-
1440
Prensa de tipo móvel Gutemberg
Permite a ampliação da disseminação do conhecimento. -
Lousa
Permite uma educação mais visual. -
Mimeógrafo
Permite a distribuição de cópias. -
Retroprojetor
Ajuda professores a escrever suas lições antes das aulas sem ter que preencher diversas lousas. -
Laboratório de línguas
Permite o aprendizado por repetição. -
Máquina de ensinar
Dispositivo que permitia ao aluno seguir no seu próprio ritmo e tinha corno intenção liberar o professor para debater os conteúdos. -
Fotocopiadora
Permite cópias automáticas, substituindo o mimeógrafo, diminuindo a sujeira e economizando tempo. -
Calculadora de mão
Redução das calculadoras que antes eram objetos de mesa. -
Computador
Iniciam-se discussões sobre uso do computador para o ensino de física na Universidade Federal de São Paulo e ainda nesta década 3 computador passa a ser usado em outras universidades federais brasileiras. -
Telecurso
Aulas na TV: começa um programa com conteúdos para o ensino nédio e posteriormente avança para fundamental e para a população que não havia concluído os estudos. -
Calculadora gráfica
Facilitar a resolução das equações. -
Enciclopédias em CD-ROM
Um único disco armazenava uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer recursos multimídias como vídeos e fotos. -
World Wide Web
Tim Berners Lee cria o sistema que utiliza o Hipertexto para funcionar na Internet e é usado para ligar páginas web e transferir dados -
Lousa interativa: aula multimídia
O mode o tradicional ganha um concorrente com computador e a tela sensível ao toque. -
Facebook: rede social
Os americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Savarin criam a rede social na Universidade de Harvard. -
Youtube: popularização dos vídeos
Site abre espaço para que educadores compartilhem conteúdo, incluindo o Khan Academy, com estudantes de todo o mundo. -
Smartphones e tablets: aprendizado móvel
Dispositivos móveis permitem a interação, produção e consumo de material de fotos, textos e vídeos em tempo real. -
Aplicativos: aula personalizada
Aplicativos permitem estudar em qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com o ritmo do aluno. Dados medem desempenho individual e traçam planos específicos de aula.