Tecnologias da Educação

  • 100,000 BCE

    Comunicação oral

    Comunicação oral
    A linguagem oral era a única forma de transmissão de conhecimentos. Pesquisadores não sabem precisar o início da comunicação oral, estima-se que há milhões de anos. A data colocada na linha do tempo foi a aceitável pelo aplicativo.
  • 6000 BCE

    Origem da linguagem escrita

    Origem da linguagem escrita
    A escrita propiciou o registro dos conhecimentos. Os primeiros registros gráficos do pensamento humano foram encontrados em materiais como paredes de cavernas, ossos, pedras e peles de animais. Com a possibilidade da escrito do conhecimento já conhecido, os seres humanos puderam desenvolver o processo científico.
  • 3000 BCE

    Criação do papiro

    Criação do papiro
    No antigo Egito. Feito com folhas. Foi a base para a evolução do papel que conhecemos hoje. Com a criação do papiro, as informações puderam ser registradas, transportadas e organizadas com maior praticidade.
  • 2607 BCE

    Criação da tinta para escrita

    Criação da tinta para escrita
    Criada por um chinês. Consistia em uma mistura de fuligem de madeira de pinho misturada com óleo e gelatina feita da pele de um animal. A criação da tinta foi importante para elaboração e registro de estudos bem como para a arte.
  • 2000 BCE

    Invenção do papel

    Invenção do papel
    O papel como conhecemos hoje é obra do chineses. O papel se popularizou e sua produção foi intensificada no século XIII na Europa. Ainda hoje o papel é muito utilizado na educação, na produção de materiais didáticos, paradidáticos e de papelaria que dão suporte ao trabalho dos educadores e também dos alunos.
  • 200 BCE

    Origem do Pergaminho

    Origem do Pergaminho
    Feito com pele de animais. Muito usado pela nobreza e senhores ricos para registro de seus bens.
  • 1450

    Tecnologia de impressão gráfica

    Tecnologia de impressão gráfica
    Em Gutemberg na Alemanha, a descoberta da nova tecnologia de impressão gráfica que iria revolucionar a cultura e os costumes desde então. Este invento contribuiu para ampliar a circulação de impressos.
  • 1450

    Criação de impressos como jornais, revistas e livros.

    Criação de impressos como jornais, revistas e livros.
    No século XV foram criados impressos como jornais, livros e revistas que contribuíram para democratizar a informação e serviram e ainda são usados em atividades educativas e para difusão do conhecimento.
  • 1545

    Invenção do lápis

    Invenção do lápis
    Vem da Grã Bretanha o registro no primeiro lápis. Formando uma trinca afinada com o papel e a borracha em sala de aula, auxilia os estudantes a desenvolver suas ideias.
  • Projetor de imagem

    Projetor de imagem
    A princípio usado na arte cinematográfica, mas também apropriado nos espaços educacionais. Foram criados derivados como o projetor de slides, o retroprojetor e hoje o projetor digital. Muito útil para variar a exposição dos conteúdos da aula.
  • Criação da internet

    Criação da internet
    Nos Estados Unidos. A princípio chamada de Arpanet, interligada laboratórios de pesquisa de universidades americanas. Muito importante para transmissão e acesso a informação e conhecimento.
  • Início da industria de computadores pessoais

    Início da industria de computadores pessoais
    O uso dos computadores pessoais alinhados a internet ajudou no processo de pesquisa dos estudantes e no desenvolvimento da sua autonomia. E também dos professores no processo de busca para desenvolver suas aulas. Os softwares modificaram a forma como os alunos, principalmente no meia acadêmico, apresentam seus trabalhos. Fora o acesso a aplicativos educacionais que podem despertar maior interesse e interatividade dos alunos.