é o bibliotecário o especialista responsável pela organização do conhecimento e por fornecer informações bibliográficas, as quais facilitem seu acesso e uso
  • Period: to

    Marco Fundamental (1627)

    O marco fundamental para o campo da Biblioteconomia foi a obra de Gabriel Naudé, Advis pour dresser um bibliothéque, em 1627, o primeiro manual para bibliotecários, que formalizou as bases conceituais da Biblioteconomia, abrindo caminho para a afirmação de importantes conceitos.
  • Period: to

    Gabriel Naudė (1643)

    Gabriel Naudé (1643) É considerado um dos principais teóricos da Bibliotecoomia.
    Em 1643, ele lançou um novo sistema de classificação na obra Bibliotheca Cordesiane Catalogus, que continha 12 classes: Teologia, Medicina, Bibliografia, Cronologia, Geografia, História, Arte Militar, Jurisprudência, Direito, Filosofia, Política e Literatura.
  • Period: to

    Jacques-Charles Brunet (1810)

    Jacques-Charles Brunet (1810) No Manuel du Libraire et de l'Amateur des Livres, publicado em 1810, A fim de facilitar a consulta ao manual, Brunet elaborou um sistema denominado Table méthodique com as respectivas classes que formam as outras cinco partes do livro: Teologia, Jurisprudência, História, Filosofia e Literatura. Esse sistema foi utilizado na Europa po
    r mais de um século, especialmente nos arranjos bibliográficos, nas listas dos livreiros e nas coleções particulares.
  • Primeiro uso do termo Biblioteconomia (1839)

    Primeiro uso do Termo Biblioteconomia (1839) O termo Biblioteconomia foi usado pela primeira vez, em 1839, na obra publicada pelo livreiro e bibliógrafo Léopold-Auguste-Constantin Hesse, intitulada Bibliothéconomie: instructions sur l'arrangement, la conservation e l'administration des bibliothéques.
  • Period: to

    Anthony Panizzi (1839)

    Anthony Panizzi (1839) Bibliotecário que junto com seus colaboradores elaborou as 91 regras de catalogação, denominadas Rules for the Compilation of the Catalog: Catalogue of Printes Books in British Museum, publicadas em 1839. As regras de Panizzi iriam influenciar muito as práticas de catalogação, de tal modo que uma de suas características é defendida até hoje: a valorização da folha de rosto.
  • Period: to

    Charles Ammi Cutter (1876)

    Charles Ammi Cutter (1876) Publicou em 1876 a obra Rules for a Printed Dictionary Catalog, código que continha 369 regras e o tornou conhecido como o "pai do catálogo dicionário". Sua tabela de notação de autores, a Tabela de Cutter, até hoje é usada pelas bibliotecas.
  • Period: to

    Melvin Dewey (1876)

    Melvil Dewey (1876) Inventou o Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD), tomando o universo como base para a divisão Para ordenar suas classes principais inspirou-se na classificação de Francis Bacon e, assim, desenvolveu um sistema para a classificação de livros usando classes decimais de 000-999, dividindo os livros de não ficção em 10 categorias.
    Dewey é considerado o "pai da Biblioteconomia moderna", tendo alterado a sua conotação de simples vocação para uma profissão moderna.
  • Period: to

    Primeiro curso de Biblioteconomia no mundo (1887)

    Primeiro Curso de Biblioteconomia no Mundo (1887) A primeira Escola de Biblioteconomia (Library School) foi criada por Melvin Dewey, criador do Sistema Decimal Dewey, na Columbia University, chamada Columbia School of Library Economy, em 1887.
  • Period: to

    Francis Bacon (1905)

    Francis Bacon (1905)
    Deu grande contribuição aos estudos modernos sobre classificação com a obra Chart of Learning, publicada em 1905. Dessa forma, o sistema de classificação usado até hoje pelas bibliotecas foi idealizado por Bacon em 1605, usado por Brunet em 1810, modificado por Harris em 1870 e adotado por Dewey em 1876, o qual serviu de base para o sistema de Classificação Decimal Universal, conhecido como CDU.
  • Period: to

    Primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil (1911)

    Primeiro Curso de Biblioteconomia no Brasil (1911) O primeiro Curso de Biblioteconomia do Brasil foi criado através do Decreto 8.835 de 11 de Julho de 1911, mas somente em abril de 1915 que se estabeleceu na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, fato que aconteceu pelo empenho de Manuel Cícero Peregrino Silva, então Diretor da Biblioteca Nacional.
  • Period: to

    Shiyali Ramamrita Ranganathan (1933)

    Considerado o maior bibliotecário do século XX .ele revolucionou a profissãoCriou o primeiro esquema de classificação facetado do mundo, baseado em Cinco Categorias Fundamentais (PMEST), cujo corpo teórico permanece até os dias de hoje. criou as cinco leis da Biblioteconomia: 1) Os livros são para serem usados; 2) Para cada leitor seu livro; 3) Cada livro para seu leitor; 4)Poupe o tempo do leitor, com o corolário: poupe o tempo dos profissionais; 5) A biblioteca é um organismo em crescimento.