Depositphotos 84798256 stock illustration organic chemistry emblem

História da Química Orgânica

  • 1 CE

    O fogo

    O fogo
    A primeira utilização de compostos orgânicos pelo homem foi na descoberta do fogo; quase tudo que sofre combustão é um composto orgânico. Em resumo, toda a vida é baseada no carbono, desde o combustível que queimamos, até a constituição do nosso próprio corpo.
  • 2

    Remédio Natural

    Remédio Natural
    China antiga desenvolve matérias naturais para o tratamento de doenças
  • Compostos Orgânicos e Inorgânicos

    Compostos Orgânicos e Inorgânicos
    Torbern Olof Bergman, um químico sueco. Trata-se de um ramo que é responsável por estudar os compostos que são extraídos dos organismos vivos.
    Bergman definiu:
    -Compostos orgânicos: compostos extraídos dos organismos vivos, vegetais e animais.
    -Compostos Inorgânicos: compostos extraídos do reino mineral.
  • Elementos organoides

    Elementos organoides
    Lavoisier, Verificou que a combustão de todo composto orgânico originava sempre gás carbônico e água, com isso deduziu que as plantas e os animais continham o elemento carbono, e também poderiam ter hidrogênio e oxigênio e, às vezes, nitrogênio, enxofre e fósforo. Esses elementos foram chamados de elementos organóides (isto é, geradores dos seres vivos). Lavoisier estava interessado em saber como é que estes elementos poderiam originar os compostos orgânicos.
  • Força Vital

    Força Vital
    Berzelius com a teoria do vitalismo, que se baseava na ideia de que os compostos orgânicos necessitam de uma força maior, que seria a vida, para que fossem sintetizados.
    -Compostos orgânicos: compostos que poderiam ser obtidos a partir de organismos vivos. Uma “força vital” era necessária para a síntese de um composto orgânico.
    -Compostos inorgânicos: originados de fontes não-vivas, como minerais.
  • Ureia

    Ureia
    O primeiro elemento que foi recriado em laboratório foi a ureia. O químico Friedrich Wohler desenvolveu uma amostra de ureia em laboratório a partir do aquecimento do cianato de amônio. Este procedimento ficou conhecido como síntese e Wohler e pôs fim a teoria da força vital.
    Wöhler e Berzelius: dois materiais claramente diferentes tem a mesma composição. Criaram o termo isomerismo.
  • Teoria Estrutural

    Teoria Estrutural
    1º) Tetracovalência constante: Nos compostos orgânicos, o carbono é sempre tetracovalente, exercendo 4 ligações.
    2º) As quatro valências do carbono são iguais: Esse postulado explica por que existe um só clorometano,pois, qualquer que seja a valência que o carbono troque com o cloro,obtém-se um só composto.
    3º) Encadeamento constante. Os átomos de carbono podem unir-se entre si formando cadeias carbônicas.
    4º) Ligações entre átomos de carbono
  • Acetileno

    Acetileno
    Berthelot sintetizou o acetileno e obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno, que confirma a derrubada da Teoria da Força Vital.
    Reação em que se verifica que uma solução de fenol amoniacal tratada com hipoclorito de sódio fica com uma forte cor azul.
  • Ligações Químicas

    Ligações Químicas
    Lewis - deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos através do compartilhamento de um par de elétrons por dois átomos.
  • Química Ogânica

    Química Ogânica
    A química orgânica foi fundamental para o desenvolvimento científico e industrial durante o século XX. Em especial, a descoberta do petróleo e a possibilidade de fracioná-lo em porções menores tornou o progresso da humanidade extremamente rápido.