Download

Historia do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Conquista do territorio pelos portugueses

    A conquista do territorio brasileiro pelos portugueses ocorreu com a evolucao das grandes navegacoes e o tratado de tordesilhas feito com os espanhois.
  • Period: Apr 22, 1500 to Jan 1, 1534

    Período Pré-Colonial

    A extração do pau-brasil enriqueceu Portugal. Os portugueses tambem realizavam o escambo com os indigenas, ou seja, a troca de mercadorias.
  • Feb 5, 1534

    Início da Colonização

    Início da Colonização
    As Capitanias Hereditárias foram doadas para capitães donatários para que eles explorassem as terras. As capitanias descobriram que o solo era adequado para o plantio de Cana-de-açúcar.
    Os engenhos produziam açúcar com o trabalho escravo.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    Aconteceu no Maranhão. As causas foram escoamento da produção e de abastecimento da região com produtos europeus, assim como abastecer a região de mão-de-obra escrava. Na falta de mão-de-obra, os produtores escravizavam os índios, o que vinha causando conflito com os jesuítas.
  • Guerra dos mascates

    Guerra dos mascates
    Os motivos foram contradições entre a metrópole e a colônia. Conflito entre os senhores de engenhoo de Olinda e comerciantes de Recife.
  • Conjuração Mineira

    Conjuração Mineira
    Principais motivos: Alto valor da Derrama, exploracao de Portugal sem lucros para a colonia, proibição da instalação de manufaturas no Brasil.
  • Conjuração Baiana

    Conjuração Baiana
    Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário.
  • Period: to

    Governo de D. João

    O governo de D. João melhorou o Brasil. Foram criadas escolas, o Banco do Brasil, diversos órgãos públicos, fábricas foram autorizadas a se instalar no Brasil. Missão Francesa: professores e artistas foram contratados.
  • Vinda da Família Real

    Vinda da Família Real
    Em 1808 a Família real Potuguesa fugiu para o Brasil após ter seu país inadido pela França. Depois desse evento, o Brasil se desenvolveu para se adaptar aos luxos da coroa.
  • Elevação à Reino Unido de Portugal e Algarves

    Elevação à Reino Unido de Portugal e Algarves
    Com a derrota de Napoleão, em 1814, o retorno da Corte a Portugal voltou a ser discutido. Foi discutido no Congresso de Lisboa que para D. João recuperar o trono de Portugal ele teria de voltar para lá, mas D. João e muitos súditos já estavam acostumados com o Brasil e não queriam abrir mão do que havia sido feito na colônia. Então o Brasil foi elevado a Reino Unido á Portugal e Algarves.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Reinado de Dom Pedro I. Nesse período a primeira constituição foi criadada, Houveram a guerra da Cisplatina, que foi um conflito que tornou o Uruguai idependente do Brasil e também a Confederação do Equador, que foi um movimento contra a constituição outorgada em 1824.
  • Regresso de D. João a Portugal

    Regresso de D. João a Portugal
    D. João regressou á Portugal após a Revolução do Porto, que causou um governo parlamentar, e o novo parlamento queria que o Brasil voltasse a ser uma Coroa além de do regresso de D. João ou Portugal seria para sempre dominado pelo parlamento.
  • Independência do Brasi

    Independência do Brasi
    D. Pedro primeiro já havia decretado algumas regras como por exemplo que nenhuma ordem de Portugal seria obedecida sem sua autorização. Portugal ameaçou o Brasil de uma invasão militar caso D. Pedro não aceitasse essa regra. Então D. Pedro declarou a independência do Brasil.
  • Period: to

    Período Regencial no Brasil

    O Períodod Regencial foi um período da hitória brasileira que dividiu o primeiro e o segundo reinado. Pode ser dividido em Regência Trina Provisória, (janeiro a julho de 1831), Regência Trina Permanente (julho de 1831 a 1835), Regência Una de Feijó (1835 a 1837) e Regência Una de Araújo Lima (1837 a 1840).
  • Period: to

    Segundo Reinado

    A política foi marcado pela disputa entre os partidos Libaral e Conservador. Nesse período houveram importantes eventos como a Revolução Praieira, Guerra do Paraguai, Ciclo do Café e o início da Imigração Europeia.
  • Assinatura da Lei Áurea

    Assinatura da Lei Áurea
    Nesse dia, a princesa Isabel assinou uma das principais leis da história brasileira: a Lei Áurea. Essa lei extingüia e tornava um crime a escravidão. antes dessa, houveram a Lei Eusébio de Queiroz, que extinguia o tráfico negreiro, a Lei do Ventre Livre, que fazia livre todos os filhos de escravos e a Lei dos Sexagenários, que tornava live todos os ecravos com mais de 60 anos de idade.
  • Poclamação da República

    Poclamação da República
    A república começou por três questões principais: a questão religiosa, a questão servil e a questão militar. Logo a monarquia foi abolida e Deodoro da Fonseca proclamou a república.
  • Period: to

    República Velha

    Os primeiros anos da república foram divididos em Replica dos Marechais, República da Espada e República Oligárquica.
  • Period: to

    Gverno de Marechal Deodoro da Fonseca

    Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. As principais mudanças no seu governo foram o voto e a extinção do poder moderador. Durante seu governo ocorram a primeira revolta da armada e o encilhamento.
  • Period: to

    Governo de Floriano Peixoto

    Floriano Peixoto era vice de Deodoro da Fonseca. Com a renúncia de Fonseca, Peixoto assumiu o governo. Durante seu mandato ocorreram duas revoltas importantes: a segunda revolta da armada e a revolução federalista, que foram exterminadas com violência. Em 1894, renunciou. NO seu lugar ficou Prudente de Moraes.
  • Revolta do Forte de Copacabana

    Revolta do Forte de Copacabana
    A Revolta do forte de Copacabana foi uma das primeiras revoltas do movimento tenentista. Aconteceu no Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Tinha como objetivo tirar do poder o então presidente Artur Bernardes. Também reinvidicavam o fim das oligarquias, a consolidação das instituições republicanas, o fim da corrupção, a centralização do poder, o voto secreto, a reforma na educação pública e presença do exército no governo.
  • Movimento de 1930

    Movimento de 1930
    Em 1930 o mundo vivia uma situação econômica desfavorável, devido à quebra da Bolsa de valores de New York. O país também estava abismado com o assassinato de João Pessoa. O crime fora cometido por João Dantas, porém a culpa estava caiu sobre Washington Luís, que também sabia da participação de Pessoa na aliança Liberal. Nesse contexto a Revolução de 1930 aconteceu nos estados de PA, MG e RS, onde os tenentes tomaram as ruas. No final do mês Washinton Luís foi deposto.
  • Period: to

    Governo Provisório de Getúlio Vargas

    Os tenentisas eram o principal apoio político de Getúlio Vargas. Líderes tenentistas ganharam i portantes cargos na Administração Federal. Esses se consideravam importantíssimos para o fim das Oligarquias e da república do café com leite. Também substituiu a Constituição de 1891 pelo decreto nº 19.398 e passou a governar poe meio de decretos-lei. Também existia um interventor federal para cada estado.
  • Coluna Prestes

    Coluna Prestes
    Foi um movimento no qual tropas vindas do Movimento de 1924, ocorrido em São Paulo, se encontraram com tropas de Luís Carlos Prestes em Foz do Iguaçú. Percorreram mais de 24 mil kilômetros convencendo a população rural a apoiar os ideias tenentistas. Liderada por prestes, acabou na Bolívia, onde seus participantes estavam refugiados do governo.