Grécia antiga

  • 2000 BCE

    Pré-homérico

    Pré-homérico
    O período pré-homérico correspondeu à formação do povo grego, com base na existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego e na chegada de diversos outros povos. Essas grandes civilizações foram os cretenses e os micênicos. Os cretenses ficaram na ilha de Creta, formando diversas aldeias e ficando marcados por seu intenso comércio e por seus palácios.

    O período pré-homérico é caracterizado como o início do povo grego
  • 1100 BCE

    homérico

    homérico
    O período Homérico possui esse nome, pois as principais fontes históricas, que fornecem informações do período, são os poemas Ilíada e Odisseia do poeta Homero. O primeiro poema retrata a Guerra de Troia. Já o segundo é sobre as viagens de Ulisses (Odisseu) no seu retorno para a ilha de Ítaca.
    duas das principais características desse período são:
    • A sua economia era baseada, principalmente, na agricultura.
    • sociedade patriarcal. O líder do genos era o pater famílias.
  • 800 BCE

    Arcaico

     Arcaico
    No período Arcaico surgimento das pólis (cidades-Estado) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e o processo de urbanização. Surge o alfabeto fonético grego e significativo desenvolvimento literário e artístico.
    Considerando tudo isso esse período é caracterizado como o momento de organização social da Grécia antiga. Uma característica desse período estudos dizem que tinham mais de 100 cidades-estado.
  • 500 BCE

    Clássico

    Clássico
    Nesse período teve desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia Antiga. Época de grande fortalecimento das cidades-estados gregas como, por exemplo, Esparta, Atenas, Tebas, Corinto e Siracusa. Também foi uma época marcada por conflitos externos como, por exemplo, as Guerras Médicas (entre gregos e persas no século V). Ocorreu também, neste período, a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta). Uma característica que deu para ver é que esse período foi bem agitado.
  • 336

    Helenístico

    Helenístico
    O Período Helenístico (ou Helenismo) no qual os gregos estiveram sob o domínio do Império Macedônico.
    Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.