Governadores gerais

  • Jan 1, 1549

    Tomé de Sousa

    Tomé de Sousa
    O primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, administrou o Brasil Colônia entre 1549 e 1553. Ele e sua comitiva chegaram à Baía de Todos-os-Santos em 29 de março de 1549. A fim de estimular as atividades econômicas voltadas ao mercantilismo, centradas na agroexportação açucareira, o governo de Tomé de Sousa estimulou a construção de engenhos na Colônia. Além disso, foram trazidas as primeiras cabeças de gado, para oferecer suporte à produção açucareira e complementar a dieta dos colonos.
  • Jan 1, 1553

    Duarte da Costa

    Duarte da Costa
    Entre 1553 e 1558, o Brasil Colônia foi governado por Duarte da Costa, que chegou ao território brasileiro em 1553, trazendo consigo cerca de 250 pessoas
    encontrar minerais preciosos, e por sucessivas crises. Entre os maiores desafios enfrentados, estava a resistência de povos indígenas na região do Recôncavo Baiano, levando a violentos combates, que puseram o governador em atrito com clérigos que realizavam atividades religiosas na Colônia.
  • Jan 1, 1558

    Mem de Sá

    Mem de Sá
    Mem de Sá foi designado pela Coroa portuguesa para ser o terceiro governador-geral do Brasil Colônia
    No seu governo, estimulou o envio de expedições e entradas para o interior do território, que iria se tornar o Brasil, a fim de descobrirem metais preciosos. Além disso, o governo-geral de Mem de Sá foi marcado pela ampliação das suas atribuições administrativas que visavam conter as ameaças ao domínio territorial português na América, tanto de ordem interna quanto de ordem externa.