-
40,800 BCE
Pinturas Rupestres
Surgiram ainda no período Paleolítico. Consistia na realização de pinturas, desenhos e representações artísticas nas paredes das cavernas, retratando aquilo que fazia parte do cotidiano do homem pré-histórico. http://www.historiadetudo.com/arte-rupestre -
3500 BCE
Escrita Cuneiforme
Escrita cuneiforme é a designação dada a escrita feita com o uso de glifos em forma de cunha, criada pelos Sumérios na antiga Mesopotâmia. Seus primeiros registros constam de 3.500 a.C., sendo esta a mais antiga forma de escrita conhecida pela humanidade.
https://hav120142.wordpress.com/2014/11/29/evolucao-da-escrita-dos-desenhos-parietais-e-rupestres-ao-alfabeto-grego/ -
3500 BCE
Escola de Eduba
A escola de escribas sumérios Eduba, criada por volta 3500 a.C, é citada por muitos autores como a primeira universidade. Ensinava apenas a escrita cuneiforme suméria e matemática. Foi um local de extrema importância para o desenvolvimento da escrita.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade -
3000 BCE
Escrita Egípcia
O primeiro tipo de escrita egípcia, a hieróglifa, era muito utilizada no contexto religioso e funerário, podendo ser encontradas nos relevos, nas pinturas murais, dentro dos templos egípcios, nas tumbas e dentro ou fora dos sarcófagos. Era composta por cerca de 500 símbolos entre representações de animais, plantas, pessoas ou partes do corpo e utensílios utilizados pelos egípcios.
https://hav120142.wordpress.com/2014/11/29/evolucao-da-escrita-dos-desenhos-parietais-e-rupestres-ao-alfabeto-grego/ -
2625 BCE
Escrita Hierática
Entre os anos de 2625–2170 a.C. Surgiu a escrita hierática, derivada dos hierófligos. Era uma escrita cursiva, mais simples e prática, utilizada no dia a dia pelos escribas, podendo ser encontrada principalmente em papiros e placas de madeira. A diferença entre a escrita hieróglifa para a escrita hierática é que esta última era escrita geralmente em linhas horizontais. -
2500 BCE
Papiro
Os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel.
Papiro (pelo latim papirus do grego antigo πάπυρος) é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico é Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a antiguidade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro -
1400 BCE
Alfabeto Fenício
Sua versão mais antiga surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 1400 e 1000 a.C. Teria se inspirado nos hieróglifos mas, possivelmente, usava também sinais para sílabas. Os fenícios, porém, dispensaram os ícones hieroglíficos, preservando os símbolos apenas para os sons.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-alfabeto/ -
800 BCE
Alfabeto Grego
Baseando-se no alfabeto fenício os gregos adequaram as letras ao seu modo de ler, assim a letra alef passou a ser alfa; beth, passou a se chamar beta; gimel virou gama e assim por diante. A palavra alfabeto, deriva das duas primeiras letras do alfabeto grego “alfa+beta”.
https://hav120142.wordpress.com/2014/11/29/evolucao-da-escrita-dos-desenhos-parietais-e-rupestres-ao-alfabeto-grego/ -
650 BCE
Escrita Demótica
A escrita demótica, surgiu por volta do ano de 650 a.C. e acabou por substituir o estilo hierático de escrita, sendo ele mais cursivo ainda. A demótica era mais utilizada em discursos e na literatura pela maioria dos egípcios que sabiam ler e escrever.
https://hav120142.wordpress.com/2014/11/29/evolucao-da-escrita-dos-desenhos-parietais-e-rupestres-ao-alfabeto-grego/ -
500 BCE
Pitágoras
Pitágoras percorreu por 30 anos o Egito, Babilônia, Síria, Fenícia e talvez a Índia e a Pérsia, onde acumulou ecléticos conhecimentos: astronomia, matemática, ciência, filosofia, misticismo e religião. Fundou, na ilha de Crotona, na Itália a Escola Pitagórica, a quem se concede a glória de ser a "primeira Universidade do mundo".
. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras -
378 BCE
Platão
O filósofo Platão, por volta de 378 a.C., elaborou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como Filosofia e Matemática por meio de questionamentos. Esse protótipo escolar ficava nos jardins de Academo, na cidade grega de Atenas, daí o termo academia.
http://luizvarella.blogspot.com/2009/05/historico-das-escolas-do-mundo-antigo.html -
332 BCE
Alfabeto Copta
No ano de 332 a.C., Alexandre O Grande conquista o Egito e traz a linguagem grega para o Egito, criando posteriormente o Alfabeto Copta, que misturava o grego com o egípcio. -
322 BCE
Aristóteles
Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles -
200 BCE
Pergaminho
Pergaminho é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Designa ainda o documento escrito nesse meio. O seu nome lembra o da cidade grega de Pérgamo, na Ásia Menor, onde se acredita possa ter se originado ou distribuído.
