Pexels kindel media 9029796

História da Inteligência Artificial.

  • História da Inteligência Artificial 1943.

    História da Inteligência Artificial 1943.
    A história da Inteligência Artificial aborda
    acontecimentos que geraram grande repercussão. Além destes
    acontecimentos, a IA toma como base diversas áreas do conhecimento para formar as suas principais características, tal como as primeiras definições de um agente inteligente.
  • Períodos importante na história da IA em 1943, chamado de Gestação da AI.

    Períodos importante na história da IA em 1943, chamado de Gestação da AI.
    Nesse período, Alan Turing publicou seu em artigo chamado “Computing Machinery and Intelligence" conceitos de IA e o Teste de Turing, além de definir modelos matemáticos para a resolução de problemas, chamado “Máquina de Turing” (TURING, 1950).
    Marvins Minsky e Dean Edmonds, dois pesquisadores na área de matemática e física, desenvolveram o SNARC, um computador que envolvia conceitos de redes neurais, baseado na Máquina de Turing.
  • Eventos importante da IA em 1956, o desenvolvimento do GPS.

    Eventos importante da IA em 1956, o desenvolvimento do GPS.
    Newell e Simon desenvolveram o GPS (General Problem Solver),
    ou “solucionador de problemas gerais”, que tratava a resolução de problemas tais como os humanos resolvem. O GPS gerou requisitos para outros dois pesquisadores, Nathaniel Rochester e Herbert Gelernter, desenvolverem o Geometry
    Problem Solver (Solucionador de problemas da geometria), que demonstrava teoremas matemáticos (RUSSEL; NORVIG, 2013).
  • História da Inteligência Artificial 1956.

    História da Inteligência Artificial 1956.
    O termo “inteligência artificial” foi utilizado pela primeira vez
    em um seminário com pesquisadores em diversas áreas, no ano
    de 1956, mas só com o avanço da tecnologia, e principalmente da Ciência da Computação, que a IA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.) passou a se relacionar mais com a informática. Para entender os conceitos atuais da IA, precisamos entender como foi seu início, entender suas bases, relacionando os conceitos utilizados no princípio da inteligência com os conceitos atuais.
  • Período importante na história da IA em 1956 chamado nascimento da IA(INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)

    Período importante na história da IA em 1956 chamado nascimento da IA(INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL)
    Nascimento da IA surgiu a partir do ano de 1956, quando alguns pesquisadores na área de IA perceberam a necessidade da comunicação e organização das informações relacionadas à área, organizaram um evento com palestras e conversas acerca do tema, contando com cerca de 10 pesquisadores relacionados à área, e os participantes puderam compartilhar sobre suas descoberta. Somente neste evento que foi sugerido o uso do termo “inteligência artificial” (DE MEDEIROS, 2018).
  • Previsões que foram em 1966, relacionado a IA.

    Previsões que foram em 1966, relacionado a IA.
    Com o passar do tempo, as expectativas se tornavam cada vez mais altas em relação às tarefas que a inteligência artificial poderia executar. Herbert Simon, por exemplo, por volta do ano de 1966, previu que, em 10 anos, um computador
    ganharia uma partida de um jogador profissional de xadrez, ou conseguiria provar um teorema matemático (RUSSEL; NORVIG, 2013).Porém, estas atividades ocorreram somente em aproximadamente 40 anos ao invés de 10.
  • 1980, IA(Inteligência Artificial) implementada na indústria, atingir milhões de Dolores.

    1980, IA(Inteligência Artificial) implementada na indústria, atingir milhões de Dolores.
    Trabalhar com estes tipos de sistemas especializados em uma área tornava a IA mais completa e eficiente, o que resultou em novas formas de representar e armazenar o conhecimento (DE MEDEIROS, 2018). O uso desse tipo de sistema também fez com que diversos domínios no mundo inteiro os adotassem, criando novas empresas com faturamentos altos na casa de milhões.
  • 1988, chegando na casa de trilhões de Dólares, com a criação de novas empresas e a IA se tornasse indústria

    1988, chegando na casa de trilhões de Dólares, com a criação de novas empresas e a IA se tornasse indústria
    O uso desse tipo de sistema também fez com que diversos domínios no mundo inteiro os adotassem, criando novas empresas com faturamentos altos, e grande quantidade de
    funcionários, fazendo com que a IA se tornasse uma indústria (RUSSELL;
    NORVIG, 2013). O ano de 1980, por exemplo, já fazia com que a indústria relacionada a IA atingisse um lucro na casa de milhões de dólares, e que, rapidamente (1988), chegasse à casa de bilhões de dólares.
  • Em 1990, IA ganha novos avanços.

    Em 1990, IA ganha novos avanços.
    Em relação aos eventos recentes na IA, os algoritmos também evoluíram, visando tratar esses novos dados. Como exemplos, pode-se citar os algoritmos para processamento de
    imagem, aliados à evolução das câmeras digitais, e também o impulsionamento dos dispositivos que fazem o processamento de som/fala (DE MEDEIROS, 2018).
    Outro aspecto importante que ganhou força a partir dos anos 90 foi o uso de redes de crença, que trabalham visando a representação e o processamento.
  • 1996, NASA e IBM.

    1996, NASA e IBM.
    A NASA, por exemplo, vem usando de conceitos relacionados ao planejamento autônomo e escalonamento para explorar superfícies desconhecidas, como a de Marte (DE MEDEIROS, 2013).
    A IBM vem trabalhando em supercomputadores, tal como o Deep Blue, que venceu o campeão mundial de xadrez em 1996, e vem sendo evoluído com novas atualizações e versões que incorporam cada vez mais tecnologia
    e IA (RUSSEL; NORVIG, 2013).
  • Outros eventos, em 1996.

    Outros eventos, em 1996.
    (Veículo Terrestre Autônomo em Rede Neural) é um exemplo de
    carro autônomo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, incorporando conceitos de visão computacional. O ALVINN foi precursor dos carros das famosas Google e Tesla. Ainda na área médica, micros e nanos robôs vêm executando cirurgias e micro cirurgias em pacientes, utilizando, além da visão computacional, a computação gráfica, processamento e reconhecimento de imagens (LUGER, 2013).