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Wayne Hodgins
Wayne estava observando um de seus filhos brincando com blocos Lego enquanto refletia a respeito de estratégias de ensino. Foi então que percebeu, diante desta situação, que era preciso construir blocos de ensino capazes de se conectarem e que expressassem uma série de conteúdos de ensino. Ele utilizou o termo “objeto de aprendizagem” para identificar tais blocos instrucionais. -
Estudos e definições iniciais
Grupo de trabalho liderado por Wayne Hodgins. -
Definição segundo Wiley
“qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para dar suporte à aprendizagem" (Wiley) -
Objetos Digitais de Aprendizagem - Jogos
A partir do conceito de jogos educacionais e objetos de aprendizagem, percebeu-se que o potencial desses artefatos digitais justifica a associação dos mesmos, de forma a originar o objeto jogo (OJ) (Teixeira et. al., 2007) -
Estudos e Pesquisas
Atualmente, existem várias pesquisas sobre o uso de jogos educacionais em todo o mundo. Algumas instituições envolvidas são o MIT (Massachusetts Institute of Technology), Georgia Tech, Universidade de Wisconsin-Madison, Carnegie Mellon, Oxford, Universidade de Copenhagen e outras (Wang, 2007) -
Portal do Professor
O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados. -
Banco Interncional de Objetos de Aprendizagem
Banco Internacional de objetos de apredizagem: este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções. -
Ciência à Mão
Ciência à mão: Desenvolvido pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO