Voce sabe como era a saude publica no brasil antes do atual sus

A História da Saúde Pública no Brasil (1521 - 1990)

  • 1521

    Brasil Colônia

    Brasil Colônia
    D. Manoel instaura o regulamento do cargo de físico-mor e do cirurgião-mor, responsáveis pela saúde e higiene de Portugal e seus domínios e pela fiscalização de cirurgias, respectivamente.
  • 1543

    Brasil Colônia

    Brasil Colônia
    A Santa Casa da Misericórdia, foi a primeira instituição hospitalar do Brasil, criada em 1543 em Santos, prestando serviços de forma filantrópica por cristãos.
  • Brasil Colônia

    Brasil Colônia
    Fundação do cargo de Provedor-Mor de Saúde da Corte e do Estado do Brasil que, em conjunto com os delegados, deveriam preservar a saúde da Corte e do Estado do Brasil.
  • Brasil Colônia

    Brasil Colônia
    Criação da Junta de Instituição Vacinica da Corte, pelo físico-mor e intendente geral da polícia, que tinha como função a campanha da vacina antivariólica.
  • Brasil Império

    Brasil Império
    Elaboração da lei de Municipalização dos Serviços de Saúde, na qual os serviços designados ao físico-mor, cirurgião-mor e aos delegados passam para as Juntas Municipais. Além disso, neste período, ocorreu a criação da Inspeção de Saúde Pública do Porto do Rio de Janeiro
  • Brasil Império

    Brasil Império
    Criação do Instituto Vacínico do Império, através do decreto n. 464, de 17 de agosto de 1846, para atuar contra as epidemia.
  • Brasil Império

    Brasil Império
    Em consequência das epidemias estimuladas pela Revolução industrial, o governo brasileiro formulou decretos (Decreto nº 598, de 14/9/1850) e artifícios monetários para prestar auxílio aos enfermos.
  • Brasil Império

    Brasil Império
    Normatização da Lei que criou a Junta Central de Higiene Pública, subordinada ao Ministro do Império.
  • República Velha

    República Velha
    Oswaldo Cruz foi nomeado o Diretor geral de saúde pública, o que corresponde, atualmente, ao cargo de Ministro da Saúde. Além disso, Oswaldo Cruz investiu em uma campanha de vacinação compulsória.
  • República Velha

    República Velha
    A vacina e a revacinação contra varíola se tornou obrigatória através do decreto nº 1.261, de 31/10/1904. Neste cenário, em conjunto com a campanha de vacinação compulsória, feita por militares através de coerções de diversas naturezas, houve a Revolta da Vacina.
  • República Velha

    República Velha
    Criação do Departamento Nacional de Saúde Pública por Carlos Chagas responsável por medidas de Saneamento e informação sobre a saúde. A reforma de Carlos Chagas foi a primeira reforma sanitária a qual permitia a intervenção do poder central nos serviços estaduais.
  • República Velha

    República Velha
    Início da Previdência Social através das caixas de aposentadoria e pensão através da lei Eloy Chaves. Nesse contexto, ocorrem as relações entre os setores público e privado que serão conservadas no Sistema Único de Saúde.
  • Era Vargas

    Era Vargas
    Criação do Ministério do trabalho e organização das caixas de aposentadoria e pensão (CAPs) que se tornaram institutos de aposentadoria e pensão (IAPs).Além disso, três subsistemas vinculados ao poder público forma criados:
    ○ Saúde pública
    ○ Medicina do trabalho
    ○ Medicina previdenciária
  • Era Vargas

    Era Vargas
    Criação da Divisão de Organização Sanitária; Divisão de Organização Hospitalar; Instituto Oswaldo Cruz; Serviço Nacional de Lepra; Serviço Nacional de Tuberculose; Serviço Nacional de Febre Amarela; Serviço Nacional de Malária; Serviço Nacional de Peste; Serviço Nacional de Doenças Mentais e etc. (Decreto Lei nº 3.171, de 2/4/1941).
  • República Populista

    República Populista
    Fundação do primeiro Conselho de Saúde por William Wech, considerado o marco inicial da saúde pública moderna. Dessa forma há o reconhecimento do governo acerca da importância da saúde do povo no que concerne à seção econômica.
  • República Populista

    República Populista
    Criação do Ministério da Saúde através do decreto nº 34.596, de 16 de novembro de 1953 (Lei nº 1.920, de 25/7/1953).
  • Ditadura Militar

    Ditadura Militar
    Em 1975 foi sancionada a lei que criava o Sistema Nacional de Saúde e definia a competência de seus componentes. Além disso, houve a criação da organização do Sistema de vigilância Epidemiológica.
  • Ditadura Militar

    Ditadura Militar
    Foi criado o INAMPS incorporando o IPASE que junto com o fundo de apoio ao trabalhador rural (Funrural) e Legião Brasileira de assistência (LBA) formaram o INPS. A partir da segunda metade da década de 1970 um movimento social contendo diversas instituições acadêmicas, entidades comunitárias, profissionais e sindicais fizeram um movimento que tinha como objetivo uma nova reforma sanitária e a implementação do SUS.
  • Ditadura Militar

    Ditadura Militar
    Foi formulada pelo Cebes a proposta do SUS com um conjunto de princípios e diretrizes para sua criação.
  • Brasil Atual

    Brasil Atual
    Houve um debate durante a 8° Conferência Nacional de Saúde. Desse debate saiu a inspiração para o capítulo de "Saúde" na constituição brasileira que viria em 88 permitindo a implantação do SUS. Além disso, houve a criação do personagem Zé Gotinha, símbolo da luta contra a poliomielite.
  • Brasil Atual

    Brasil Atual
    Elaboração da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, que expunha a saúde como direito de todos e dever do Estado. Suas diretrizes englobavam a descentralização, com direção única em cada esfera de governo atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
    participação da comunidade.
  • Brasil Atual

    Brasil Atual
    Criação do Sistema Único de Saúde (SUS) através da lei nº 8.080, de 19/9/1990.