Povos antigos e suas relações -homem,religião e natureza.

  • 3100 BCE

    Egito

    Os egípcios eram politeístas sendo muito influenciados pela sua religião. Os animais eram considerados as encarnações dos deuses, por isso toda a adoração imposta sobre eles. Além de animais as forças que a natureza oferecia também eram apreciadas. Os deuses podiam ser representados por humanos, animais ou a mescla dos dois. Um rito comum era a mumificação que preservava o corpo do morto caso sua alma voltasse a possuí-lo.
  • 3100 BCE

    Suméria

    Um dos maiores feitos reconhecidos da Suméria foi a escrita, que criou possibilidades para contos, ritos, poesias, etc. As práticas religiosas foram moldadas com o tempo e pelas crenças pessoais de cada um. Oque se acreditava era que acontecimentos naturais eram causas dos deuses, por exemplo um terremoto era a causa da fúria de uma divindade. Acreditavam que as doenças eram demônios que entravam no corpo da pessoa e que os remédios eram formas de afastá-los.
  • 1750 BCE

    Babilônia

    Esse povo seguia o politeísmo sendo que cada cidade-estado possuía sua divindade. Essas divindades eram sempre ligadas as suas cidades-estado. Monimentos em forma de pirâmide eram construídos em homenagem aos deuses. Os babilônios tinham como ética a bondade e sinceridade, a lei e a ordem, a justiça e a igualdade. Todos temiam a morte pois não existia recompensa para ninguém, não existia ideia de paraíso.
  • 1100 BCE

    Gregos

    A mitologia grega era rica porque haviam deuses e heróis divinos que por si participaram de aventuras contadas em ritos. Os deuses tinham defeitos e qualidades, isso os espelhavam com os humanos. A educação atingia até as classes mais baixas, com intuito de ensinar a pessoa a cuidar de seu corpo e mente. Os gregos eram evoluídos em questões políticas e sociais
  • 1000 BCE

    Romanos

    Com o surgimento do catolicismo o povo começou a seguir as doutrinas e essa religião ganhou espaço suficiente para virar a religião oficial. A população era incentivada a aproveitar os tempos de paz, até ritos eram feitos para melhorara a vida amorosa da população que era levada a sério. O povo romano era formado de diversas culturas e mulheres e escravos possuíam mais direitos do que eram dados a eles em outros povos.
  • 701 BCE

    VIII-XI Vikings

    As famílias eram muito importantes, havendo até rivalidades e vinganças entre elas. Eles associavam os deuses com as ações e coisas do cotidiano. Eles acreditavam que o mundo era dividido em nove andares e que nenhum deus era totalmente bom ou mal e que o mundo não se tratava de briga entre bem e mal e sim entre caos e ordem. Eles valorizavam a morte e faziam ritos para os mortos. Os vikings davam importância aos guerreiros e um símbolo de riqueza era possuir uma espada adornada.
  • 1300

    XIII Incas

    Eles eram crentes fiéis e acreditavam que Sol e a lua como entidades que concediam benção para colheitas, guerras, etc. Eles construíram diversos templos para suas divindades. Haviam sacrifícios humanos e animais. Era importante para eles que os sacrifícios estivessem saudáveis e bem fisicamente para entregar o melhor aos deuses. Eram normalmente sacrificados grupos recentemente dominados pelos Incas. O povo inca tinha em cada mês do calendário um festival diferente a comemorar.
  • 1301

    XIV-XVI Astecas

    Eram politeístas e uma de suas principais crenças era de que se o sangue de uma pessoa não fosse oferecido ao Sol a Terra ia parar de funcionar. A religião fazia parte até do ensinamento dos nobres. Os astecas tinham um bom conhecimento com plantas e relacionavam as doenças e suas curas como causa dos deuses.