Lolzersa

A história dos E-SPORTS

  • Primeira competição de esportes eletrônicos

    Primeira competição de esportes eletrônicos
    A primeira competição foi feita por alunos de Stanford, nos Estados Unidos com o jogo chamado "Spacewar" .O evento foi nomeada de Intergalactic Spacewar Olympics. A grande premiação seria 1 ano de assinatura da revista “The Rolling Stones”, mas principalmente, o orgulho de sair vitorioso.
  • Criação de diversos gêneros de jogos

    Criação de diversos gêneros de jogos
    Começaram a ser desenhados os alguns dos mais importantes gêneros de jogos que conhecemos atualmente. Em 1974, foram lançados Maze War e Spasim, os primeiros jogos com características do famoso First-Person Shooters (FPS), hoje, um dos gêneros mais populares, bem sucedidos e lucrativos dentro do mundo dos games.
  • Primeiro jogo de luta

    Primeiro jogo de luta
    Em 1976, surgiu o primeiro jogo de Luta, desenvolvido pela Sega, com um nome bem sugestivo “The Fighter”.
  • Primeiro grande campeonato de jogos eletrônicos

    Primeiro grande campeonato de jogos eletrônicos
    A Atari promoveu o The Space Invaders Championship, que atraiu mais de 10.000 participantes de várias partes dos Estados Unidos. Os anos 80 ficaram conhecidos como os tempos de ouro para os Arcades, mais conhecidos no Brasil como Fliperamas.
  • Surgimento de uma figura imporante

    Surgimento de uma figura imporante
    Durante os anos 80 surgiu a primeira e uma das mais conhecidas celebridades do mundo do esporte eletrônico, Billy Mitchell. Ele ficou famoso por alcançar diversos records de clássicos do Arcade por décadas, como Pac-Man, Donkey Kong e Burguertime.
  • Nintendo - Maior campeoanto de jogos eletrônicos no mommento

    Nintendo - Maior campeoanto de jogos eletrônicos no mommento
    Milhares de competidores, de toda parte do mundo, mas principalmente americanos, competiram para alcançar as melhores pontuações nos jogos: Super Mario Bros, Rad Racers e Tetris. A premiação foi de $10.000 e uma Televisão, a maior até então em todo cenário do esporte eletrônico mundial.
  • Nova competição da Nintendo

    Nova competição da Nintendo
    A Nintendo realizou uma nova competição, a Nintendo Powerfest ’94, em dimensões muito menores que a primeira. Participaram 132 competidores na Califórnia.
  • Lançamento do jogo "Quake"

    Lançamento do jogo "Quake"
    Quake foi um dos maiores fenômenos dos entre os jogos FPS e tem uma grande importância dentro do cenário do esporte eletrônico mundial. Conquistou rapidamente uma grande base de fãs. Em agosto do mesmo ano, foi realizada a QuakeCon, em Best Western, no Texas, com o objetivo de reunir alguns amigos que se conheceram durante o jogo. Houveram cerca de 60 participantes, e todos levaram seus próprios computadores para poderem jogar um pequeno torneio organizado na hora.
  • Torneio patrocinado pela Microsoft

    Torneio patrocinado pela Microsoft
    O torneio de "Quake" chamado Red Annihilation foi patrocinado pela Microsoft, reunindo 2000 participantes em Atlanta, que disputaram o grande prêmio de uma Ferrari 328 GTS!
  • Criação da CPL

    Criação da CPL
    Semanas após o sucesso do Red Annihilation foi criada a
    CPL (Liga Profissional dos Cyber-Atletas), com o objetivo de organizar mais campeonatos com premiações maiores, para incentivar os jogadores a competir dentro dos jogos eletrônicos. A CPL foi a primeira grande organização desenvolvedora de campeonatos de esporte eletrônico.
  • Fundação e primeiro torneio da WCG

    Fundação e primeiro torneio da WCG
    Foi fundada a WCG (World Cyber Games), inspirada pelos jogos olímpicos. A ideia da empresa Sul-Coreana, junto aos patrocinadores Samsung e Microsoft, era de criar uma verdadeira olimpíada internacional do esporte eletrônico, que juntasse participantes de todo o mundo, para disputar campeonatos. Em 2000, foi realizada a primeira edição da WCG em Yongin, Coréia do Sul, reunindo 174 participantes de 17 países diferentes. Os jogos disputados foram: Age of Empires II, Starcraft, Quake III e Fifa 2000
  • Fundação da IEM

    Fundação da IEM
    Outros importantes campeonatos surgiram na primeira década do século. A IEM (Intel Extreme Masters) passou a reunir os melhores jogadores de diversos jogos para participar de grandes campeonatos por todo o mundo.
  • Fundação da MGL

    Fundação da MGL
    A MLG (Major League Gaming) foi fundada em 2002 com o objetivo de profissionalizar o esporte eletrônico nos Estados Unidos e Canadá, organizando grandes campeonatos. Algumas competições da MLG já foram televisionadas por canais como a ESPN.
  • Popularizção dos "streams"

    Popularizção dos "streams"
    A partir de 2010, houve um "boom" no esporte eletrônico mundial. Uma das grandes razões para isso se deu por conta da popularização das streams, principalmente após a fundação da Twitch.tv em 2011. As streams mudaram os hábitos dos jogadores, que passaram a acompanhar os jogos profissionais além de jogar. Em meio a esse cenário, o nível de investimentos aumentou muito e as competições passaram a ter premiações cada vez mais altas. O site recebe cerca de 8 bilhões de visualizações mensais
  • Reconhecimento norte-americano

    Reconhecimento norte-americano
    Em 2013, o governo americano passou a reconhecer os cyber-atletas de League of Legends como atletas profissionais, como qualquer outro esporte tradicional. Assim, jogadores estrangeiros podem tirar vistos de trabalho americano, como jogadores profissionais. Inclusive, muitas universidades americanas já disponibilizam bolsas de estudos de atletas para esses jogadores que jogam League of Legends profissionalmente.
  • Crescimento cada vez maior dos esportes eletrônicos

    Crescimento cada vez maior dos esportes eletrônicos
    As estruturas dos campeonatos se superam a cada ano, com superproduções em palcos consagrados. O esporte eletrônico já promoveu campeonatos em grandes centros esportivos como o Staple Center, Maracanãzinho, Allianz Parque e Estádio de Seoul (que sediou jogos da copa do mundo de futebol de 2002). Da mesma forma, o número de espectadores e premiações mais do que triplicaram desde 2010.