-
Wayne Hodgins
Ao observar seus filhos brincando com Lego, o professor e pedagogo Wayne Hodgins, percebeu que o Lego também exercitava as áreas distintas do cérebro. -
PRIMEIROS ESTUDOS
Wayne Hodgins passou a estudar e procurar uma forma de educação em que “toda a informação existe, da menor e melhor maneira possível”. E assim foram elaborados estudos sobre metodologias e glossários para definir esse novo meio. Foi criado os Blocos LEGO de estrategia de aprendizagem e os Blocos de conteudo de aprendizagem. -
OS OBJETO DE APRENDIZAGEM
Wayne Hodgins criou o termo “objeto de aprendizagem” que foi usado para se mencionar qualquer componente (imagem, documento, vídeo, etc) com o intuito de ser reutilizado em diferentes realidades. E assim ficou considerado como o “pai” dos objetos de aprendizagem. -
DEFINIÇÃO
Wiley(2000) definiu os objetos de aprendizagem como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para dar suporte à aprendizagem. -
DESENVOLVIEMENTO DOS OBJETOS DIGITAIS
Precisa identificar as características dos alunos e professores que serão usuários do material, além de desenvolver design instrucional e design geral dos módulos, interação de equipes, scripts e roteiros, produção de objetos de aprendizagem, guia do professor e a publicidade dos módulos. -
CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS DIGITAIS
Deve apresentar as seguintes: reutilização, acessibilidade, modularidade, interoperabilidade, produção colaborativa e interação, além de ser um objeto flexível. -
RIVED
A Rede Internacional Virtual de Educação (Rived), possui inúmeros objetos de aprendizagem, com diversos formatos. -
Jogos Digitais
Possui regras e desafios que faz com quer os jogadores assimilem conceitos, conhecimentos e habilidades, além da superação dos desafios em busca do objetivo principal e a motivação dos aprendizes. -
PORTAL DO PROFESSOR
É um repositório que sempre está atualizando novos projetos com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. Como por exemplo: a web educacional, fundação pensamento digital. -
Banco Internacional de Objetos Educacionais
Possui 19.842 objetos publicados, com acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. -
EXPANSÃO DOS OBJETOS DIGITAIS
Atualmente, são usados por maioria das pessoas e são de suma importância para educação, pois permite aprender de forma diferente e muito mais agradável, onde professores e alunos são autônomos e constrói os conhecimentos juntos.