Dança2

Historia da dança

  • 1 CE

    Danças primitivas

    Danças primitivas
    9000 - 8000 a.C - as danças eram realizadas em volta dos animais e imitavam seus movimentos e sua postura, e eram registradas nas rochas das cavernas.
    Em 6500 a.C no período Neolítico a dança passou a ser feita para festejar a terra, o plantio, a colheita e a fertilidade dos rebanhos.
  • 2

    Danças milenares

    Danças milenares
    5000 AC as danças no Egito tinham um caráter sagrado e eram executadas em homenagem aos deuses, Existiam também as danças profanas, que aconteciam por ocasião dos banquetes em honra aos vivos ou aos mortos, e também para entregar recompensas a funcionários ou por ocasião de elevação de cargo.
    2.000 AC Na Índia as danças têm origem na invocação a Shiva (deus da dança). Com suas danças e músicas, os hindus procuravam uma união com a natureza.
  • 3

    Dança milenar

    Dança milenar
    Grécia VII a.C ao século III a.C A dança na Grécia integrava rituais religiosos, mesmo antes de fazer parte das manifestações teatrais. Os cidadãos gregos, que
    acreditavam no poder das danças mágicas, usavam máscaras e dançavam para seus
    inúmeros deuses.
  • 4

    Dança milenar

    Dança milenar
    Idade Média
    Na Idade Média Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança
    foi vinculada ao pecado.A Igreja, porém, não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses,
    que continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita e no início
    da primavera.
  • 5

    Dança moderna

    Dança moderna
    século XX - as danças eram diferentes da tradição classica, os bailarinos dançam descalços e trabalham contrações, torções, desencaixe etc, essa dança possui movimentos livres mas com técnica organizada
  • 6

    Dança Neoclassica

    Século XX
    Possui uma base no balé clássico porém com passos e ritmos menos rígidos, embora fossem mais complexas.
    Os bailarinos tem maior liberdade na coreografia e no figurino
    Principais características também são a manipulação da forma clássica, assimetria dos passos e a sensação de falta de equilíbrio e ordem.
  • Dança contemporânea

    Dança contemporânea
    A dança contemporânea não impõe modelos rígidos; os corpos dos No início da década de 40/50 alguns coreógrafos buscam se desvincular da narrativa onde música e dança ainda andavam juntas e a exceptiva frontal do modo de assistir ainda estava enraizada. Já não se usavam a hierarquia dos bailarinos no espetáculo e o cenário, novas técnicas de como se apresentavam fomos se agregando como a entrada de tecnologia como criação de coreografias para vídeos e filmes.
  • Dança contemporânea

    Dança contemporânea
    A dança contemporânea ganha espaço não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo como Inglaterra, frança e países da américa latina.
    A dança contemporânea abrange espaços para todos os tipos de corpos, formas de narrativas, vestimenta, música. É um lugar livre, sem nenhum tipo de regra imposto, onde a criação e o que se quer falar é livre e onde a interpretação do público fica mais livre também.
  • Dança contemporânea

    Dança contemporânea
    A dança contemporânea se conecta com a história, o momento que se vive, unindo-se a literatura, cinema, moda, artes visuais, usando toda a forma de arte junto para se dizer o que a época precisa refletir.