Brasil

Historia do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Conquista do território pelos portugueses em 1500

    A vinda dos portugueses para o brasil para pegar a terra que ja era deles, pelo o contrato de torsedilhas.
  • Period: Apr 22, 1500 to Oct 20, 1534

    Fase pré-colonial

    Brasil estava usando escambo, que é a troca de coisas com outros paises.
  • Feb 5, 1534

    Início da colonização

    Comeco de capitanias Hereditárias e engenhos
  • Revolta de Beckman

    A Revolta de Beckman, também Revolta dos Irmãos Beckman ou Revolta de Bequimão, ocorreu no então Estado do Maranhão, em 1684.
  • Guerra dos Palmares

    Denomina-se Guerra dos Palmares ao conjunto de campanhas militares que culminou na erradicação do Quilombo dos Palmares.O quilombo localizava-se na serra da Barriga, então Capitania de Pernambuco, região hoje pertencente ao estado de Alagoas, tendo se constituído no mais emblemático de seu género no período colonial, tendo resistido por mais de um século.
  • Period: to

    Guerra dos Emboabas

    A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região das Minas Gerais.
  • Guerra Dos Mascates

    Confrontaram-se os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole) do Recife, chamados pejorativamente de mascates. Quando houve as sedições entre os mascates europeus do Recife e a aristocracia rural de Olinda, os sectários dos mascates se apelidavam tundacumbe, cipós e camarões, e os nobres e seus sectários, pés rapados - porque quando haviam de tomar as armas, se punham logo descalços e à ligeira, para com menos emba
  • Revolta de Vila Rica

    se registrou em 1720, na então Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases, na Colônia do Brasil, pertencente a Portugal; considerada um movimento nativista pela historiografia brasileira, e um dos precursores da chamada Inconfidência Mineira, foi uma reação contra o aumento da exploração colonial.
  • Inconfidencia Mineira

    A Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista ocorrida na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. Foi abortada pela Coroa portuguesa em 1789.
  • Conjuração Baiana

    A Conjuração Baiana foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789), se reveste de caráter popular.
  • Vinda da Familia Real para o Brasil

    Em 1807, o Napoleon mandou o Portugal fechar os portos para Inglaterra, porém, como eles não fecharam, Napoleon decidiu invadir Portugal. Quando isso aconteceu, o governo enteiro de portugal escapou para o Brasil, com a ajuda dos ingleses, que, em troca o rei de Portugal abriu os portos de brasil para os ingleses quando o Rei chegou em Salvador no dia 18 de Janeiro de 1808. Ele partiu no dia 24 de janeiro para Rio de Janeiro, aonde que chegaram no dia 8 de Março do mesmo ano.
  • Period: to

    Reinado de D. João VI no Brasil

    O reinado do D. João no brasil começou com os portugueses escapando dos franceses em 1808 até quando portugal pediu para ele voltar em 1822.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Em 1815, o Brasil se tornou Parte do Reino Unido de Portugal e Algarves porque da vinda da familia real.
  • Revolução Pernambucana

    A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco, no Brasil. Dentre as suas causas, destacam-se: a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas.
  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal

    Pressionado pelos portugueses, D. João VI resolveu voltar para Portugal, em abril de 1821. Deixou em seu lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente.
  • Independência do Brasil

    O governo Português queria que Brasil se tornava Colonia denovo, então o Dom Pedro decidiu fazer o Brasil independente.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    Começou quando Dom Pedro I proclamou independencia, porém como tinha varios pessoas contra Pedro, ele aboliu a trona.
  • Period: to

    Periodo Regencial

    Quando o Dom Pedro I abdicou o trono em favor do seu filho, Dom Pedro II não podia reinar pois não tinha a idade. Então, Brasil foi controlado por regentes. No começo tinha 3 regentes governando o pais, porém, mudaram para so um mais tarde.
  • Period: to

    Segundo Reinado

    Governo de Dom Pedro II e o mais longo governo. O governo de Parlamento as Avessas era excelente para um imperio. Acabou em 1889 com a revolução militar.
  • Abolicionismo da Escravidão

