A civilizacao egipcia um dos principais simbolos antiguidade oriental 562fcdbd9e8d3

Trabalho-Antiguidade Oriental:Rafael Rebouças nº 16

  • 7000 BCE

    O Começo

    O Começo
    O nome Mesopotâmia é uma designação geográfica (“entre rios”) que se refere a sua localização entre os rios Tigre e Eufrates. Os primeiros povos que ali chegarão eram comunidades agrícolas, que se estabeleceram lá pela abundância de água e pela extensa área fértil. Favorecidos pelos rios desenvolveram o comércio.
  • 6500 BCE

    Surgimento dos Canais

    Surgimento dos Canais
    Por causa da água que, nos meses de primavera, subia acima do normal foram construídos vários canais e duques para evitar inundação. A construção dessas obras demandava de muitos trabalhadores, o que elevou ao surgimento de diversos grupos urbanos que disputavam o controle da água.
  • 4000 BCE

    O Problema do Sal

    O Problema do Sal
    Um problema vivido pelos mesopotâmicos era a salinização dos rios, que explica o surgimento das primeiras cidades. Por volta desta época houve a revolução urbana.
  • 3750 BCE

    O Crescimento do Campo

    O Crescimento do Campo
    As cidades estavam vinculadas aos campos. O aperfeiçoamento dos sistemas de irrigação levou a aumento da produtividade no campo, até com excedentes, enquanto as cidades ofereciam seus serviços e trabalhos especializados.
  • 2350 BCE

    O Primeiro Império

    O Primeiro Império
    Sob a liderança de Sargão de Akkad, deu-se a unificação entre os sumérios e acadianos, surgiu o primeiro império.
  • 2004 BCE

    O Domínio

    O Domínio
    As regiões da Suméria e da Acádia assistiram à ascensão da Babilônia que, consequentemente, empregou seu nome a toda área sob sua influência.
  • 1792 BCE

    Disputas

    Disputas
    A Mesopotâmia passa a viver uma nova era de disputas entre cidades que buscavam a impor sua hegemonia sobre as demais. Até a ascensão da Babilônia e o domínio por Hamurábi
  • 1780 BCE

    Governo de Hamurabi

    Governo de Hamurabi
    O governo de Hamurabi focou no fortalecimento das fronteiras, dedicou-se á recomposição econômica e social do reino.
  • 1749 BCE

    Código de Hamurábi

    Código de Hamurábi
    A principal realização politica e social desse período foi o Código de Hamurábi, uma lei que todo o império Babilônico deveria seguir.
    O objetivo principal do Código era unificar todo o reino babilônico através de um conjunto de leis comuns. Para isso, o rei Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.
  • 1100 BCE

    Militarização dos Assírios

    Militarização dos Assírios
    Os Assírios que, habitavam a região norte da Mesopotâmia, por volta deste século que estavam se militarizando fortemente.
  • 729 BCE

    Relação entre Babilônios y Assírios

    Relação entre Babilônios y Assírios
    O domínio imposto sobre os Babilônicos demostrava, por parte dos Assíria, uma importante organização militar imposta sobre os vizinhos que tinham uma relação quase sempre hostil.
  • 703 BCE

    Assírios X Babilonios

    Assírios X Babilonios
    Os Assírios conquistaram toda a área do Golfo até o mediterrâneo. Com o objetivo de conseguir vantagens comerciais.
  • 701 BCE

    Assírios - Economia

    Assírios - Economia
    A principal fonte financeira dos Assírios era estas vantagens comerciais, e desta forma eles se fortaleceram ainda mais e empreenderam novas campanhas.
  • 539 BCE

    Dominação da Mesopotâmia

    Dominação da Mesopotâmia
    Durante a antiguidade, a região da Mesopotâmia foi marcada por
    um grande número de conflitos, dentre eles o destaque foi a dominação dos Persas sob a liderança do rei Ciro, os exércitos persas empreenderam a formação de um grande Estado centralizado e assim dominaram toda a região da Mesopotâmia.
  • 330 BCE

    Queda do Império Persa

    Queda do Império Persa
    Após a dominação da Mesopotâmia, os Persas unificaram todo o povo e ampliaram as fronteiras em direção à Lídia e ás cidades Gregas da Ásia menor, dominando assim diversas áreas, incluindo o Egito. Contudo, o império sucumbiu perante o poderio de Alexandre, O Grande, da Macedônia. Gregos e Macedônios sobre o comando de Alexandre, O Grande invadiram e destruíram o Império Persa que já estava enfraquecido.
  • 70 BCE

    Disseminação do Povo Hebreu

    Disseminação do Povo Hebreu
    Após os diversos domínios sofridos pelo povo Hebreu, um duro golpe foi aplicado pelos Romanos, que assim destruíram o templo de Jerusalém. Após esse episódio, os Hebreus se disseminarão pelo mundo mantendo assim sua forte identidade tanto cultural como religiosa, apesar de não ter um território, eles trouxeram a sua cultura e religião a todo o mundo.