-
1500
As Cartilhas de osso
As cartilhas de osso são criadas para facilitar a educação -
Period: 1500 to
Principais Eventos
-
Mimeógrafos
Mimeógrafos permitem a impressão de pequenas tiragens com papel carbono e álcool. Colabora principalmente com a preparação de provas, exercícios e lições de casa. -
O quadro negro e o giz
Possibilitam o aumento do número de alunos e o surgimento do professor que conhecemos atualmente. -
Episcópio
Projeta em uma tela objetos ou superfícies opacas, como fotografias e páginas de livros. Para funcionar corretamente, a sala deve estar completamente escura. -
O lápis
Produto muito comum na Europa desde 1700 e que chegou às escolas brasileiras. -
Retroprojetor
Com ele, o professor não precisa mais ficar de costas para a turma. Além disso, preparar as transparências é bem mais rápido do que escrever com o giz no quadro. -
Computador
O primeiro uso em aulas no Brasil foi na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mas, rapidamente, ele passa a contribuir também com o ensino para as crianças. -
Datashow
Exibe a imagem do computador em uma tela ou na parede. Tem gerado o abandono dos demais recursos de projeção que existiram antes dele. -
Internet
Apesar de ter sido utilizada na Guerra Fria, ela chega às escolas na década de 1990. A partir daí, revoluciona o acesso, de professores e alunos, à informação. -
Lousa Digital
Reproduz a imagem do computador em uma tela sensível ao toque, na qual também é possível escrever. Com isso, deixa o antigo quadro com cara de passado. -
Aparelhos portáteis - Tablet
Nos Estados Unidos, existem mais de 20 mil aplicativos educativos. No Brasil, há intensa distribuição para docentes e alunos do Ensino Médio, com usos variados.