Química orgânica 1

Química Orgânica

  • Descoberta da Química Orgânica

    Descoberta da Química Orgânica
    O termo foi utilizado pela primeira vez pelo químico sueco Torbern Olof Bergman. Neste período, a química orgânica se referia ao estudo de compostos retirados diretamente da natureza, Torbern dividiu a química orgânica em: Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos, Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.
  • Lavoisier e a origem dos compostos orgânicos

    Lavoisier e a origem dos compostos orgânicos
    O químico Lavoisier verificou que a combustão de todo composto orgânico originava sempre gás carbônico e água, com isso deduziu que as plantas e os animais continham o elemento carbono, e também poderiam ter hidrogênio e oxigênio e, às vezes, nitrogênio, enxofre e fósforo. Esses elementos foram chamados de elementos organóides (isto é, geradores dos seres vivos). Estava interessado em saber como é que estes elementos poderiam originar os compostos orgânicos.
  • Teoria da Força Vital

    Teoria da Força Vital
    Jons Jacob Berzelius em 1815 formulou a teoria da força vital, segundo ele somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos. Isto queria dizer que era impossível sintetizar uma substância orgânica.
  • Início da queda da Teoria da Força Vital

    Início da queda da Teoria da Força Vital
    Após várias tentativas, Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.
    Ele obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital. A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.
  • Fabricação Corante Orgânico

    Fabricação Corante Orgânico
    Em 1856 o químico inglês William Perkin, ao tentar fabricar o quinino, fabricou acidentalmente o corante orgânico conhecido como mauveína. Devido ao grande sucesso financeiro dessa descoberta, o interesse nos estudos em química orgânica aumentou significantemente
  • Redefinição da definição de Química Orgânica

    Redefinição da definição de Química Orgânica
    Friedrich August Kekulé concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono. Entretanto, é importante frisar que nem todos os compostos que contêm carbono são orgânicos, mas todos os compostos orgânicos contêm carbono.
  • Queda total da Teoria da Força Vital

    Queda total da Teoria da Força Vital
    Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital.
  • Criação da dinamite

    Criação da dinamite
    Em 1866, Alfred Nobel desenvolveu a dinamite. Ao experimentar adicionar à nitroglicerina a alguns aditivos e substâncias mais diversas, até que um tipo de argila viria promover a estabilidade necessária à nitroglicerina, transformando um líquido altamente instável em um composto sólido e maleável.
  • Experimento de Urey-Miller

    Experimento de Urey-Miller
    Realizado sob a supervisão de Harold Urey, quando estavam na Universidade de Chicago. Num recipiente projetado para ser uma versão artificial da atmosfera terrestre primitiva -uma mistura de hidrogênio, água, amônia e metano- dispararam cargas elétricas para simular o efeito de raios, após uma semana, resultou no surgimento espontâneo de glicina e a alanina que são aminoácidos -moléculas orgânicas complexas que servem de tijolos para as proteínas, substâncias da qual a vida depende para existir.
  • Atualmente

    Atualmente
    Sobre a Química orgânica do século XXI, é importante ressaltar que é possível sintetizar qualquer substância química, graças à modernização das técnicas de laboratório. Desde fins do século XIX até hoje, a Química Orgânica teve uma evolução muito grande, isso pode ser comprovado, por exemplo, pelo número de compostos orgânicos conhecidos atualmente: cerca de 18.000.000 de compostos.