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May 15, 1300
Ábaco
O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente em um livro da dinastia Yuan,pelo século XIV, seu nome em mandarim é "Suan Pan" que significa "Prato de Cálculo". -
Régua de Cálculo
Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, se tornando principal ferramenta de cálculos, no entanto os intelectuais da época do renascimento precisavam descorir maneiras mais simples para fazer calculos e então foi criado a Régua de Cálculo. -
Máquina Pascal
Apesar da régua de cálculos ser útil, os valores presentes nela ainda eram pré-definidos, o que não funcionava para calcular números que não estavam presentes na régua. Mas em 1642 foi criada a chamada "primeira calculadora mecânica da História. -
A Máquina de Diferenças
No ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até então no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. -
Máquina de Hollerith
Hermann Hollerith desenvolveu esta máquina com o objetivo de acelerar o processo de computação dos dados. -
Internet
Finalmente criada em 1993 a INTERNET é uma ligação entre várias redes a nível mundial que se baseia num sistema de endereços e num protocolo de comunicação chamado TCP/IP esta veio trazer uma nova gama de serviços como o correio eletrônico, a transferência de ficheiros, fóruns de discussão, acesso a computadores remotamente e o mais conhecido dos serviços que se baseia no protocolo HTTP e que permite a navegação em páginas alojadas na www. -
Motion Capture ( mocap)
Motion capture é um processo de gravação e interação para criações 3D recriando as ações feitas, e capturadas pela roupa e ator/atriz. -
ENIAC
ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Esta máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra que existia na época. -
PDP-8
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Brown Box
Após diversos diagramas e projetos, o engenheiro alemão Ralph Baer chegou ao protótipo do que seria o primeiro console da primeira geração de videogames – conhecido apenas como “Brown Box”. Com um estilo bem parecido com os sistemas que viriam na próxima década, o console era amadeirado, possuía dois controles e era ligado a uma TV, permitindo aos jogadores disputar um joguinho bem parecido com o fenômeno “Pong”, da Atari. -
IBM 360/91
Um dos principais exemplos da terceira geração é o IBM 360/91, lançado em 1967, sendo um grande sucesso em vendas na época. Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel. -
Magnavox Odyssey
Em 1972, o Magnavox Odyssey é lançado como o primeiro console caseiro. O console era capaz de criar na tela no máximo, os dois jogadores e uma bola, para ter um cenário, ele contava com overlays. O principal marco do console era a total ausência de som. O Odyssey não possuía nenhum chip sonoro, lhe forçando a jogar ouvindo apenas o zumbido alto da TV de antigamente. -
Dynabook
O primeiro a propor a ideia de um computador em formato tablet foi Alan Kay, cientista da computação norte-americano pioneiro em áreas como interfaces gráficas e programação orientada a objetos. Em 1968, ele descreveu o conceito do Dynabook, um "computador pessoal para crianças de todas as idades". -
Atari 2600
Em outubro de 1977 o Atari foi lançado nos EUA. Na verdade, o console se chamava Atari Video Computer System e com ele o conceito de videogame mudaria para sempre. -
IBM 7030
também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilzado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época. -
Altair 8800
O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho. -
Apple I
O "Apple I" foi o primeiro produto da Apple, exibido em 1976, foram vendidas um pouco mais de 200 unidades, pelo preço de 666 dolares cada uma. -
Apple II
O Apple I foi logo aperfeiçoado, dando origem ao Apple II, lançado em 1977. Diferente do Apple I, que era produzido artesanalmente, o Apple II foi produzido em escala industrial, com um gabinete de plástico injetado e um teclado incorporado, bem mais parecido com um computador atual. -
Microsoft e os processadores Intel
Paralelamente à Apple, Bill Gates fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores principiais. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80, Gates usou as ideias contidas nas outras máquinas para construir a suas próprias. Utilizando processadores 8086 da Intel, o primeiro sistema operacional da Microsof, MS-DOS, estava muito aquém dos desenvolvidos por Steve Jobs. -
Zx80
Criada por Clive Sinclair.O Sinclair ZX80 foi um computador doméstico apresentado ao mercado britânico em Fevereiro de 1980 pela Sinclair Research de Cambridge, Inglaterra. Notabilizou-se por ter sido o primeiro computador vendido no Reino Unido por menos de 100 libras (para ser exato, £99,95). Estava ainda disponível sob a forma de "kit" para montar (por £79,95). -
Nintendo Entertainment System (NES)
