3° Semana Embrionária

  • 1- Gastrulação: Formação das camadas germinativas

    1- Gastrulação: Formação das camadas germinativas
    Processo pelo qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embrionário trilaminar. Durante a gastrulação ocorrem alguns eventos importantes como a formação da linha primitiva, camadas germinativas, placa precordal e notocordal. Cada uma das três camadas germinativas dará origem a tecidos e órgãos específicos:
    • Ectoderma
    • Mesoderma:
    • Endoderma: .
  • Formação da Linha Primitiva

    Formação da Linha Primitiva
    No início da terceira semana a linha primitiva surge na extremidade caudal do embrião como resultado da proliferação e migração de células do epiblasto para o plano mediando do disco embrionário, constituindo o primeiro sinal da gastrulação. Na sua extremidade cefálica surge o nó primitivo, com uma pequena depressão no centro chamado fosseta primitiva e ao longo da linha forma-se o sulco primitivo. O aparecimento da linha primitiva torna possível identificar o eixo embrionário.
  • Formação do processo notocordal

    Formação do processo notocordal
    Células mesenquimais migram do nó e da fosseta primitiva formando um cordão celular mediano o .A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda que define o eixo , base de dormaçao do esqueleto axial e futuro local dos corpos vertebrais.
  • Formação do Alantóide

    Formação do Alantóide
    O alantóide é um anexo embrionário que surge por volta do 16° dia na parede caudal do saco vitelino. Durante a maior parte do desenvolvimento, o alantóide persiste como uma linha que se estende da bexiga urinária até a região umbilical, chamada de úraco, a qual nos adultos corresponderá ao ligamento umbilical mediano (figura 5).
  • 2- Neurulação: Formação do tubo neural

    2- Neurulação: Formação do tubo neural
    A formação da placa neural é induzida pela notocorda em desenvolvimento. Por volta do 18° dia, a placa neural se invagina ao longo do eixo central, formando o sulco neural mediano, com pregas neurais em cada lado. No fim da terceira semana, as pregas neurais. ...continue lendo (https://www.famema.br/ensino/embriologia/primeirassemanas3.php)
  • 3- Desenvolvimento dos somitos

    3- Desenvolvimento dos somitos
    Durante a formação da notocorda e do tubo neural, o mesoderma intra-embrionário se divide em: mesoderma paraxial, intermediário e lateral (contínuo com o mesoderma extra-embrionário) (figura 6 e 9). Próximo ao fim da 3° semana de gestação, o mesoderma paraxial diferencia-se e forma os somitos. No fim da 5° semana 42 a 44 pares de somitos estão presentes e avançam cefalocaudalmente dando origem à maior parte do esqueleto axial e músculos associados, assim como a derme da pele adjacente.
  • 4- Desenvolvimento do celoma intra-embrionário

    4- Desenvolvimento do celoma intra-embrionário
    No interior do mesoderma lateral e cardiogênico surgem espaços celômicos que se unem e formam o celoma intra-embrionário, dividindo o mesoderma lateral em duas camadas Camada parietal/ somática que cobre o âmnio
    Camada visceral/ esplâncnica que cobre o saco vitelino
    Somatople...continue lendo em (https://www.famema.br/ensino/embriologia/primeirassemanas3.php)
  • 5- Desenvolvimento do sistema cardiovascular

    5- Desenvolvimento do sistema cardiovascular
    No inicio da 3°semana começa a angiogênese no mesoderma extra-embrionário do saco vitelino, do pedículo do embrião e do córion. A formação dos vasos sanguíneos inicia-se com a agregação dos angioblastos – ilhotas sanguíneas. Pequenas cavidades vão se formando dentro das ilhotas, os angioblatos se achatam e originam o endotélio primitivo. Essas cavidades se unem formando redes de canais end... continue lendo em(https://www.famema.br/ensino/embriologia/primeirassemanas3.php)