1

Computação Gráfica

  • Início da Computação Gráfica

    Início da Computação Gráfica
    Primeiro computador com recursos gráficos de visualização de gráficos numéricos, um simulador de vôo chamado Whirlwind I.
  • Period: to

    Evolução da Computação Gráfica

  • Primeiro computador totalmente transistorizado.

  • Fundada a empresa de computadores Digital Equipment Corporation - DEC

  • Primeiro jogo de computador: Spacewars para o computador DEC PDP-1

    Primeiro jogo de computador: Spacewars para o computador DEC PDP-1
  • Whitney Sr. criou efeitos especial para o filme Vertigo (Hitchcock)

  • Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas de D2 baseado em caneta luminosa.

  • Criação do Mouse e surgimento do primeiro sistema de CAD

    Criação do Mouse e surgimento do primeiro sistema de CAD
  • É lançado no mercado a console caseira de jogos Odissey, também criado a empresa MAGI pioneira na produção computacional de efeitos especiais.

  • Primeiro simulador interativo de vôo da NASA

  • Criação da Intel

    Criação da Intel
  • É lançado comercialmente a plataforma de vídeo Jogos Computer Space - a precursora das máquinas de arcada moderna. A empresa MAGI produz para IBM o primeiro anúncio comercial usando Computação Gráfica.

  • Gouraud inventa um método de coloração de faces 3D

  • Surge a empresa de efeitos especiais Abel & Associates.

  • É fundada a empresa ATARI e lança o vídeo jogo PONG

  • Metcalf produz a tecnologia Ethernet

  • Criação do Superpaint

  • Futureworld - jogo com primeiras imagens em 3D

  • Criação da Microsoft

  • Surgem métodos de mapeamento de texturas.

  • Criação da Apple

  • Categoria do Oscar em Efeitos especiais.

  • Disney exibe Black Hole - totalmente produzida por computador

  • Surge a aplicação AUTOCAD

  • A Intel e a Texas Inst. desenvolvem processadores gráficos.

  • Efeitos especiais no cinema

    É produzido o filme Jurassic Park (ILM e S. Spielberg) e um ano depois recebe um Óscar de Efeitos Especiais.
  • Em 1995 a Pixar produz o filme animado comercial Toy Story e a Sony lança a consola de jogos Playstation.

  • Em 1997 a empresa NVIDIA começa a contratar investigadores para produzir hardware gráfico 3D para computadores pessoais IBM PC.

  • Em 2000 são lançadas no mercado as consolas de jogos Sega 41, em 2000 são lançadas no mercado as consolas de jogos Sega Dreamcast e Sony Playstation 2 (poderosos computadores gráficos). A Disney exibe o filme animado por computador Dinosaur e a Sony o fil

  • Em 2001 exibe-se o filme Shrek (DreamWorks), que recorre a novos métodos de síntese e animação de personagens “naturais” o filme Pearl Harbour (Disney), repleto de efeitos especiais ultra realistas em sequências de combate aéreo e naval.