1982, o começo de tudo - uma empresa chamada Nintendo, que fabricava o console Odyssey e cartuchos para Atari 2600, resolveria então criar um video-game, através de Masayuki Uemura e Hiroshi Yamauchi. Esses dois gênios do mundo dos games queriam simplesmente criar um console que revolucionasse o mundo dos video-games. Com uma lista de mais de 700 jogos, onde muitos se tornaram clássicos e tiveram versões para sistemas mais sofisticados. É, sem dúvida, um sistema que nunca será esquecido. -
Spectrum
Em 1982, segundo se conta, o empresário britânico Sir Clive Sinclair desenvolveu o ZX Spectrum para participar de um concurso promovido pela BBC, que premiaria um computador pessoal de baixo preço com acessão de suas iniciais e apoio no marketing. O vencedor, entretanto, foi outro (o Acorn), e Sinclair decidiu lançar o seu micro por conta própria. -
GRiDpad Pen Computer
O primeiro "tablet" como atualmente conhecemos a chegar ao mercado foi o GRiDpad Pen Computer, da norte-americana GRiD Systems, uma empresa pioneira que também foi responsável pelo primeiro "laptop" como o conhecemos, o GRiD Compass, de 1982. -
A Dengosa
Em 1983, a Apple contratou a empresa Frog Design para dar vida ao conceito de um tablet computer. O protótipo foi apelidado de "Bashful" ("Dengoso"), em referência ao projeto Snow White ("Branca de Neve"), uma nova identidade visual que estava sendo desenvolvida para os produtos da Apple e que chegou ao mercado em 1984 com o Apple IIc -
IBM 386
Em outubro de 1985 a Intel lançou o 386, que marcou o início dos tempos modernos, trazendo a primeira encarnação da arquitetura de 32 bits que continua em uso basicamente até os dias de hoje. Além de utilizar um barramento de 32 bits (o que resultou em um grande ganho de desempenho no acesso à memória e a possibilidade de usar barramentos mais rápidos que o ISA), o 386 adotou o uso de endereçamento de 32 bits para acesso à memória, o que tornou possível acessar até 4 GB -
Sega Genesis
Lançado em 1988 no Japão, o Mega Drive (Genesis nos Estados Unidos) foi um dos maiores impactos da história do mercado de videogames, conseguindo em certo período nos anos 90 abrir grande vantagem contra a Nintendo. -
Super Nintendo
O Super Nintendo teve várias versões diferentes lançadas pelo mundo, mas todas mantiveram a coloração cinza, variando apenas no tom. Quanto ao formato, este realmente mudou entre os continentes e também com o passar dos anos. A versão do Snes americano era bem diferente do modelo japonês, com botões deslizantes roxos para ejetar o cartucho e resetar o console. -
IBM 486
Assim como outros processadores da época, o 486 era vendido encapsulado dentro de uma pastilha de cerâmica, que ao mesmo tempo protegia o processador e facilitava a dissipação do calor. Os contatos ficavam nas beiradas internas do processador e eram ligados aos pinos externos através de filamentos de ouro. -
Pentium
O Pentium é a quinta geração da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel, em 22 de Março de 1993. Foi o sucessor da linha 486. Ele seria originalmente denominado 80586, ou i586, mas como números não podem ser registrados o nome foi alterado para Pentium (presumivelmente pelo fato da raiz grega "pent-" significar "cinco"). -
Playstation
A marca Playstation é umas mais importantes na história dos games, criada e desenvolvida pela Sony Computer Entertainment, foi lançada pela primeira vez em 3 de dezembro de 1994 no Japão. Vendeu mais de 103 milhões de unidades na época. -
Nintendo 64
Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de "Game Pak"), distribuído no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. -
Polystation
Polystation é um clone de NES que tem características físicas iguais ao de um PlayStation (PSOne), desde o encaixe do cartucho ao encaixe do controle que é de DB-9. Os jogos desse console, também conhecido como um Famiclone, podem ser jogos originais da Nintendo modificados. é vendido sobre diferentes nomes, incluindo PS-Kid, Game Player e Play and Power; há ainda várias outras variações do nome Polystation. -
Play Station 2
O segundo console de videogame produzido pela Sony foi inicialmente lançado no dia 4 de Março de 2000 no Japão, mas só chegou ao Brasil em 18 de novembro de 2002 (oficialmente em 15 de outubro de 2009). -
Tablet Computer
Em 2001, a Microsoft tentou emplacar a ideia dos "Tablet PC", portáteis equipados com telas sensíveis ao toque que rodavam uma versão modificada do Windows XP, preparada para operação via caneta e com alguns utilitários extras como ferramentas de reconhecimento de escrita. -
Game Cube
Lançado no mercado estadunidese e japonês em novembro de 2001, é o sucessor do Nintendo 64, e seu codinome durante a produção era Project Dolphin. A intenção da Nintendo ao lançar este videogame era tentar retomar o mercado perdido para a Sony e seu PlayStation, todos parte dos consoles de sexta geração. Este console trouxe algumas novidades como a interação com o console portátil Game Boy Advance e um controle desenhado para melhor se adaptar aos jogadores de todas as idades. -
Xbox
A história do Xbox começa em 1998, com a equipe de um software chamado DirectX, dentro da Microsoft. Lançado na América do Norte no dia 15 de novembro de 2001, o Xbox só chegou no Japão em 22 de fevereiro de 2002 e no resto do mundo em 14 de março de 2002. Foi o primeiro console vendido por uma empresa americana no novo século, após a descontinuação do Jaguar da Atari, em 96. -
