Egito

Linha do Tempo Egito

By CAVALO
  • Period: 4500 BCE to 3200 BCE

    Período pré-dinástico

    Em tempos pré-dinástico e dinástico, o clima egípcio era muito menos árido do que é hoje. Grandes regiões do Egito, estavam cobertas de savanas arborizadas e eram atravessadas por rebanhos de pastagens ungulados.
  • Period: 3200 BCE to 2100 BCE

    ANTIGO IMPÉRIO

    Durante o Antigo Império foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura; são desse período ainda as grandes pirâmides dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas nas proximidades de Mênfis, a capital do Egito na época.
  • Period: 2100 BCE to 1580 BCE

    MÉDIO IMPÉRIO

    Durante o Médio Império, os faraós reconquistaram o poder político no Egito. A capital passou a ser Tebas. Nesse período, conquistas territoriais trouxeram prosperidade econômica. Mas algumas agitações internas voltariam a enfraquecer o império, o que possibilitou, por volta de 1750 a.C., a invasão dos hicsos, povo nômade de origem asiática. Os hicsos permaneceram no Egito cerca de 170 anos.
  • Period: 1580 BCE to 715 BCE

    NOVO IMPÉRIO

    O período iniciou-se com a expulsão dos hicsos e foi marcado por numerosas conquistas territoriais. Em seu final ocorreram agitações internas e outra onda de invasões. Devido ao enfraquecimento do Estado, o Egito foi conquistado sucessivamente pelos assírios (670 a.C.), persas (525 a.C.), gregos (332 a.C.) e romanos (30 a.C.)
  • Period: 715 BCE to 332 BCE

    Época Baixa

    Sem planos de conquista permanente, os assírios deixaram o controle do Egito para uma série de reis vassalos que se tornaram conhecidos como reis saítas da XVI dinastia. Até 653 a.C, o rei Psamético I foi capaz de expulsar os assírios[55] com ajuda de mercenários gregos, que foram recrutados para dar forma a primeira marinha do Egito. A influência grega expandiu-se muito com a cidade de Náucratis que se tornou o lar dos gregos no Delta.
  • Period: 332 BCE to 30

    Período ptolomaico

    O Reino Ptolemaico (/ tɒlɪˈmeɪɪk/; Grego Antigo: Πτολεμαϊκὴ βασιλεία, Ptolemaïkḕ basileía)[1] era um reino Helenístico baseado no Egito. Foi governada pela Dinastia Ptolomaica, que começou com a ascensão de Ptolemeu I Sóter após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 AC e que terminou com a morte de Cleópatra VII e a conquista Romana em 30 AC.
  • Period: 30 BCE to 359

    Domínio romano

    o Império Bizantino. Neste período, a província do Egito (em latim: Aegyptus; em grego: Αἴγυπτος; transl.: Aigyptos) passou por diversas transformações. Ela foi criada em 30 a.C. depois que Otaviano (o futuro imperador Augusto) derrotou Marco Antônio e depôs a amante dele, a rainha Cleópatra, do trono do Egito e anexou suas terras, encerrando definitivamente reino ptolemaico do Egito.