Img 20210310 wa0038

Linha do tempo sobre educação dos surdos

  • 800 BCE

    Grécia antiga

    Grécia antiga
    Os gregos acreditavam que ao nascer surdo, esse tipo de pessoa não pensava, não sentiam, não tinha utilidade alguma para participar da vida em sociedade.
  • 1000

    Idade media

    Idade media
    Durante a idade media os filhos surdos erem proibidos de receberem herança, sendo assim ela era destinada a igreja, aparti disso se deu mais importância ao dinheiro, sendo assim tentaram educar os filhos surdos
  • 1520

    Ponce de leon

    Ponce de leon
    Ponce de leon (1520-1584) foi considerado o primeiro Professor de surdos que se tem registro na história, ele se destacou no ensino de surdos da nobreza espanhola, seu principal objetivo era ensinar seus alunos a falar para que tivessem direito a herança.
  • Charles Michel de l'Épée

    Charles Michel de l'Épée
    Fundador d primeira escola para surdos no mundo, ele dava ênfase a língua de sinais francesa, l'Épée mostrava que mesmo sem falar, os surdos eram humanos, partindo dessa perspectiva ele buscou passar a linguagem dos surdos de individual para coletiva.
  • Samuel Heinick

    Samuel Heinick
    Samuel Heinick (1727-1790) acreditava que a única ferramenta a ser usada na educação de surdos deveria ser a palavra falada, argumentava que permitir aos estudantes surdos usa a língua de sinais atrasava o seu pregresso na fala, ele acreditava que quanto mais os surdos utilizassem sinais para se comunicar, menos eles desenvolviam a oratória.
  • Thomas gallaudet

    Thomas gallaudet
    Thomas gallaudet (1787-1851) foi responsável por formar a primeira escola para surdos nos Estados Unidos, e em decorrência da elevação da escolarização dos surdos, em 1864 foi fundada a primeira universidade nacional para surdos, a qual leva o seu sobre nome Gallaudet.
  • Primeira escola para surdos no Brasil

    Primeira escola para surdos no Brasil
    A primeira escola para surdos no Brasil foi fundada em 1857, na cidade do Rio de Janeiro por D. Pedro segundo, onde ele solicitou o encaminhamento de um Professor estrangeiro ao Brasil, inicialmente a escola era chamada de imperial instituto de surdos-mudos, depois foi alterado para instituto nacional de educação de surdos.
  • Congresso de Milão

    O congresso de Milão ocorreu no ano de 1880, onde foi decidido que dentro das escolas os professores e alunos não podiam se comunicar utilizando sinais, pois segundo os congressistas proibindo essa circulação de sinais eles iriam desenvolver a linguagem oral dos surdos.
  • Lei de libras

    Lei de libras
    Em 24 de abril de 2002, entrou em vigor a lei 10.436 a qual reconhece a libras como língua oficial da comunidade de surdos no Brasil, essa lei ficou conhecida como a lei de libras.
  • Decreto n° 5626

    O decreto n° 5626 de 2005 estabelece a organização da educação bilíngue no Brasil para surdos, e passa a ser obrigatório a disciplina de libras em todas as licenciaturas e também nos cursos de fonoaudiologia.