Governança Corporativa

  • Década de 50

    Década de 50
    Surge, então, na década de 50, uma abordagem voltada ao planejamento financeiro, a qual, objetiva, através de um controle rigoroso de orçamento, uma maior geração de caixa.
  • Década de 60

    Década de 60
    Passou-se, na década de 60, para uma visão voltada ao futuro, desenvolvida através de indicadores baseados no passado, capazes de promover uma visão de longo prazo, gerada pelo desenvolvimento de cenários (SILVA, 2010).
  • Década de 70

    Década de 70
    Na década de 70, identificou-se a chamada escola do planejamento estratégico, onde se originou a análise SWOT baseada no ambiente interno e externo à organização, possibilitando a formulação de uma estratégia de atuação (MINTZBERG; LAMPEL; QUINN; GHOSHAL, 2006).
  • Década 80

    Década 80
    Já na década de 80, Michel Porter desenvolve a teoria da administração estratégica, identificando, por exemplo, as cinco forças competitivas e o modelo da cadeia de valor (PORTER, 2004).
  • Década de 90

    Década de 90
    E, por fim, na década de 90, alguns autores, como Silva (2010), indicam o surgimento da gestão estratégica, voltada ao processo de planejamento estratégico integrado e menos centralizado, através do qual foi desenvolvida a Governança Corporativa com esta nomenclatura.