Evolução de vestimenta

A evolução histórica do vestuário.

  • 500 BCE

    Idade Média

    Idade Média
    Na Idade Média, que vai dos séculos V a XV d. C., vai ser aqui que a história do vestuário conhece uma série de diferenciações e variações no que toca à costura. Nesta época que a habilidade dos artesãos vai fazer com que as roupas passem a ser mais refinadas, sendo assim costuradas de uma forma mais esmerada, inclusive com aplicação de jóias e de pedrarias. Por exemplo, muitas túnicas feitas de algodão, sobrepostas, faziam com que o nobre conseguisse passar um Inverno confortável.
  • 1501

    Renascimento

    Renascimento
    Este período vai ser muito importante na história do vestuário, isto porque, vai ser nesta época que vai surgir o conceito de moda. Isto vai acontecer porque a nobreza, principalmente a da corte de Borgonha ficava incomodada com a cópia das suas roupas que eram feitas e usadas pela classe social mais abastada, os burgueses.
  • Barroco

    Barroco
    Este período vai se caracterizar pelos excessos e a roupa não é exceção. O Barroco do século XVII caracterizou-se assim pelas roupas volumosas e pelo uso de rendas. Já no século a seguir, no século XVIII, com o iluminismo e a arte rococó, as roupas vão se encher de lacinhos, babados e flores.
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    A revolução industrial vem mudar mais uma vez a historia do vestuário, onde, na Inglaterra, podemos ver os burgueses a diferenciarem-se das demais classes sociais com a busca de roupas mais aprimoradas, e para tal, contratavam pessoas especializadas para conseguirem garantir a exclusividade do seu vestuário.
    Mas vai ser entre 1898 e 1910, que o vestuário vai ter a sua evolução, pois é nesta altura que se começa a produzir em massa, quer na Inglaterra como nos EUA.
  • Tempos atuais

    Tempos atuais
    Nos dias de hoje, podemos dizer que o mundo da moda, não só adotou a parte da diferenciação, como também a profissão de costureira persiste. Isto porque existe um inúmero de pessoas, independentemente das suas razões que não abrem mão de ter as suas roupas feitas à medida.
  • Moda autolimpante

    Moda autolimpante
    Não seria ótimo se as roupas se limpassem sozinhas? Pesquisadores australianos estão cuidando disso. Fibras naturais, como lã, seda e linho, foram revestidas com nanopartículas de dióxido de titânio – usado normalmente em pinturas e nos protetores solares. Quando as manchas são expostas à luz solar, o elemento decompõe a matéria orgânica e deixa o tecido intacto.
  • Roupa à prova de fogo

    Roupa à prova de fogo
    Feito de uma fibra especial, o macacão criado pela companhia Lamination Technologies, nos Estados Unidos, resiste à temperatura de 982 ºC. O modelo com somente uma camada de tecido protege o usuário de queimaduras sérias por cerca de 7 segundos. Se ele optar por usar o de duas camadas, vai estar protegido do fogo por 12 segundos. Assista abaixo ao vídeo em que um boneco testa a roupa especial.