Foi largamente utilizado na antiguidade ocidental, em especial na Idade Média, até a descoberta e consequente difusão do papel.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pergaminho -
100 BCE
Códex
No século I a.C., Júlio César havia dobrado uma folha de papiro em “páginas” individuais para enviá-las às tropas no campo de batalha e esse costume acabou levando à criação do códex. O formato do códex se aproximava ao do livro de hoje.
http://www.veramenezes.com/techist.pdf -
105
Papel
Inventado na China 105, por T’sai Lun. Ele fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta!
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm -
1100
Primeiras Escolas nos Moldes Atuais
No século XII aparecem na Europa as primeiras escolas no moldes daquelas que conhecemos atualmente. Isto é, com crianças Nas carteiras e professores em salas de aula. Esse aparato educacional eram obras de instituições de caridade católicas, que tinham como principais objetivos, ensinar a ler, escrever, contar e paralelamente a essas atividades gradativamente transmitiam lições do catecismo.
http://luizvarella.blogspot.com/2009/05/historico-das-escolas-do-mundo-antigo.html -
1158
Primeira Universidade na Europa
O imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Frederico Barba Ruiva, funda em 1158 a Universidade de Bolonha, na Itália. A origem dela está intimamente ligada à educação religiosa. Ela foi a primeira da Europa. Na maior parte do continente, o conhecimento era restrito ao clero. Nessa particularidade ela era a exceção.
http://luizvarella.blogspot.com/2009/05/historico-das-escolas-do-mundo-antigo.html -
1439
Prensa Móvel
Gutenberg foi o segundo no mundo a usar a impressão por tipos móveis, após o chinês Bi Sheng no ano de 1040, e o inventor global da prensa móvel. Suas contribuições para a impressão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e a utilização de uma prensa de madeira . Permitiu a produção em massa de livros impressos, economicamente rentável para gráficas e leitores.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gutenberg -
1549
Primeiras Escolas no Brasil
O ano em curso é o de 1549, quando, em Salvador é fundada a primeira escola, por um grupo de jesuítas, fundando também a segunda em 1554 na localidade mais tarde conhecida como Estado de São Paulo. Esse ano também marca a data da fundação da cidade. Nessa escola inicial ensinava-se ler, escrever, matemática e a doutrina católica.
http://luizvarella.blogspot.com/2009/05/historico-das-escolas-do-mundo-antigo.html -
1564
Lápis
O lápis é uma ferramenta para escrever, desenhar ou até riscar papel, habitualmente constituído por um estilete cilíndrico de grafite revestido de madeira - o tradicional lápis de escrever preto. Mudando-se o material do estilete, produzem-se de forma similar lápis de diversas cores.
https://www.esquerda.net/artigo/memorias-invencao-do-lapis/42070 -
1578
Livro Didático
A primeira notícia que se tem do uso do livro pelo aprendiz data de 1578, com a publicação de uma gramática do hebraico pelo Cardeal Bellarmine que possibilitava ao aluno estudar sem a ajuda do professor.
http://www.veramenezes.com/techist.pdf -
Livro com Imagens
O primeiro livro com imagens foi o Orbis Sensualium Pictus, um livro de vocabulário para a educação infantil. Esse “mundo em gravuras” incluía lições sobre a natureza, os animais, os homens, seus ofícios. O objetivo era ensinar nomes das coisas em latim acionando os sentidos pela contextualização com as imagens. Comenius acreditava que as experiências sensoriais auxiliavam a memória e que a percepção ajudava a imprimir a imagem na mente.
http://www.veramenezes.com/techist.pdf -
Penas de Metal
Durante muitos anos, as penas de ganso foram utilizadas para a escrita. Somente no final do século XVIII é que surgiu a ideia de substituir tal instrumento por um objeto manufaturado. Assim, foram criadas as penas de metal, as quais obtiveram relativo sucesso na época, embora as penas de ave continuassem a ser usadas.
https://www.soportugues.com.br/secoescuriosidadesCuriosidades_caneta.php -
Quadro Negro
Quadro negro, quadro ou lousa é uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. Eram feitos originalmente lisos, folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro. Desenvolvido por James Pillans, em 1801.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_negro -
Fenacistoscópio
Joseph Antoine Plateau foi o primeiro a usar esse meio de projeção para entreter as pessoas, e acabou criando o Fenacistoscópio, máquina que apresenta várias posições diferentes de um objeto ou ser vivo em figuras, colocadas em ordem em um disco, que quando girado aparenta indicar movimento, ou seja, várias imagens formando um movimento constante e continuo.
