História da industrialização no Brasil

  • Governo gentulio Vargas

    Governo gentulio Vargas
    Fase da revolução industrial onde Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, e substituiu a mão de obra imigrante pela nacional. Essa mão de obra era formada no Rio de janeiro e São Paulo.
    Ele investiu na criação de infraestrutura industrial:
  • Conselho nacional do petróleo

    Conselho nacional do petróleo
    O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) foi um órgão governamental, criado em 1939, sob a gestão de Getúlio Vargas, responsável por regulamentar a indústria do Petróleo e de Gás Natural no território brasileiro. Este órgão foi visto como a primeira iniciativa objetiva do governo que para cuidar desse bem natural do país.
  • Companhia siderúrgica nacional

    Companhia siderúrgica nacional
    Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina, e uma das maiores do mundo.
  • Companhia vale do Rio doce

    Companhia vale do Rio doce
    Empresa de capital misto criada através de decreto-lei pelo presidente Getúlio Vargas em junho de 1942. Com controle acionário do governo federal, a CVRD foi organizada para impulsionar a exploração das riquezas minerais do subsolo brasileiro, principalmente o ferro.
  • Companhia hidrelétrica de São Francisco

    Companhia hidrelétrica de São Francisco
    A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é uma sociedade anônima de capital aberto que atua na geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão, explorando a bacia hidrográfica do rio São Francisco, com sede no Recife..
  • Governo Dutra

    Governo Dutra
    Nesse período a indústria nacional desacelerou e a dívida externa voltou a crescer. Observando o agravamento dos problemas econômicos do país, Dutra adotou medidas que facilitavam a importação de combustível e maquinário industrial para o país.
  • Governo JK

    Governo JK
    Foi durante esse período que teve um grande crescimento industrial.
    a internacionalização da economia aberta para capital internacional ou seja a entrada de governo de grandes indústrias multinacionais no país como o Ford, general e motores, etc.
  • Ditadura

    Ditadura
    o período da ditadura militar apresentou diversos aspectos que foram importantes para o desenvolvimento da industrialização brasileira.
    nesse período eles buscaram empréstimo de capital estrangeiro como um dos pilares de tripé econômico para o investimento em indústria de bens de consumo duráveis, o que fez ter um grande crescimento industrial.
  • Ponte rio Niterói

    Ponte rio Niterói
    Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Ponte Rio–Niterói, é uma ponte que atravessa a Baía de Guanabara, localizado no estado do Rio de Janeiro, ela conecta diretamente os municípios Rio de janeiro e Niterói
  • Usina de Angra

    Usina de Angra
    A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
  • usina hidrelétrica de Itaipu

    usina hidrelétrica de Itaipu
    Em 17 de maio de 1974, foi criada a entidade Itaipu Binacional, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro de 1975. Um consórcio de construtoras, liderado pela Andrade Gutierrez, executou o projeto.
  • Itamar franco

    Itamar franco
    O governo perdeu sua capacidade de investimento sufocado pelo continuo crescimento da dívida pública e as crises externas continuas comprometeram a credibilidade do país no exterior, dificultando o ingresso de capital externo.
  • Criação do plano real

    Criação do plano real
    foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434, implantado no governo Itamar Franco. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real.
  • Fernando Henrique

    Fernando Henrique
    Fernando foi presidente por dois mandatos consecutivos. Suas principais marcas foram a manutenção da estabilidade econômica com a consolidação do Plano Real, iniciado no Governo de seu antecessor, o presidente Itamar Franco, a reforma do estado brasileiro, com a privatização de empresas estatais, a criação das agências regulatórias e a mudança da legislação que rege o funcionalismo público, bem como a introdução de programas de transferência de renda como o Bolsa Escola.
  • Lula

    Lula
    O governo Lula teve aprovação recorde da população, com mais de 80% de avaliações positivas. Teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social
  • Programa bolsa família

    Programa bolsa família
    O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda do Governo Federal, sob condicionalidades, instituído no Governo Lula pela Medida Provisória 132, de 20 de outubro de 2003
  • Dilma

    Dilma
    O Governo Dilma Rousseff foi marcado como um fato histórico, pois representa a primeira vez que uma mulher assumiu a Presidência da República no Brasil. Nos primeiros meses de governo, Dilma contrariou a vontade de setores do próprio partido de regulamentar a imprensa e declarou que "a imprensa livre é imprescindível para a democracia".
  • Bolsonaro

    Bolsonaro
    A queda da produção industrial brasileira em 1,1% mostra que a economia não apresenta melhoras e que o governo Bolsonaro erra ao intensificar a pauta sobre produto primário, ao invés de promover um desenvolvimento industrial.“O atual governo não tem uma política clara para a indústria e vimos uma consequência disso, em 2019” Link:https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2020/02/queda-da-atividade-industrial-reflete-erros-do-governo-bolsonaro-que-prioriza-exportar-produto-primario-diz-dieese/