Possessed photography u3sowvixhky unsplash

História da Inteligência Artificial

  • Period: to

    Gestação da Inteligência Artificial

    Warren McCulloch e Walter Pitts (1943)
    ● Criaram um modelo de neurônio artificial, que se utilizava de chaves ligado/desligado para ativar os neurônios e transmitir informações.
    Alan Turing (1950)
    ● Publicou seu artigo “Computing Machinery and Intelligence” que introduzia conceitos de IA;
    ● Definiu modelos matemáticos para a resolução de problemas, a "Máquina de Turing".
    Marvins Minsky e Dean Edmonds (1950)
    ● Desenvolveram o SNARC baseado na Máquina de Turing.
  • Period: to

    Entusiasmo inicial, grandes expectativas

    Acontecimentos Importantes
    Allen Newel e Herbert Simon
    ● GPS (General Problem Solver) resolvia problemas como humanos.
    Nathaniel Rochester e Herbet Gelernter
    ● GPS (Geometry Problem Solver) demonstrava teoremas matemáticos.
    Mc Carthy
    Advice Taker sistema de IA que utilizava lógica para responder perguntas.
    Frank Rosemblatt
    ● Conceitos relacionados à perceptrons.
  • Period: to

    Entusiasmo inicial, grandes expectativas

    Acontecimentos Importantes
    Arthur Samuel
    ● Desenvolveu testes jogando damas contra o computador, onde o programa coletava informações sobre as movimentações e as utilizava para decidir qual seria sua movimentação;
    ● Criação da LISP (List Processing), linguagem de programação que começou a ser usada para IA.
    Marvin Minsky
    ● Supervisionou uma série de
    estudantes que escolheram problemas limitados
    que pareciam requerer inteligência para serem
    resolvidos: micromundos.
  • Nascimento da Inteligência Artificial

    Nascimento da Inteligência Artificial
    Cerca de 10 pesquisadores da área organizaram um seminário para estudos onde foi sugerido pela primeira vez o uso do termo “inteligência artificial”.
    Allan Newell e Herbert Simon (1956)
    ● Apresentaram o Logic Theorist, um programa de raciocínio que era capaz de raciocinar e provar teoremas matemáticos.
  • Entusiasmo inicial, grandes expectativas

    Entusiasmo inicial, grandes expectativas
    Após o sucesso do evento organizado pelos pesquisadores, eles conseguiram realizar uma grande quantidade de tarefas que, até então, acreditava-se os computadores não seriam capazes de resolver. Essa etapa na história da IA foi chamada de entusiasmo inicial, grandes expectativas.
  • Jogando damas no IBM 701

    Jogando damas no IBM 701
    Em 24 de fevereiro de 1956, o programa Checkers de Arthur Samuel, desenvolvido para jogar no IBM 701, foi demonstrado ao público na televisão.
  • Uma dose de realidade

    Uma dose de realidade
    Em 1966, Herbert Simon previu que em 10 anos, o computador venceria uma partida de xadrez contra um jogador profissional ou provaria um teorema matemático. Porém, isso aconteceu aproximadamente 40 anos depois. A vitória da IA sobre um humano não foi possível antes, pois os testes executados eram muito simples, diferindo da “vida real” e de “problemas reais”, originando uma nova etapa na história da IA chamada de uma dose de realidade.
  • Period: to

    Uma dose de realidade

    Acontecimentos importantes
    ● Dificuldade de tratar problemas complexos;
    ● Problemas de tradução entre Russo e Inglês;
    ● Intratabilidade de problemas;
    ● Ilusão do poder computacional ilimitado;
    ● Problemas de NP-completos;
    ● Evolução automática (pequenas modificações no código melhoram a qualidade - algoritimos genéticos atuais);
    ● Limitações em perceptrons (representação básica de rede neural).
  • Sistemas baseados no conhecimento

    Sistemas baseados no conhecimento
    Com o passar dos anos, foi visto que a IA visava resolver problemas complexos, mas a complexidade dos problemas era muito maior do que o esperado, trazendo o foco da IA para os sistemas com domínios específicos, ou sistemas baseados no conhecimento.
  • Period: to

    Sistemas baseados no conhecimento

    Acontecimentos importantes
    DENDRAL, programa com domínio específico e aplicado à área química;
    MYCIN, que focava em diagnóstico de doenças infecciosas com um espectro composto por 450 doenças.
  • A IA se torna uma indústria

    A IA se torna uma indústria
    Trabalhar com sistemas especializados em uma área tornava a IA mais completa e eficiente, resultando em novas formas de representar e armazenar o conhecimento. O uso desse tipo de sistema também fez com que diversos domínios no mundo inteiro os adotassem, criando novas empresas com faturamentos altos, e grande quantidade de funcionários, fazendo com que a IA se tornasse uma indústria.
  • Period: to

    A IA se torna uma indústria

    Acontecimentos importantes
    ● Japão e EUA com projetos ambiciosos;
    ● Um grupo de pesquisa de IA, no DEC, teve 40 projetos entregues e outros grupos estavam trabalhando constantemente para aprimorar técnicas e soluções para empresas privadas e para o governo;
    ● Lucros de milhões de dólares em 1980;
    ● Lucros de bilhões de dólares em 1988.
  • Redes Neurais

    Redes Neurais
    O retorno no uso de redes neurais, que começou nos anos 40 e 50, voltou a ganhar foco no final dos anos 80.
  • Period: to

    Redes Neurais

    Acontecimentos importantes
    ● Introdução de novos conceitos aos algoritmos de perceptrons;
    ● Algoritmos de back-propagation (retropropagação) em redes neurais;
    ● Desenvolvimento de outras áreas (filosogia, matemática, economia, neurociência, física, psicologia, linguística, computação).
  • Eventos recentes na IA

    Eventos recentes na IA
    O avanço das tecnologias relacionadas aos computadores, os algoritmos também evoluíram visando tratar esses novos dados.
  • Period: to

    Eventos recentes na IA

    Acontecimentos importantes
    ● Reconhecimento de imagem
    ● Reconhecimento de fala e som;
    ● Tratamento da incerteza;
    ● Lógica Fuzzy (intermediário entre 0 e 1);
    ● Redes de crença.