Linha do Tempo

By Coala
  • 5000 BCE

    Egípcios

    Egípcios
    Os deuses egípcios, poderiam representar forças da natureza, animais e figuras humanas. Alguns deuses eram adorados por toda população , mas outros deuses eram inseridos em apenas algumas práticas religiosas de uma região específica.
    Tudo era uma expressão da vontade divina e os faraós eram sempre reverenciados como deuses encarnados.
    Os principais deuses dos egípcios eram Osíris, Isis, Seth, Rá, Ptah, Thot, Anúbis e Maat.
    O Homem seria formado por oito elementos fundamentais
  • 5000 BCE

    Sumérios

    Sumérios
    Viveram na mesopotâmia por volta de 5.000 a.C. .No campo da religião os deuses eram representados de maneira hierárquica e eram homenageados por intermédio de rituais de sacrifício, esses rituais eram realizados em grandes templos, considerados locais sagrados. Os deuses eram tidos como seres responsáveis pelas forças da natureza, como a terra, a água, o céu, o fogo, etc. Os registros de esculturas e pinturas representavam os deus com semelhança de homens.
  • 2300 BCE

    Babilônicos

    Babilônicos
    Em sua religião existia uma grande quantidade de reis divinos, o mais importante dos quais estava Marduk, Samas, e Ishtar. Além desses, havia divindades dos mundos inferiores e espíritos angelicais. Diariamente se realizavam sacrifícios de animais, oferendas e libações. Os atos imorais ou pouco éticos eram considerados uma ofensa aos deuses. O povo sentia temor à morte, já que não existia a esperança de uma recompensa eterna para as pessoas honradas.
  • 1800 BCE

    Judeus

    Judeus
    O Judaísmo foi a primeira religião monoteísta, seu único deus é Jeová. Para eles, Deus fez um acordo com os hebreus, criando o povo escolhido para ocupar a terra prometida. A religião é de caráter familiar, pois é nesse núcleo social que ela se preserva e se difunde. A sinagoga, tem a função de reunir os fiéis para leituras dos textos sagrados, sob a orientação de um sacerdote. Entre seus costumes existe a circuncisão dos meninos e o Bar Mitzvah, que representa o inicio da vida adulta.
  • 1400 BCE

    Gregos

    Gregos
    A religião grega era politeísta, acreditando em vários mitos, lendas, etc. Tinham festas dionisíacas , lendas dos heróis e semideuses como Ulisses e Hércules, tradições de Poseidon e os jogos olímpicos realizados em homenagem a Zeus.
    Os deuses tinham formas de seres humanos, eram diferentes dos homens apenas por serem imortais. A vida da população e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses, cada um desses deuses representava algo no cotidiano ou na natureza.
  • 1 CE

    Cristãos

    Cristãos
    O povo da região estavam sob domínio do Império Romano neste período. Jesus, criador do cristianismo, foi perseguido pelo Império Romano, defendendo ideias contrárias aos interesses do poder Defendia a paz, a harmonia, o respeito, a existência de um único Deus, o amor e era contra à escravidão.
    De acordo com a fé cristã, Deus teria criado o mundo e mandou seu filho para ser o salvador dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens.
  • 300

    Bárbaros

    Bárbaros
    Bárbaro significa "não grego". Eram povos germânicos, entre eles estavam os francos, os lombardos, os hunos, os visigodos, os vikings e os ostrogodo. Antes de invadirem ao Império Romano, eram politeístas. Seus deuses representavam forças da natureza, os ofereciam oferendas e dedicavam suas vitórias. Apesar de destruírem o Império Romano aceitaram a religião deles. Adotando o cristianismo como religião.