    A lei Aurea libertou todos os escravos, porém não ajudou muitos escravos pois ninguem iria contratar ex-escravos. Então, a maioria dos escravos foram morar em favelas.
  • Proclamação da Republica

    A Proclamação da República occoreu em 15 de novermbro de 1889 e fora proclamada por Marechal Deodoro Da Fonseca de manha com ele usando pijama.
  • Period: to

    Republica Velha

    A República Velha representou o poder das oligarquias rurais no cenário político e econômico. Os dois presidentes dessa época foram Marechal Deodora da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
  • Period: to

    Governo de Marechal de Deodoro

    Marechal Deodora da Fonseca começou como o primeiro president do Brasil em 1889 quando ele foi o presidente provisorio, somente em 1891 que ele virou presidente oficialmento do Brasil. Com as pessoas reclamando do governo, Deodoro matou algumas pessoa e dimetiu o congresso, dizendo que iria começar uma nova ditadura. Isso acabou criando a Primeira Revolta da Armada. Formada pela a armada para tentar tirar Deodoro do Poder, isso funcionou pois ele renuncia no dia 23 de novembro de 1891.
  • Period: to

    Governo Floriano Peixoto

    Floriano Peixoto era o vice presidente do Brasil, porém, quando o Deodoro renunciou, o floriano tinha que comprir seu mandato e virou presidente. A armada queria novas eleiçoes, que começou a segunda revolta da armada, mas não funcionou. Outra revolta foi a Revolução Federalista, que um grupo queria que o sul do brasil se separasse, mas tambem nao funcionou. Emfim, o Peixoto compriu seu mandato em 1894.
  • Revolta do Forte de Copacabana

    A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha.
  • Revolta de 1924

    Cerca de mil homens se espalharam pela cidade em locais estratégicos com o intuito de destituir Artur Bernardes da Presidência da República. Os militares permaneceram na cidade por 23 dias tentando forçar o presidente do estado, Carlos de Campos, a fugir para o interior. Houve, inclusive, um ataque ao prédio da sede do governo estadual. Esse movimento foi o segund passo dos tenentistas.
  • Period: to

    Coluna Prestes

    A coluna prestes foi uma revolta contra o governo liderados por tenentistas. Exigiram o voto secreto e o ensino publico.
  • Revolução de 1930

    Depois da eleições de 1930, em que o vitorioso era o Julio Prestes, o vice da aliança liberal, João Pessoa, foi assasinado. A aliança liberal culpou os paulistas. Isso e rumores que as eleiçoes eram fraudulentas causou a revolução de 1930, Enfim, os revoltosos ganharam e o Getulio Vargas ficou em poder.
  • Period: to

    Era Vargas

  • Period: to

    Governo Provisorio

    O Governo Provisório ocorreu depois do Movimento de 1930. O governo provisório foi o primeiro governo de Vargas, esse governo ocorreu pois eles tiraram Júlio Prestes do poder e colocaram Vargas no controle pois alguém tinha de liderar o País. Vargas substituio os Presidentes do Estados foram subsituidos por membros do militar. Esse governo teve grande influencia dos tenentistas.
  • Period: to

    Governo Constitucional

    Getúlio Vargas cria uma nova conituição para melhorar o país e manter o no poder depois da revolta de 1934. Acabou com o "plano cohen", um plano feito pelo governo que diz que os communistas dariam um golpe contra o governo. Isso pos o governo num estado de emergancia. Isso deixou que o getulio ficar no poder e fechar o congresso.
  • Period: to

    Estado Novo

    Começou com a criação "plano cohen", um plano feito pelo governo que diz que os communistas dariam um golpe contra o governo. Isso pos o governo num estado de emergancia. Isso deixou que o getulio ficar no poder e fechar o congresso. Esse governo era centralizado comparado com os ourtros. Foi ate o fim da guerra em 1945, que o Vargas acabou o governo e começou as eleições.