http://site.veracruz.edu.br/blogs/8ano2016/2016/10/27/a-evolucao-dos-projetores/ -
Fonógrafo
O Fonógrafo é um aparelho inventado em 1877 por Thomas Edison para a gravação e reprodução de sons através de um cilindro. Ele foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fon%C3%B3grafo -
Mimeógrafo
O mimeógrafo foi lançado em 1880 e utilizado pela primeira vez em 1887, mas sua utilização efetiva ocorreu apenas no século XX. É um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mime%C3%B3grafo -
Caneta-tinteiro
Durante o século XIX, vários estudiosos tentaram desenvolver uma espécie de caneta com tinta em seu interior, o que chamamos hoje de caneta-tinteiro. Em 1884, Lewis E. Waterman patenteou tal invenção.
https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Curiosidades_caneta.php -
Cinematógrafo
Em 1895 os irmãos Lumière constroem o cinematógrafo. Este equipamento consistia em uma câmera filmadora, laboratório processador de filmes e projetor em um único aparelho. Com este equipamento foi possível projetar imagens em movimento. Para isso, bastava movimentar o filme gravado em frente à lente.
http://parquedaciencia.blogspot.com/2013/10/projetando-imagens-da-lanterna-magica.html -
Rádio
A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi no fim do século XIX, mas a Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla no seu projeto. https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es) -
Gravador
Criado pelo engenheiro dinamarquês Valdemar Poulsen ao construir o primeiro gravador em 1898, que registrava o som em um fio. Progressos subsequentes incluíram a fita plástica em 1935, a gravação estereofônica em 1958, considerado na época um grande avanço, pois podia ouvir em duas caixas de som a gravação, e os sistemas Dolby de redução do ruído superficial das fitas cassete em 1966.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gravador -
Televisão
Oficialmente, a primeira demonstração do aparelho ocorreu em 1926, quando o escocês John Logie Baird apresentou a televisão mecânica aos cientistas da Academia Britânica. -
Cinema Educativo
A criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) – primeiro órgão oficial do governo planejado para o cinema.
A chegada do filme no ambiente escolar foi uma encantadora novidade: momento de transição da linguagem estática para a linguagem em movimento, mudança de sinais que propiciou reflexões profundas no modelo pedagógico do falar-ditar do mestre, que vinha sendo implementado desde os primórdios da educação. -
Computador
O primeiro computador eletromecânico foi construído por Konrad Zuse. Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador -
Caneta Esferográfica
As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Lásló Bíró, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro. -
Fotocopiadora
Foi inventada em Astoria, nos Estados Unidos da América, por John Chester Carlson, um advogado que dedicava o seu tempo livre a investigar e inventar coisas. Nessa data, o inventivo advogado fez a primeira imagem xerográfica de sempre, mas, nos anos seguintes, não houve quem se interessasse e investisse no invento. Passaram-se seis anos até que o Battelle Memorial Institute , em Columbus, contratasse Carlson para desenvolver a sua máquina.
https://www.infopedia.pt/$fotocopiadora -
Internet
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.
https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml -
Videocassete
O primeiro videocassete com sucesso comercial foi o U-matic da Sony, introduzido no mercado em 1971. Até então, a gravação de imagens em meio magnético era feita com os videotapes . As fitas de vídeo foram montadas em uma caixa plástica que permitiria sua colocação no gravador de maneira mais rápida e prática O U-matic usava uma fita de 3/4 de polegada de largura.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Videocassete -
Notebook
O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o pioneiro dos computadores portáteis.A máquina tinha tela de 5”, pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. O aparelho recebeu o nome de Osborne 1. Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-foi-o-primeiro-notebook-da-historia-da-informatica.html -
Tablet
Ao contrário do que se imagina, o tablet não é um dispositivo recente. Sua história se inicia bem antes da criação do famoso iPad, mais precisamente no fim do século XIX, em que o americano Elisha Gray desenvolveu um mecanismo capaz de reproduzir a escrita manual de uma máquina para outra. Pode-se dizer que o primeiro tablet,com a aparência e a forma que conhecemos hoje em dia, foi o GRiDpad Pen Computer, criado pela Grid Systems em 1989,
http://www.historiadetudo.com/tablet -
Lousa Digital
A primeira Lousa Digital Interativa foi lançada no mercado por uma empresa Canadense. “A SMARTTechnologies inventou a Lousa Interativa sensível ao toque SMART Board™, em 1991, As lousas digitais são ligadas a um computador (por cabo ou via wirelles) e a um projetor multimídia .
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde2014 2014_unioeste_gestao_arthttps://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/ -
DVD
DVD (abreviação de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil). Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995.