-
3400 BCE
Hieróglifos egípcios
Escrita que se desenvolveu no antigo Egito e exerceu enorme influência na sociedade, visto que era a escrita predominante em livros sagrados e nas demais peças fundamentais da Literatura.
Fonte -
2300 BCE
Ábaco
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.
Fonte -
150 BCE
Primeiros computadores
Vários computadores analógicos foram construídos em eras antigas para realizar cálculos astronômicos. Dentre eles incluem, a Máquina de Anticítera e o Astrolábio.
Fontes:
- Máquina de Anticítera
- Astrolábio -
700
Bico de pena
Feitas de penas de aves, principalmente gansos, elas apareceram no início da era Cristã. Foram muito usadas até o século XIX, gerando um rico comércio de penas em todo o mundo. Entre 1800 e 1830, a cidade de São Petersburgo, na Rússia, chegou a enviar mais de 27 milhões de penas por ano para a Inglaterra.
Fonte -
1300
Renascimento
O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. Deu grande privilégio à matemática e às ciências da natureza. A exatidão do cálculo chegou até mesmo a influenciar o projeto estético dos artistas desse período.
Fonte -
1450
Prensa móvel
A prensa de tipos móveis, ou somente prensa móvel, é um dispositivo que aplica pressão numa superfície com tinta, transferindo-a para uma superfície de impressão, geralmente papel ou tecido. Ela é normalmente utilizada para imprimir textos, mas também foi adaptada para impressão em larga escala de imagens, mapas, diagramas e tabelas matemáticas.
A prensa de tipos móveis foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg por volta de 1450.
Fonte -
Escola por correspondência
Em 20 de março de 1728 foi feito um anúncio na Gazeta de Boston, de um curso à distância de taquigrafia, pelo professor Cauleb Phillips. Desde então, surgiram várias outras iniciativas semelhantes.
Fonte -
Lápis
Nicolas-Jacques Conté inventou o lápis moderno a partir da mistura de grafite em pó com argila, pressionando o material entre dois meio cilindros de madeira.
Fonte -
Calculadora mecânica
O Aritmómetro ou calculadora mecânica foi a evolução da máquina calculadora construída por Gottfried Leibniz no ano de 1694, que se baseava na roda de Leibniz. É considerado um dos melhores inventos da época mecânica.
Fonte -
Primeiro computador de programa armazenado
O Manchester Baby, também conhecido como a Máquina Experimental de Pequena Escala, foi o primeiro computador do mundo com programa armazenado.
A máquina não foi desenhada como um computador prático, mas sim como um banco de provas dos tubos de Willams, um dos primeiros tipos de memória de computador.
Fonte -
Livros eletrônicos
Michael Stern Hart foi um estadunidense mais conhecido como o fundador do Projeto Gutenberg, que torna livros eletrônicos disponíveis na internet.
Fonte -
Primeiro computador pessoal
O conceito de Dynabook foi criado por Alan Kay em 1968 durante seu PhD, e depois desenvolvido em 1972 como uma proposta de "Um computador pessoal para crianças de todas as idades".
Fonte -
Apple II
O Apple II foi lançado em 1971 e possuía aplicativos como o Visicalc (planilha eletrônica da Apple) e jogos educacionais como o Oregon Trail.
Fontes:
- Apple II
- Oregon Trail -
Primeiro tablet
O GRiDPad foi um table com caneta produzido pela GRiD Systems Corporation em 1989. É considerado o primeiro tablet com sucesso comercial.
Fonte -
Primeiro smartphone
O IBM Simon foi um produto da empresa IBM, lançado em 1994. Vinha com uma tela sensível ao toque, capacidade de fazer ligações, além de várias outras funções que na época eram vistas apenas em PDAs.
Fonte -
Google
A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como estudantes de doutorado.
Enquanto os motores de busca convencionais exibiam resultados classificados pela contagem de quantas vezes os termos de busca apareciam na primeira página, os dois teorizaram sobre um sistema melhor que analisava as relações entre os sites.
Fonte -
MOOC (Massive Open Online Course)
Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
Fonte