Nokia 770
Lançado em 2005, o "Nokia 770" nada tem a ver com os celulares pelos quais a empresa é conhecida, apesar do nome. É um tablet para acesso à internet equipado com uma tela de 4.1 polegadas e um sistema operacional baseado em Linux batizado de "Maemo" -
Xbox 360
Lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, as características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes. Tendo também em seus atrativos o dispositvo Kinect: este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. -
Origami
O "Origami", anunciado no início de 2006, foi uma evolução da ideia do Tablet PC, só que mais portáteis e em um formato menor. Eram PCs com baixo poder de processamento (e baixo consumo de energia) equipados com uma tela de 7 polegadas (geralmente sensível ao toque), rodando o Windows XP. -
PlayStation 3
O PlayStation 3 compete contra o Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame. O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, a PlayStation Network. Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia, e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição Blu-ray Disc como seu meio de armazenamento primário. -
Nintendo Wii
é um console de videogame doméstico produzido pela Nintendo e Lançado em 2006. É um videogame da sétima geração e o sexto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube. O Wii era o líder de vendas de sua geração em 12 de setembro de 2007. O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. -
Modbook
O primeiro Mac "tablet" não foi produzido pela Apple. Criado pela Axiotron o Modbook era, como diz o nome, uma "modificação" dos notebooks PowerBook G4. A empresa comprava os notebooks da Apple, desmontava e remontava os componentes em um novo chassis, eliminando o teclado e adicionando uma tela sensível ao toque (com caneta) sobre o painel LCD. -
Mesa Digitalizadora
Atualmente utilizada para desenhos, artes gráficas e edição de fotos, tanto an área profissional quanto pessoal. -
Wii U
Foi apresentado na Electronic Entertainment Expo em 7 de junho de 2011 como o sucessor do Wii. O console é compatível com a CryEngine e a Unreal Engine. Joel Bylos, produtor da Funcom elogiou o Tablet Controller do Wii U e disse que o tablet é excelente para jogos massivos.Na E3 de 2012, Reggie Fils-Aime declarou que o Wii U suporta dois Wii U Gamepad, mas a exibição de quadros cai para 30 por segundo. O Wii U está disponível em duas cores: preto e branco. -
M.Y.O
Embora ele não capture seus movimentos visualmente, o M.Y.O. identifica a contração dos músculos do seu antebraço através de uma pulseira. Os criadores citam, entre os possíveis usos, desde a aposentaria do mouse até mesmo o controle de Drones, remotamente. -
PlayStation 4
Foi anunciada em Fevereiro de 2013 durante uma conferência de imprensa da Sony em Nova Iorque, num evento conhecido como "PlayStation Meeting 2013" que tinha como objectivo descobrir "O Futuro da PlayStation". O console permite vários métodos de interactividade com outros serviços e aparelhos incluindo; a PlayStation App, uma aplicação que melhora e expande a interactividade com o console usando aparelhos iOS e Android. -
Xbox One
O Xbox One apresenta jogos com gráficos de alta definição superiores aos vistos no seu antecessor e similares aos apresentados pelo concorrente PlayStation 4. O Xbox One foi anunciado no dia 21 de maio de 2013, apresentado ao público pelo presidente de negócios de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick, em um evento chamado Xbox Reveal, como o sucessor do Xbox 360. Ele compete com o Nintendo Wii U e o PlayStation 4. -
Oculos Rift
O Oculus Rift é um óculos de realidade aumentada, voltado para quem curte games, desenvolvido pela Oculus VR, empresa comprada pelo Facebook por R$ 2 milhões em 2014. -
Leap Motion
O grande diferencial deste dispositivo é o custo. Trata-se de um sensor de movimento para mãos, desenhado para estar acoplado a um computador. Apesar de pecar pela precisão (se você fecha as mãos o dispositivo fica sem sua referência, os dedos, e se perde), pode ser um bom aliado para pequenas instalações. Possui uma loja própria com aplicativos desenvolvidos por terceiros. -
Faceware
Quem já jogou “GTA V” fica impressionado com a atuação dos personagens, principalmente em relação às reações faciais. A tecnologia empregada foi um sensor de movimentos específico para o rosto chamado Faceware, que pode ser adaptado também para sua GoPro. AUma curiosidade: em certa etapa no GTA encontramos um personagem-sósia de Mark Zuckerberg clamando que, se pudesse, substituiria todos os atores por computação gráfica. O game é a própria resposta a isto: os atores vão ser sempre essenciais - -
Kinect 2
Embora seja mais conhecido para o uso de gamers, o Kinect, em sua nova versão, impressiona com novos poderes de reconhecimento de movimentos de até 5 pessoas. O sensor também identifica esforço muscular, orientação do corpo e mesmo sua expressão facial