História da Medicina

  • 7000 BCE

    Evidência odontológica 7000 AC

    Evidência odontológica 7000 AC
    Evidências obtidas por microscopia eletrônica mostram tentativa de ação odontológica. Veja mais em https://www.nature.com/articles/4813555
  • 1792 BCE

    Código de Hamurabi

    Código de Hamurabi
    A legislação criada pelo Rei Hamurabi entre 1792 a.C. e 1750 a.C. previa obrigações, como o pagamento em caso de cura de doenças dos olhos e feridas graves, assim como a responsabilidade em caso de insucesso do tratamento que punia o médico amputando suas mãos.
  • 1600 BCE

    Primeiro registro documentado

    Primeiro registro documentado
    Papiro de Edwin
    No primeiro plano temos o papiro original e no segundo plano a ilustração do espaço deteriorado. Abaixo do fragmento e da possível ilustração completa temos a expressão da religiosidade no contexto do tratamento.
  • 428 BCE

    Peste de Atenas

    Peste de Atenas
    Muito se tem discutido sobre a verdadeira natureza desta epidemia de Atenas. A doença que mais se aproxima do quadro clínico descrito por Tucídides é o tifo exantemático; todavia, investigações recentes, utilizando técnicas avançadas de biologia molecular, sugerem tratar-se de febre tifoide, mas detectaram, pela técnica de amplificação do DNA, a sequência genômica da Salmonella enterica serovar typhi, tendo sido negativas as pesquisas para os agentes da peste, tuberculose, varíola e bartonelose.
  • 396 BCE

    Peste de Siracusa

  • 166 BCE

    Peste Antonina

    Peste Antonina
    Surto de varíola
  • Gripe espanhola

    Gripe espanhola
    Também chamada la dansarina, gripe pneumônica, peste pneumônica ou simplesmente pneumônica, a gripe espanhola foi uma violenta pandemia que atingiu o mundo em 1918-1919, provocando milhões de mortes, especialmente entre os setores jovens da população. Considerada a mais severa pandemia da história da humanidade, foi causada pela virulência incomum de uma estirpe do vírus Influenza A, do subtipo H1N1.
  • Pandemia da COVID-19

    Pandemia da COVID-19
    A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas menos comuns e que podem afetar alguns pacientes são: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.