A EVOLUÇÃO DO LIVRO

  • 1 BCE

    AS PRIMEIRAS ESCRITAS

    AS PRIMEIRAS ESCRITAS
    O homem sempre procurou resgistrar suas impressões, a partir de uma necessidade de comunicação. Nos primórdios documentava-se nas cavernas, através de figuras e desenhos rudimentares pelos homens primitivos, através de hieróglifos gravados em monumentos no Egito ou México ou por meio cuneiformes das civilizações da Mesopotânia, ou por meio dos caracteres ideográficos sino-janoneses.
  • 197

    A EVOLUÇÃO DA FORMA DE REGISTRO DACOMUNICAÇÃO

    A EVOLUÇÃO DA FORMA DE REGISTRO DACOMUNICAÇÃO
    Ao longo da história foram surgindo e evoluindo vários meios para o registro da expressão e de comunicação. A pedra foi a primeira forma de registro.
  • Jan 1, 600

    O PERGAMINHO

    O PERGAMINHO
    O pergaminho era usado pelos gregos, era feito de pele de carneiros e ovelhas, tratadas com cal e esticadas. Acredita-se que tenha surgido por volta do século 2 a.C. na cidade de Pérgamo (atualmente Bergama, na Turquia).
  • 700

    O PAPEL

    O PAPEL
    O papel foi inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta! A técnica, no entanto, foi guardada a sete chaves, pois o comércio de papel era bastante lucrativo.
  • Jan 1, 700

    PATROCINADORA

    PATROCINADORA
    A igreja católica foi a primeira patrocinadora e ao mesmo tempo censora do que poderia ou não ser copiado e assim passado às próximas gerações. Era de uso restrito. Logo ao fim de feudalismo as solicitações estenderam a quase todas as classes sociais e não apenas os monges.
  • Jan 1, 1315

    O LIVRO

    O LIVRO
    O meio mais antigo de aquisição cultural, e comunicação de documentação. Proporcionando o conhecimento, a forma de saberes. Transformando padrões culturais e difundindo regras sociais. A forma de conservar a memória e a história de civilizações.
  • Jan 1, 1450

    A PRIMEIRA IMPRESSÃO GRÁFICA

    A PRIMEIRA IMPRESSÃO GRÁFICA
    Com a procura grande e preço elevado o livro manual começou a perder a qualidade e a beleza e com texto de difícil compreensão. Assim, novos meios de produção foram procurados, o mais conhecido foi a invenção dos tipos móveis de Gutemberg o qual se originou de tecnologia chenesas, similares a carimbos.
  • A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PELA IMPRENSA

    A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PELA IMPRENSA
    A revolução chega ao livro, aprimorando e agilizando a sua produção e disseminação. Resultando no aumento significativo do número de publicações, tanto dos livros como dos periódicos, ocasionando uma explosão da informação. Durante os séculos XV, XVI, XVII E XVIII, não houve grandes mudanças no aspecto físico do livro, apenas aceleraram sua produção.
  • A ENCICLOPÉDIA

    A ENCICLOPÉDIA
    A enciclopédia foi desenvolvida a partir do século XVIII, a palavra vem do grego que quer dizer: educação circular, ou conhecimento geral. Um artigo de enciclopédia aborda, além da palavra, o próprio conceito e também o tema ou disciplina, tratando-os com profundidade, a fim de transmitir o conhecimento acumulado sobre esse tema.
  • TIPOGRAFIA MANUAL - TECNOLOGIAS DE IMPRESSÃO

    TIPOGRAFIA MANUAL -  TECNOLOGIAS DE IMPRESSÃO
    O livro moderno nasce de uma longa e rica história, evoluindo da escrita, do suporte, da aprendizagem, da observação, do conhecimento, da demanda...Os primeiros designers de livros foram os escribas egípcios que redigiam seus textos em colunas. No ocidente, no incício os livros eram produzidos todos manualmente, pelos monges. Os manuscritos iluminados e com iniciais ricas de desenhos coloridos eram solicitados pela nobreza da época.
  • INOVAÇÃO: INÍCIO DA COMPUTAÇÃO

    INOVAÇÃO: INÍCIO DA COMPUTAÇÃO
    Na década de 70 os computadores começaram a ser usados com fins para a diagramação de textos, devido ao custos, apenas editores de maior porte. A limitação se dava pelos altos preços do equipamento (hardware) e (software) em função do baixo número de empresas e profissionais envolvidos
  • INÍCIO DA MÍDIA DIGITAL

    INÍCIO DA MÍDIA DIGITAL
    Nos anos 80, com o início do domínio das mídias digitais e o desenvolvimento dos microcomputadores e maior número de profissionais (programadores), o surgimento de programas de computador especializados para tratamento de textos e imagens tornou-se o processo de diagramação mais eficiente.
  • INTERNET E A CHEGADA DO LIVRO VIRTUAL

    INTERNET E A CHEGADA DO LIVRO VIRTUAL
    A internet é um suporte de informação, uma ferramenta dominante que tornou a comunicação mais rápida, favorecendo o conhecimento. Disponibiliza suportes informacionais (eletrônico). Através das tecnologias de hoje em dia, se tem um novo padrão de de livro, os e-book, que ainda encontra-se em evolução.