Relação entre humano-religião-deus

  • 4000 BCE

    Sumérios

    Os sumérios eram politeístas (acreditavam na existência de vários deuses). As divindades sumérias eram ligadas a natureza (Sol, chuva, vento, trovão) e também aos sentimentos (ódio, amor, tristeza, felicidade).Os Deus eram representados de maneira hierarquica e eram homenagiados por intermédio de rituais de sacrifícios.
  • 3000 BCE

    Egito

    A vida no Egito era profundamente influenciada pela religião. Eles davam grande atenção aos deuses e aos mortos,eram politeístas e suas cerimônias tanto podiam ser patrocinadas pelo Estado (oficial), como ser espontâneas (popular).Faraó era considerado um deus vivo, com autoridade absoluta, apenas altos dirigentes e chefes de províncias podiam questionar algumas ordens do faraó.Adoravam a figura de deuses em forma de animais.
  • 3000 BCE

    Hinduísmo

    Os hindus são politeístas.É comum entre os hinduístas a prática de cantoria, meditações e recitação de textos religiosos. Normalmente, os rituais envolvem oferendas aos deuses, cultuados em forma de imagens e meditações.A crença na reencarnação é baseada no Karma, uma lei moral de causa e efeito, a reencarnação é o ciclo contínuo de renascimento a que estamos submetidos, chamado Samsara, o qual termina quando se atinge o Nirvana.Uma alma pode reencarnar sob diversas formas(animais e vegetais).
  • 2000 BCE

    Gregos

    Os deuses gregos eram imortais, porém apresentavam várias características dos seres humanos. Faziam coisas boas e ruins. De acordo com a crença grega, estes deuses viviam no monte Olimpo e possuíam poderes.Cada cidade possuía uma deus protetor, este deus tinha um templo. Para agradar estes deuses, faziam oferendas, orar e sacrificar animais.Os gregos consultavam os oráculos. Nestes oráculos ficavam as pitonisas que, através de sinas da natureza, ofereciam respostas aos que a consultavam.
  • 1900 BCE

    Babilônicos

    Os babilônicos tinham um grande conhecimento astronômico.Eram politeístas com deuses ligados à natureza, chamados de "animais-humanos", principalmente leões com asas de águia. Este leão alado, muito encontrados nos objetos artísticos, é um símbolo deste povo. Eles são vistos nas pinturas, em combate com o deus protetor da cidade, Marduque.Os “animais-humanos” são assim chamados pois, no Antigo Testamento,eles são descritos como entes fantásticos com expressões humanas e corpos de animais.
  • 1800 BCE

    Judeus

    Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida.O livro sagrado dos judeus é o Torá,revelado diretamente por Deus.Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas.Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes.Na tradição judaica a leis para que não se inflija qualquer sofrimento desnecessário aos animais.
  • 800 BCE

    Vikings

    Os Vikings não eram extremamente religiosos, sendo o culto aos deuses realizado em épocas específicas.Um exemplo de festival religioso dos nórdicos era o Álfablót, que é visto como festival de cura ou de celebração dos ancestrais. Os vikings acreditavam em seres míticos, como elfos e anões , além de gigantes e dragões.O fim do mundo para os nórdicos aconteceria no chamado Crepúsculo dos deuses(Ragnarök), no qual os deuses seriam destruídos, assim como parte do universo, após uma batalha final.
  • 563 BCE

    Budísmo

    O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico,criado por Buda.Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus.Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a ideia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material.Esta ideia é conhecida como carma,ao enfrentar os sofrimentos da vida o espírito pode atingir o estado de nirvana e chegar ao fim.
  • 391

    Cristianismo medieval

    Na visão crista,não era o indivíduo, mas o Criador que determinava o que constituía a felicidade. Assim, a razão que não fosse iluminada pela revelação era errada ou inadequada, pois Deus havia revelado as regras da vida individual e social.Os pensadores distinguiam o reino da graça do reino mundano, o mundo superior de perfeição do mundo inferior de imperfeição. Os valores morais vinham do mundo superior, que era também o destino dos fiéis.
  • 570

    Islamismo

    O Islã é uma religião monoteísta, baseada nos ensinamentos religiosos do Profeta Maomé e na escritura sagrada do Alcorão. Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão.A mensagem do Islã caracteriza-se pela sua simplicidade, onde para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadã, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
  • 1525

    Candomblé

    Os seguintes desta religião são monoteístas e pra eles não existe o inferno, todos vão para o céu.A religião do Candomblé trabalha os problemas da vida na terra, da felicidade dos seres e da preservação das forças da natureza neste mundo. Neste sentido são religiões preocupadas com a conexão entre o passado, presente e futuro dos seres da natureza na terra.Nesta religião acredita-se nas energias e durantes as homenagens são feitos pedidos de revitalização destes antepassados nos praticantes.
  • Bibliografias

    todamateria.com.br/hinduísmo/
    historiadomundo.uol.com.br/viking/
    suapesquisa.com/grecia/religião.htm
    suapesquisa.com/budismo/
    afreaka.com.br/notas/candomble-origem-significado-e-funcionamento/
    historiadomundo.uol.com.br/religiao-sumeria.htm
    infoescola.com/arte/arte-babilonica/
    oridesmjr.blogspot.com.br/2012/12/a-visao-de-mundo-medieval.html
    monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/egito-antigo.htm
    brasilescola.uol.com.br/religiao/judaismo.htm
    gazetadebeirute.com/a-origem-do-islamismo.htm